Documentário inédito contará, em quatro episódios, a história real de Andre Matos


Créditos: Divulgação


Com cenas nunca antes vistas – incluindo a última entrevista do artista meses antes de morrer –, “Andre Matos – Maestro do Rock” traça a trajetória do maior vocalista brasileiro de heavy metal de todos os tempos, que ficou famoso mundialmente mesmo sendo avesso à fama.

Quando Andre Matos tinha apenas 13 anos, sua mãe o levou na primeira edição do Rock in Rio na noite em que se apresentaram Queen e Iron Maiden. Foi então que aquele adolescente tímido – que já tinha um talento nato pra música mas se escondia atrás dos óculos “fundo-de-garrafa”– teve uma epifania e decidiu que iria fazer aquilo da vida. Mas não imaginava o preço que teria que pagar por isso: lidar com a própria fama.

O documentário mostra como Andre Matos viveu a vida em sua plenitude, aproveitou todos os momentos e oportunidades que surgiram e, sempre que precisou, se reinventou. Vai mostrar que uma coisa que o Andre não temia era ter que recomeçar do zero – e nem mesmo o auge e o sucesso eram capazes de segurá-lo. Era isso que o diferenciava e o tornou admirado por uma legião de fãs no mundo inteiro – e foi a sua paixão pela música que fez ele pagar o preço da fama para poder levar sua arte para o maior número de pessoas.

A série de documentários será composta por quatro filmes que serão lançados a cada três meses durante todo o ano do cinquentenário do cantor, que se encerra em 14 de setembro de 2022. “A história do Andre é muito interessante e rica, e seria impossível contá-la em apenas duas horas”, afirma o diretor Anderson Bellini.

Andre Matos se formou em Regência e Composição Musical – e por isso era chamado de “Maestro do Rock”– mas nunca pôde realizar o sonho de se apresentar no Theatro Municipal, palco de grandes concertos e que ele costumava frequentar como espectador. Agora, pode-se dizer que este sonho está sendo realizado através dos seus fãs que, com certeza, vão se emocionar ao ver a história de seu ídolo como se ele estivesse pisando ali no palco pela primeira vez.

Segundo Bellini, conseguir fechar o Theatro Municipal para o lançamento ( que aconteceu no dia 14 – data em que o cantor celebraria 50 anos)  não foi uma tarefa simples, mas valeu a pena todo o esforço. “Se fosse para o filme ser exibido em qualquer lugar, teria sido muito fácil. Mas queríamos um local que estivesse à altura do Andre e o Theatro Municipal é o palco que ele merece. Um lugar digno do maestro Andre Matos”, afirmou.

OS QUATRO EPISÓDIOS

“Andre Matos – Maestro do Rock” vai retratar em detalhes toda a trajetória do maior vocalista do Metal nacional e abordar todos os momentos de sua carreira – até os mais polêmicos, como a separação do Angra e do Shaman, – dando voz a todos os envolvidos.

O documentário será dividido em quatro filmes e mostrará como Andre Matos viveu a vida em sua plenitude, aproveitou todos os momentos e oportunidades que surgiram e, sempre que precisou, se reinventou. Vai mostrar como ele era uma “estrela do rock” que nunca quis ser uma estrela – incluindo cenas raras dele em casa com a família – e não temia ter que recomeçar sua carreira do zero, pois nem mesmo o auge e o sucesso eram capazes de segurá-lo. Era isso que o diferenciava e o tornou admirado por uma legião de fãs no mundo inteiro.

O primeiro filme da série traz o interesse de Andre pela música desde a infância e fala da formação da sua primeira banda Viper, em 1985. Na época, os integrantes eram todos adolescentes e Andre, o mais novo, tinha apenas 14 anos – mas o primeiro álbum, “Soldiers of Sunrise”, foi um divisor de águas na história do metal nacional que, na época, estava apenas engatinhando. Só que logo após o lançamento do segundo álbum, “Theater of Fate”,– quando a banda estava no auge, fazendo sucesso internacionalmente –, Andre saiu do Viper para se dedicar exclusivamente aos estudos de música clássica – o que depois mudaria completamente o rumo da sua vida artística.

O segundo filme vai contar como Andre conheceu os amigos com os quais formaria o Angra na faculdade de música e o seu desligamento da banda, mesmo estando mais uma vez no auge. Além disso, mostrará a mudança para a Alemanha e o projeto de música pop Virgo que desenvolveu junto com o guitarrista e produtor alemão Sascha Paeth.

O terceiro filme da série de documentários será sobre o Shaman, banda que o Andre formou junto com outros músicos dissidentes do Angra– um sucesso instantâneo que fazia shows e já era conhecido antes mesmo de lançar seu primeiro disco–, a separação mesmo com todo o sucesso e o lançamento daquele que é considerado por muitos, até hoje, como o melhor DVD do Metal nacional “Ritu Alive”.

E o quarto filme vai mostrar outros dois importantes projetos do qual o Andre fez parte (a ópera rock Avantasia e o supergrupo Symfonia) e também o investimento que ele fez em sua carreira solo, na qual chegou a gravar três discos. Passou ainda a atuar em outras áreas, fazendo musicais e dando aulas de música e canto, mas sempre acompanhado por seu público fiel até vir a falecer, vítima de um infarte fulminante, no dia 08 de junho de 2019 – quando tinha apenas 47 anos de idade.

VIDA PESSOAL

Apesar de Andre Matos ter sido sempre uma pessoa extremamente discreta – com uma postura bastante reclusa nos últimos anos –, o documentário vai abordar aspectos da sua vida pessoal que, com certeza, vão agradar e surpreender os fãs. “Ele foi um tipo de artista que está se tornando cada vez raro: gostava de expor seu trabalho, mas não sua vida pessoal. E pelo fato dele ter sido sempre tão reservado, esse projeto, com certeza, reserva muitas surpresas para os fãs dele”, afirmou o publicitário Eco Moliterno, primo de Andre e que representou a família para dar o apoio necessário para a produção do documentário com materiais inéditos.

Com cenas nunca antes vistas – incluindo a última entrevista do artista meses antes de morrer –, “Andre Matos – Maestro do Rock” traça a trajetória do maior vocalista brasileiro de heavy metal de todos os tempos, que ficou famoso mundialmente mesmo sendo avesso à fama.

Os formatos de divulgação e distribuição do documentário ainda estão em negociação e logo serão divulgados.

Rodrigo Bueno

Formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, também é Fotógrafo Cultural pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 5 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Analista de Marketing Digital, Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.

Facebook Instagram

Deixe um comentário