5ª Bienal do Livro de Volta Redonda (RJ) promete movimentar a economia da região do Vale do Paraíba fluminense


Foto Sergio Vaz


Gentileza gera gentileza. Este é o tema 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de abril na cidade fluminense, na Ilha de São João. O evento é uma realização do Instituto Dagaz, associação civil sem fins lucrativos, fundada em 2009, que se dedica à promoção do desenvolvimento sociocultural de comunidades em situação de vulnerabilidade e risco social.

Durante o evento, haverá 40 expositores vendendo livros a preços populares; mais de 45 contadores de histórias, além de 80 escritores e poetas que participarão de atividades variadas. “Também teremos apresentações musicais de estilos variados, a apresentação de grupos infantis, além de um espaço gourmet para a comodidade de todos“, acrescenta Marinez Fernandes, coordenadora da Bienal do Livro de Volta Redonda.

Entre os destaques da programação estão a atriz Elisa Lucinda, que recentemente viveu a personagem Marlene, na novela “Vai na fé”; As Pretinhas Leitoras, irmãs que promovem a leitura antirracista e a diversidade cultural; Lucia Tucuju, que falará sobre literatura indígena; o grupo musical Violúdico, que entretém as crianças com versões inusitadas de músicas, paródias e rimas; e Vagner Datrino, neto do Profeta Gentileza, um pregador urbano que ficou famoso no Rio de Janeiro na década de 80 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto – mensagens sobre o capitalismo, a gentileza, natureza, amor e espiritualidade, entre outras.

Num momento em que o mundo está passando por guerras, falar de gentileza, pregar as palavras do Profeta Gentileza é acreditar em dias melhores“, disse a coordenadora do evento. Haverá uma escultura em homenagem a ele em tamanho real, que está sendo criada e assinada pela artista plástica Dilma de Carvalho.

Foto Xemalami

Evento movimenta a economia da região – A Bienal do Livro de Volta Redonda, após ter a sua última edição em formato on-line devido à pandemia, retorna de forma presencial em 2024. Na última edição com público, em 2020, o evento teve um grande resultado na economia da cidade, mostrando a força do interior.

O impacto econômico foi de R$ 6,49 milhões, com a presença de 10 mil pessoas – desse total, 3 mil foram de turistas – gerando 163 empregos. Para os cofres públicos foram arrecadados em impostos R$ 285,71 mil, sendo 48,16% federais, 12,41% estaduais e 39,42% municipais.

Em sua edição on-line, realizada em 2022, a plataforma da Bienal teve mais de 100 mil acessos em 10 países diferentes, como Argentina, Estados Unidos, Itália e Alemanha.

Para este ano, a expectativa é de público recorde – mais de 30 mil pessoas – e uma ocupação hoteleira de 80%.

A Bienal do Livro de Volta Redonda ganhou em 2018 um certificado do Ministério da Cultura por ser uma geradora de impacto socioeconômico relevante para a cidade.

Serviço:

5ª Bienal do Livro de Volta Redonda (RJ)

Data: 4, 5, 6 e 7 de abril

Horário: das 9h às 22h

Local: Ilha São João

Para consultar a programação completa: https://bienaldolivrovr.com.br/

Organizador: www.institutodagaz.com.br

Informações sobre o evento: e-mail institutodagaz@hotmail.com ou (24) 98115-8967

Rodrigo Bueno

Formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, também é Fotógrafo Cultural pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 5 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Analista de Marketing Digital, Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.

Facebook Instagram

Deixe um comentário