Entrevista exclusiva com Velson D’Sousa


Créditos: Osmar Lucas


Com mais de 40 trabalhos no currículo, entre peças, musicais, filmes, séries, novelas e locuções, Velson D’Sousa retornou ao país, após 10 anos vivendo nos Estados Unidos, para novo desafio no palco. O multi artista poderia ter se tornado de fato um esportista, se tivesse escolhido os gramados e seguido os primeiros passos dados, como jogador de futebol, ao invés de dar ouvidos aos seus dotes artísticos.

De volta ao país ele marca um gol inédito e encara um dos maiores desafios de sua carreira, estrelar um musical na pele do patriarca da família Abravanel em ‘Silvio Santos Vem Aí’, em curtíssima temporada no Teatro Raul Cortez, em São Paulo, até o dia 10 de abril.

Entre uma sessão e outra, o ator concedeu Entrevista Exclusiva ao AC no qual revelou detalhes de sua vida, curiosidades e carreira. Confira:

Acesso Cultural: Além da distância (territorial) durante o período de testes para o musical, qual o maior desafio que você encarou para interpretar Silvio Santos?

Velson D’Sousa: O maior desafio foi sem dúvidas humanizar um “personagem” que sempre foi interpretado de forma muito caricatural. A parte musical também foi uma questão. Pois, como fazer para cantar uma ou outra música com a voz do Silvio Santos? Cantar qualquer música “imitando” a voz do Silvio pode puxar pro lado caricato, e ficar cômico. No espetáculo temos uma música cantada por Silvio e Íris que de forma alguma pode se tornar cômica. Então encontrar a maneira de cantar como Silvio e também todas as nuances que diferenciam o “apresentador” do “homem” Silvio Santos foram os maiores desafios.

AC: É incontestável que diferente dos caricatos que “imitam” Silvio, você apresenta e presenteia o público com o lado humano do apresentador. Como foi o processo de criação do personagem?

VS: Como o Silvio é um homem muito conhecido, seria impossível chegar a qualquer resultado com verdade sem ter estudado a fisicalidade dele. Eu passei um ano inteiro assistindo a vídeos antigos para poder estudar essa fisicalidade e experimentar no meu corpo o lugar desses gestos, movimentos e diferentes posturas. A voz eu já brincava de fazer há muito tempo, quase uns 15 anos. Mas eu também tive que buscar aprimorar, especialmente pra encontrar uma diferença de quando ele está nos palcos para quando fala com a família e os amigos.

Quando cheguei ao Brasil, começou o processo dos ensaios e tive muita liberdade para improvisar. Como estudei muito a vida do Silvio e a maneira dele interagir com os outros, eu tinha como objetivo entender melhor como ele pensa e como age tão rapidamente. Ele improvisa e pensa muito rápido. E eu pude chegar a um lugar do “pensar como Silvio Santos”. A liberdade para improvisar ajudou muito a dar essa naturalidade e humanidade ao personagem.

AC: Com a pandemia, o espetáculo teve algumas pausas. Como foi esse período para você? Como lidou com isso? E o retorno aos palcos, como se deu?

VS: O período foi conturbado. Uma montanha russa. Muitas coisas aconteceram. Novos trabalhos, novos formatos de trabalho, início de relacionamento, fim de relacionamento, tudo aconteceu nesses últimos dois anos. Muitas coisas que não estavam planejadas. Mas posso dizer que foi um período que me trouxe muitas coisas boas. Pude olhar para essas pausas como oportunidade de crescimento e de novas possibilidades. Lançamos uma série na Amazon Prime chamada “Home Office” que tem a segunda temporada para lançar logo mais.

Comecei a dar aulas no Brasil e tem sido um sucesso, algo que eu já fazia no exterior, mas que aqui me dá um prazer a mais poder contribuir com algo para a comunidade artística Brasileira. E o retorno aos palcos foi arrebatador. Impressionante. Eu não esperava o tremendo sucesso que a temporada foi, e que agora continua sendo. Eu fico comovido com a reação do público ao ver o musical, como esse espetáculo toca o espectador. Nunca passei por algo semelhante na minha vida.

