Dia do Folclore: 5 livros sobre as histórias que fazem parte da cultura brasileira


Créditos: Divulgação


Comemorado dia 22 de agosto, o Dia Internacional do Folclore é de grande importância para a valorização, respeito e preservação das manifestações folclóricas de um país. O folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo, por sua diversidade, junção de etnias e culturas e é, por meio dele, que se mantém a identidade cultural de um povo.

Para celebrar este dia, especialistas do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina, separaram alguns livros que valorizam esse conhecimento para que essa cultura continue sendo passada de geração em geração.

Confira a lista:

1 – Uma Viagem através do Folclore Brasileiro, por Israel Foguel

Créditos: Divulgação

O livro faz uma viagem pelo folclore brasileiro, mitos, lendas, comidas típicas, músicas folclóricas e muito mais, mostrando também qual a importância do país conhecer as raízes de suas tradições populares.

2 – Meus pés virados caminham com dificuldade, por Pedro Paiva

Créditos: Divulgação

Nesta obra, os mitos brasileiros são contados em um outro formato que leva o leitor à uma época remota com figuras que fazem parte do imaginário coletivo como: o coronel, os escravos, os índios, a mocinha bonita e o rapaz que volta da cidade já formado.

3 – Brasil em Contos, por diversos autores

Créditos: Divulgação

Trata-se de uma coletânea que homenageia os personagens tão universais e maravilhosos que criam vida na boca do povo. Entre as histórias que o livro narra estão a de Bumba meu boi, Saci Pererê, Cuca, Caipora, Iara, Boto, Lobisomem e outras tantas fantasias que trazem a realidade da crença da gente brasileira.

4 – Lendas, Contos e Tradições do Folclore brasileiro, por Marco A. Stanojev Pereira

Créditos: Divulgação

Neste livro estão presentes diversas lendas e tradições do folclore brasileiro em formas de contos. Ao todo são 37 textos que criam uma característica folclórica própria.

5 – Poesias do Folclore Brasileiro, por Mariele Tavares Urbano

Créditos: Divulgação

Mais de 20 lendas e mitos que fazem parte do folclore brasileiro, como: Vitória Régia, Curupira, Boto cor de Rosa e Mula sem Cabeça, são contadas em forma de poesia nesta obra.

Andréia Bueno

Andréia Bueno

Apaixonada pelas artes em geral, ama registrar cada instante, seja no trabalho ou durante viagens. Já realizou entrevistas com artistas nacionais e internacionais para o Acesso Cultural. Adora conhecer novos lugares e culturas, tendo viajado por 14 países entre o continente europeu, africano e americano.

Facebook Instagram

Deixe uma resposta