Coletivo Labirinto estreia a peça-filme ‘Onde Vivem os Bárbaros’


Créditos: Mayra Azzi


Desde sua fundação em 2013, o Coletivo Labirinto tem como pesquisa o olhar para as relações do sujeito com o seu panorama social através da dramaturgia latino-americana contemporânea. Onde Vivem os Bárbaros, de Pablo Manzi, é a terceira montagem do grupo e estreia de forma online e gravada no dia 4 de novembro de 2021. A direção e tradução são de Wallyson Mota, que também integra o elenco ao lado de Abel Xavier, Carol Vidotti, Ernani Sanchez e Ton Ribeiro.

Após estudos e passagens do grupo pela dramaturgia argentina e uruguaia, a peça escrita no Chile apresenta uma ampla base de reflexão para traços determinantes de nosso percurso social, tais como a normalização e a validação da violência dentro de contextos supostamente democráticos. O texto traz ainda uma oportuna reflexão sobre o arquétipo do bárbaro – o ser que está sempre fora da sociedade “civilizada”, excluído de seu epicentro político e social.

A obra conta a história de três primos que, depois de vários anos sem se ver, decidem se encontrar no Chile, em 2015. O anfitrião, diretor de uma ONG reconhecida por realizar ações de estabelecimento da democracia em zonas de conflito, se vê envolvido no estranho homicídio de uma jovem ligada a movimentos neonazistas. Este fato desencadeia atitudes inesperadas das personagens e um extenso debate sobre a ideia que cada um constrói sobre o outro, que culmina na deflagração das diferentes formas de violência entre os convidados.

Onde Vivem os Bárbaros apresenta uma sociedade que busca respostas rápidas para assuntos complexos, mesmo que para isso se arrisque pelo terreno das injustiças e se expresse por gestos inequívocos de silenciamento do que lhe é diferente – entendido então como um inimigo.

Qualquer semelhança com o que vivemos não é mera coincidência. Ao conhecer essa dramaturgia, de diálogos ágeis e sinuosos, o Coletivo Labirinto pôde novamente (assim como tinha lhe parecido com o Argumento Contra a Existência de Vida Inteligente no Cone Sul, seu espetáculo anterior) deparar-se com um material que trata diretamente e de maneira vertical dos desdobramentos de nosso percurso social, estabelecendo assim uma ponte de interlocução com a realidade chilena – comum e ao mesmo tempo diversa a nós.

Coletivo Labirinto estreia a peça-filme Onde Vivem os Bárbaros
Créditos: Mayra Azzi

SERVIÇO:
4 de novembro a 5 de dezembro de 2021
Gratuito
Transmissão pelos canais do Youtube dos Teatros da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

TEATRO JOÃO CAETANO
DATAS: 04, 05, 06 e 07 de novembro de 2021
HORÁRIO: Quinta, Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h
VALOR DO INGRESSO: Gratuito (Evento Online)

TEATRO PAULO EIRÓ
DATAS: 12, 13 e 14 de novembro de 2021
HORÁRIO: Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h
VALOR DO INGRESSO: Gratuito (Evento Online)

TEATRO ALFREDO MESQUITA
DATAS: 19, 20 e 21 de novembro de 2021
HORÁRIO: Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h
VALOR DO INGRESSO: Gratuito (Evento Online)

TEATRO CACILDA BECKER
DATAS: 26, 27 e 28 de novembro de 2021
HORÁRIO: Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h
VALOR DO INGRESSO: Gratuito (Evento Online)

TEATRO ARTHUR AZEVEDO
DATAS: 03, 04 e 05 de dezembro de 2021
HORÁRIO: Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h
VALOR DO INGRESSO: Gratuito (Evento Online)

Toda quinta-feira (exceto dia 4 de novembro) vão ter lives pelo Instagram do @coletivo.labirinto e do Teatro da semana.

Andréia Bueno

Facebook Instagram

Deixe um comentário