Memorial da América Latina sedia lançamento do projeto “USP na Comunidade”


Créditos: Divulgação


O Memorial da América Latina foi o local escolhido para o lançamento das unidades móveis do projeto “USP na Comunidade”. São duas carretas, dedicadas às áreas da Saúde e Ciência e da Cultura e Educação, que ficarão estacionadas na Praça da Sombra, ao lado do Prédio da Administração do Memorial da América Latina, até domingo (29), das 10h às 16h.

A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) dá início a uma programação futura que deverá ser desenvolvida fora dos campi da USP na capital e no interior. As atividades são baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). A meta é promover a integração com as comunidades locais e contribuir para melhorias na qualidade de vida, permitindo que docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, além de servidores da USP, promovam atividades de extensão em suas áreas de especialização.

O reitor da USP, professor Vahan Agopyan, destaca que a proposta segue exemplos no exterior e visa ampliar a interação social. “As universidades do mundo todo têm se debruçado na importante discussão sobre a terceira missão das instituições, que vai além das ações de extensão universitária. Hoje é essencial a contribuição das universidades na criação de conhecimentos que contribuam para elevar o bem-estar humano e a sustentabilidade e, durante a pandemia da covid-19, esses esforços se tornaram mais evidentes”, afirma.

Memorial lança 56ª edição da Revista Nossa América
Créditos: Divulgação

Para a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, o aspecto social do projeto foi decisivo para sua implementação. “As unidades móveis ‘USP na Comunidade’ representam a concretização de um esforço conjunto. São duas carretas para a USP estabelecer uma via de mão dupla com a sociedade, oferecendo à população atividades que transmitem o conhecimento e a excelência do que produzimos na Universidade, buscando uma sincronia relevante com a comunidade e, mais do que isto, oferecendo ações que impactam positivamente na vida das pessoas.”

A unidade móvel “Saúde e Ciência” vai promover testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites com os visitantes. O Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri) da Faculdade de Saúde Pública da USP vai exibir filmes e distribuir materiais educativos sobre alimentação sustentável e plantas alimentícias não convencionais. Também serão realizadas oficinas de biossegurança sobre a Covid-19 e uma roda de conversa sobre a prevenção do HIV com a parceria do Unaids no sábado (28), a partir das 10h.

Já a unidade móvel “Cultura e Educação” vai oferecer atividades interativas com objetos do projeto Matemateca. O acervo do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP provoca a curiosidade dos visitantes a partir de peças criativas e desafiantes.

Os veículos são equipados com salas de aula e reuniões e transportam uma grande variedade de materiais didáticos e científicos.

Serviço
Até  29 de agosto, das 10h às 16h
Memorial da América Latina
Av. Auro soares de Moura Andrade, 664, Praça da Sombra, ao lado do Prédio da Administração
Acesso pelos portões 8 e 9

Jaqueline Gomes

Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho com Pós em Marketing Digital Estratégico pela PUC-SP, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.

Facebook Instagram

Deixe um comentário