‘Grupo Silenciosas’ estreia espetáculo “Nosso Primeiras Estórias”


Créditos: Carol Quintanilha 


Na Oficina Cultural Oswald de Andrade, de 02 a 11 de maio, em São Paulo, o grupo de Improviso Cênico Silenciosas estreia o espetáculo “Nosso Primeiras Estórias”, sobre os 21 contos do livro “Primeiras estórias”, de Guimarães Rosa. O projeto – realizado com apoio do Fomento à Dança da Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura – vai expor a experiência particular do grupo de contar estórias por meio dos corpos, movimentos, vozes, técnicas e linguagens, resultado de quatro anos de pesquisa sobre a obra.

“Não parece ser possível falar sobre os 21 contos do livro Primeiras estórias, de Guimarães Rosa, em uma única apresentação. Silenciosas não pretende fazer isso. Pretendemos falar sobre nós, sobre nossas emoções, sensações, sobre o que o livro nos disse, sobre o que ele nos ensinou. Misturamos seus personagens, seus narradores e o autor a nós mesmos, nos apropriando de estórias que nunca param de nos surpreender. Usamos nossos corpos, movimentos, nossa voz, nossas técnicas e linguagens, para expor nossa experiência ao pesquisar essa obra. Estamos no quarto ano de pesquisa e Primeiras estórias está no grupo, é inerente aos nossos corpos. Sente com a gente, converse, escute, deixa a gente te contar umas coisas, umas estórias, deixe a gente mostrar uns movimentos”, comenta o diretor Diogo Granato.

Créditos: Carol Quintanilha

Silenciosas é um grupo de Improviso Cênico. É uma técnica que permite, ou melhor, estimula que cada intérprete utilize todos os seus conhecimentos corporais como parte de sua dança, no intuito de construir uma dança única e particular, que aproveita todas as habilidades e desabilidades de cada corpo. É uma técnica de consciência cênica e composição que visa aumentar a inteligência cênica do intérprete para trabalhar em grupo.

O objetivo é criar grupos coesos, com escuta para a composição, para as sensações/imagens que criam no espaço, e para as dramaturgias do improviso. Para isso, a pesquisa se estende na relação cênica gerada pelo encontro da arte com o público. O projeto ” Nosso Primeiras Estórias” foi realizado com apoio do Fomento à Dança da Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

SERVIÇO

Espetáculo: Nosso Primeiras Estórias

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios 363- Bom Retiro- próximo ao metrô Tiradentes

02/05 à 11/05- quintas e sextas às 20hs e sábados às 18hs.

30 lugares

Ingressos gratuitos. Retirar ingressos com uma hora de antecedência.

Sala com acessibilidade

Não tem estacionamento no local.

Andréia Bueno

Facebook Instagram

Uma resposta para “‘Grupo Silenciosas’ estreia espetáculo “Nosso Primeiras Estórias””

Deixe um comentário