Especial: Rá-Tim-Bum, O Castelo! Dr. Victor em Raios e Travões




Por colaborador: Jurandir Vicari

Dr. Victor, ou Victor Astrobaldo Stradivarius Victorius, como apresentado na série Castelo Rá-Tim-Bum. É irmão da mãe de Nino, protagonista, e portanto, seu tio. Ele é um poderoso feiticeiro, amigo das máquinas, animais e crianças. Inventor incrivelmente talentoso também. Os pais de Nino o deixando morando com Victor e Morgana, porque precisavam viajar numa expedição no espaço sideral, levando seus dois irmãos mais novos. Apesar de ter amigos animais e sobrenaturais no Castelo, Nino, sentindo falta de amigos como ele, então resolve fazer um feitiço que aprendeu com seu tio Victor, e acabou trazendo para o Castelo, três crianças que tinham acabado de sair da escola, criando assim a série que amamos.

Foto: Divulgação

O doutor, sendo responsável pelo jovem bruxo, acaba agindo como um pai para ele, e é daqueles pais bem rígidos. Toda vez que ele tentar ser uma criança teimosa ou preguiçosa com suas obrigações desperta sua fúria e com frequência fazendo o tio do garoto exclamar seu bordão: “Raios e Trovões!”, o qual causa os próprios, afinal ele é tem dons mágicos, como citado acima.

Victor tem alguns milênios de idade, o que lhe proporcionou a chance de conhecer figuras históricas, entre elas podendo-se citar sua amizade com Leonardo da Vinci. Logo no primeiro episódio é revelado que possui 3000 anos. Ele também possui um lado brincalhão e alegre e sempre fica feliz quando vê o Nino brincando com o seus amigos.


Foto: Divulgação

Quem dá vida a personagem é o premiadíssimo ator: SÉRGIO MAMBERTI. Estrela de vários programas de TV, novelas, seriados, cinemas e claro dos palcos brasileiros. Além disso tudo já exerceu os cargos de: Secretário de Música e Artes Cênicas, Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, Presidente da Fundação Nacional de Artes FUNARTE, Secretário de Políticas Culturais, durante o governo Lula.


Foto: Divulgação

E se você é fã do Castelo Rá Tim-Bum, já deve saber que o Memorial da América Latina está construindo uma réplica do Castelo, que ficará aberta para visitação do público a partir do dia 31 de março. Com uma área de 700m², a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo reproduz com fidelidade o desenho original do seriado, tanto no lado externo, com uma torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento, quanto no interior, com o intuito de fazer o público se sentir dentro do programa da TV.


Foto: Divulgação

Não perca mais essa oportunidade de visitar esse castelo mágico que foi grande sucesso em 2014 no MIS!


Serviço:
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamento: portões 4, 8 e 15

Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Especial Rá-Tim-Bum, O Castelo: Dr. Abobrinha, porque toda série tem um vilão que se preze!




Por colaborador Jurandir Vicari

Dr. Abobrinha é o vilão da série. Aparentemente, um corretor imobiliário que possui uma obsessão em construir um prédio de cem andares com estacionamento e acredita que o espaço onde o castelo está seria perfeito para isso. Por causa disso, constantemente se disfarça e tenta fazer os moradores assinarem um contrato de venda, mas sempre falha tanto por ser desastrado como por ser descoberto, jurando que um dia o castelo será seu. Constantemente se irrita por ser chamado de Dr. Abobrinha, afirmando que seu nome é “Dr. Pompeu Pompílio Pomposo “.  Com certeza o vilão que amamos odiar, ou seria rir da cara dele?

Reprodução / Internet

Mas quem é Dr. Abobrinha? Pascoal da Conceição é o brilhante ator que está na pele do vilão. Ele é um artista completo atuando tanto na TV, cinema e teatro, desde 1972. Uma curiosidade: em 11 de março de 2014, o ator escapou de um assalto porque o assaltante o reconheceu como Dr. Abobrinha.

Reprodução / Internet

Quer conhecer o Castelo onde o Nino viveu muitas aventuras? Isso já é possível, graças ao Memorial da América Latina, que trouxe o Castelo para São Paulo, em uma exposição exclusiva: Rá-Tim-Bum, O Castelo, com uma réplica única e inédita, que conta com todas as atrações do programa, como cenários e objetos.