AC: Com mais de 40 trabalhos no currículo, entre peças, musicais, filmes, séries, novelas e locuções, existe algo ou algum projeto que deseja realizar?

VS: Com certeza! Eu quero muito voltar a fazer novelas no Brasil. É uma rotina muito gostosa, muito desafiadora, e sinto muitas saudades. Eu tenho um projeto de série de terror adolescente junto com Emílio Boechat que se chama “Um Lugar Sombrio”, e que estamos tentando vender para algum streaming no Brasil. É um projeto muito legal, abrangendo 5 temporadas, e que acredito muito. Tenho também o projeto de uma versão de Macbeth de Shakespeare, chamada “#Macbeth”, em parceria com a diretora Daniela Stirbulov. Além de ter aberto um espaço cultural com ela chamado “Espaço Co.Lab”.

AC: Por falar em projetos, após o término da temporada de Silvio Santos Vem Aí, pensa em permanecer no Brasil para novos trabalhos na TV, teatro ou filme?

VS: Eu quero muito continuar no Brasil, voltar pras novelas, continuar trabalhando no teatro, e fazer a minha série. Mas tudo depende dos trabalhos surgirem. Existem conversas sobre alguns projetos que acredito que me manterão no Brasil. Mas nunca se sabe. Continuo fazendo testes para séries e filmes Americanos mesmo estando aqui no Brasil.

AC: Recentemente você inaugurou um espaço de estudos e ensaios, o Co.Lab. Fale um pouco sobre ele, a ideia, o funcionamento, e sobre esse seu lado de ‘professor’.

VS: O Espaço Co.Lab é um sonho antigo. E acabou de se tornar realidade graças a parceria com a diretora Daniela Stirbulov, minha amiga de longa data. Estou muito empolgado com o espaço e com o que vamos fazer nele. É um espaço colaborativo que busca a profissionalização do artista, não na parte burocrática dando DRT e etc, mas sim na parte prática e que realmente importa. Um espaço para a formação real e para constante estudo do artista. O intuito é dar ferramentas para o desenvolvimento artístico de cada um, sejam atores, diretores, roteiristas, ou produtores. E então criar um ambiente propício para que novos trabalhos sejam desenvolvidos através da criação dessa comunidade de artistas.

Atualmente já tenho meu Grupo de Estudos de Técnicas Americanas de Interpretação para TV e Cinema para atores profissionais ou iniciantes, já que nele abordo as técnicas que mudaram a minha vida como ator nos Estados Unidos e que aprendi no meu mestrado. A Daniela Stirbulov tem o Grupo de Estudos de Direção Teatral e Experimentação, onde ela usa toda a experiência dela no Mestrado em Londres e na sua extensa carreira para guiar diretores teatrais no estudo de obras e desenvolvimento do seu ofício.

Temos um workshop residente que acontece todo mês de Técnicas de Audição, para que os atores criem seus próprios métodos de abordagem de material de teste de TV e cinema e fiquem mais próximos de conseguirem passar nesses testes. Ainda teremos workshops de produção, roteiro, estudo de obras clássicas para atores, gestão de carreiras, tudo buscando o desenvolvimento do artista e seu posicionamento no mercado de trabalho.

Ainda não conferiu ” Silvio Santos Vem Aí”? Corra e garanta seu ingresso.

SERVIÇO: SILVIO SANTOS VEM AÍ

Temporada: Até 10 de abril de 2022

Sessões: sextas-feiras às 21h00, sábados às 16h00 e 20h00, domingos às 15h00 e 19h00

Duração do espetáculo: 2 horas e 15 minutos (com 15 minutos de intervalo)

Setores e preços: Setor I R$150,00 – Setor 2 R$120,00 – Setor 3 75,00

Link de vendas on-line: www.sympla.com.br

Formas de pagamento: Dinheiro, Cartão de débito e Cartão de crédito.

Endereço: R. Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01313-020

Andréia Bueno

Facebook Instagram

Deixe um comentário