Documentário produzido pela 3M pretende encorajar as futuras gerações a ingressar na Ciência


Créditos: Divulgação 3M


A 3M está lançando no Brasil o documentário “Não Pareço Cientista (Not The Science Type)”, que aborda estereótipos negativos e a necessidade de maior diversidade, equidade e inclusão nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Produzido em parceria com a Generous Films e a Associação Americana para o Progresso da Ciência (American Association for The Advancement of Science – AAAS), a produção conta a história de quatro mulheres cientistas que desafiaram padrões e enfrentaram a discriminação para se destacar em campos de ciência.

O documentário teve exibição exclusiva durante o Festival Tribeca, no final de junho, em Nova York (EUA). No Brasil o vídeo está disponível no Blog de Curiosidade da 3M.

“Não Pareço Cientista” pretende transmitir uma mensagem de esperança e inspiração para as gerações futuras com a história das personagens, que superaram preconceitos e romperam fronteiras para mostrar que tudo o que é possível.

“Temos na 3M uma longa história em promover iniciativas, ferramentas e conhecimentos para que estudantes e professores possam ter sucesso nas carreiras científicas. Estamos orgulhosos deste documentário e continuamos dedicados a abrir espaços para grupos sub representados nestas áreas”, comenta Paulo Gandolfi, diretor de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento da 3M para a América Latina.

O documentário foi inspirado pelas descobertas da última edição do Índice do Estado da Ciência – State of Science Index, estudo global da empresa respondido por 17 mil pessoas de 17 nacionalidades, que apontou que meninas e mulheres continuam a enfrentar obstáculos e barreiras na educação científica.

O levantamento revelou que globalmente 59% das pessoas acreditam que mulheres são mais desencorajadas a buscar uma educação científica do que homens, e 87% concordam que é necessário fazer mais para incentivar e manter meninas engajadas na educação científica. Ao destacar estas quatro profissionais, o filme mostra que mulheres estão quebrando paradigmas dentro de suas áreas e inspirando a futura geração de meninas a se tornarem cientistas e embaixadoras no tema.

“Não Pareço Cientista” é uma produção da 3M em parceria com a Generous Films e a American Association for the Advancement of Science (AAAS), dirigido pelo documentarista colombiano Julio Palacio e produção de Christine Arena.

Quem são as personagens:

– Gitanjali Rao, Kid of the Year 2020 da revista TIME, é uma inventora de 15 anos que tem a missão de inspirar e criar uma comunidade global de jovens inovadores para resolver problemas em todo o mundo.

– Ciara Sivels, engenheira nuclear do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins e primeira mulher negra a obter um doutorado em Engenharia Nuclear pela Universidade de Michigan. É embaixadora da AAAS (American Association for the Advancement of Science If/Then.

– Jessica Taaffe, cientista de saúde global, microbiologista e embaixadora da AAAS If/Then.

– Jayshree Seth, engenheira química e Chief Science Advocate da 3M (defensora chefe da ciência) com 72 patentes em seu nome.

Jaqueline Gomes

Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho com Pós em Marketing Digital Estratégico pela PUC-SP, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.

Facebook Instagram

Deixe um comentário