Girl power: cinco livros com personagens femininas fortes


Créditos: Divulgação


Sonhadoras, empoderadas, trabalhadoras e líderes. As mulheres são exemplos de força, capacidade e determinação. Seja na vida real ou na literatura, elas mostram ao mundo que podem ser o que quiser, além de ocupar lugares que antes eram predominantemente masculinos.

Para esse Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em que são relembradas todas as conquistas de direitos sociais e econômicos obtidas por elas, separamos cinco indicações de livros clássicos com personagens fortes que os leitores precisam conhecer. Essas figuras femininas são verdadeiras inspirações para as mulheres e carregam consigo uma mensagem poderosa: todas podem ser protagonistas da própria história.

Mulherzinhas (Edição Integral)

Créditos: Divulgação

No auge da Guerra Civil Americana, o senhor March se junta às frentes de batalha. Em casa, suas filhas têm de conviver com as dificuldades econômicas e a busca pela realização de seus sonhos. Meg almeja um bom casamento. Beth quer apenas ajudar os pais nos cuidados do lar. Amy, a mais jovem, sonha com riqueza e status, enquanto a impulsiva Jo deseja ser escritora ― em uma versão semibiográfica da própria autora Louise May Alcott.

(Autora: Louisa May Alcott | Editora Edipro – Selo Via Leitura | Páginas: 599 | Onde comprar: Amazon)

Carmilla – a Vampira de Karnenstein

Créditos: Divulgação

Neste clássico, o autor Joseph Sheridan Le Fanu deu vida à primeira vampira lésbica da literatura. Carmilla mostra o desejo entre duas mulheres e é considerada uma obra revolucionária ao colocar um casal lésbico e, ainda com afetividade, não apenas como objeto de desejo sexual dos homens. Esse conto antecedeu e também influenciou a obra Drácula de Bram Stoker.

(Autor: Joseph Sheridan Le Fanu | Editora Edipro – Selo Via Leitura | Páginas: 96 | Onde comprar: Amazon)

Razão e Sensibilidade

Créditos: Divulgação

Após a morte do pai, as irmãs Dashwoods são obrigadas a se mudar para uma casa simples e distante. Elinor, a racional e lógica, e Marianne, sensível e romântica, têm de lidar com expectativas injustas de felicidade por não possuir fortuna e não ter bons relacionamentos na sociedade. Suas atitudes opostas diante da vida serão colocadas à prova em um mundo regido pelo dinheiro e pelo interesse.

(Autora: Jane Austen | Editora Edipro – Selo Via Leitura | Páginas: 390 | Onde comprar: Amazon)

Orgulho & Preconceito

Créditos: Divulgação

Os Bennets é uma família nobre, porém sem dinheiro, composta pelo pai, pela mãe e por cinco moças, todas em idade de se casar e nenhuma com direito a herdar a propriedade da família. Para assegurar o futuro delas, é preciso encontrar pretendentes de boa posição – uma busca que atormenta a senhora Bennet e, consequentemente, a família toda.

(Autora: Jane Austen |Editora: Edipro – Via Leitura | Páginas: 320 | Onde comprar: Amazon)

Persuasão

Créditos: Divulgação

A senhorita Elliot, filha de um importante — porém falido — baronete, de repente se vê obrigada a conviver com um amor do passado. Anos antes, Anne aceitara se casar com Frederick Wentworth; contudo, por ele não ser rico nem influente, ela foi persuadida pela família a romper o noivado. Agora, Wentworth retorna à cidade com um título de oficial da marinha, bastante dinheiro e o objetivo de se casar.

(Autora: Jane Austen |Editora: Edipro – Via Leitura | Páginas: 224 | Onde comprar: Amazon)

Jaqueline Gomes

Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho com Pós em Marketing Digital Estratégico pela PUC-SP, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.

Facebook Instagram

Deixe um comentário