Serviço:
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamento: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Especial Rá-Tim-Bum, O Castelo: Pedro de volta a magia do Castelo!




Por colaborador Jurandir Vicari

PEDRO é o menino mais velho e intelectual da turma. Sempre com boas ideias para brincadeiras ou para desvendar os mistérios que surgiam em cada episódio. Como todo personagem inteligente de série usa óculos vermelho e chapéu azul e em alguns episódios ocorre o contrário. Sempre que o Nino não está presente ele assume o posto de líder do grupo e Pedro guarda um segredo a sete chaves: uma quedinha que tem pela amiga Biba.

Reprodução / Internet

Presente desde o 1ª episódio chamado: – “Tchau não, até amanhã”, Pedro, Biba e Zequinha conhecem Nino, o aprendiz de feiticeiro de 300 anos que mora num castelo mágico com o tio Victor e a tia-avó Morgana, iniciando assim um sucesso que perdura até os dias de hoje.
Reprodução / Internet
Luciano Amaral é o ator que deu vida ao personagem de 1994 a 1997,  sendo conhecido pelo grande público por seu papel anterior no programa: Mundo da Lua, onde era o Lucas Silva e Silva. Atualmente é o apresentador do programa GLITCH no canal Play TV.

E se você é fã do Castelo Rá Tim-Bum, já deve saber que O Memorial da América Latina está construindo uma réplica do Castelo Rá Tim-Bum, que ficará aberta para visitação do público a partir do dia 31 de março. Com uma área de 700m², a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo reproduz com fidelidade o desenho original do seriado, tanto no lado externo, com uma torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento, quanto no interior, com o intuito de fazer o público se sentir dentro do programa da TV. Não perca mais essa oportunidade de visitar esse castelo mágico que foi grande sucesso em 2014 no MIS.


Serviço:
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Especial Rá-Tim-Bum, O Castelo: Nino é o amigo que todos nós gostaríamos de ter!




Por colaboradora: Nicole Gomez

Antonino Stradivarius Victorius II, mais conhecido como Nino (Cassio Scapin), é um menino de 300 anos de idade, nascido em São Vicente, província da Ilha de Vera Cruz. Vive com seu tio Victor (Sérgio Mamberti) e sua tia-avó Morgana (Rosi Campos), dois feiticeiros que tem um castelo como moradia, no meio da cidade. Seus pais viajam pelo mundo, o que explica o fato de nunca aparecerem por lá.

Celeste e Nino | Foto: Divulgação

Nino, seguindo os passos de seus tios, também está aprendendo a fazer suas magias, acabando por arriscar algumas de maneira inusitada e divertida. Uma delas, depois de muito insistir para que estudasse em uma escola convencional para que tivesse contato com o mundo exterior e assim, ter novos amigos, foi atraindo três crianças, Pedro (Luciano Amaral), Biba (Cinthya Rachel) e Zequinha (Freddy Allan), para seu castelo através de uma bola de brinquedo de um dos meninos. Além disso, com seu jeito atrapalhado, acaba por criar coisas que já existem e só fica sabendo disso após apresentar seus “grandes inventos” às pessoas.

Inicialmente, Nino parece uma figura assustadora e misteriosa, até por usar um método tão esquisito para conseguir o que quer, mas no decorrer do primeiro capítulo e o restante da série, se mostra uma pessoa amável e que todos nós gostaríamos de ter como amigo, com suas roupas coloridas e seu cabelo “tigelinha”, que tem só um fio de pé, além de bichos de estimação como Celeste, uma cobra que vive em uma árvore, que fica no centro do castelo. Quem nunca sonhou em entrar no Castelo Rá-Tim-Bum e passar um dia brincando naquele lugar cheio de mistérios com uma criança tão diferente? Pedro, Biba e Zequinha acabam por virarem grandes amigos de Nino e vão visitá-lo todos os dias.

Tio Victor, Morgana, Zequinha, Nino, Biba e Pedro | Foto: Divulgação
É inegável que Nino fez parte da infância de muitos de nós e tem lugar especial guardado nos corações dos brasileiros por muitas gerações, afinal, muitas das crianças da época, hoje tem filhos, que acabam por conhecer esse menino tão querido, através de memórias e reprises do programa.

Quer conhecer o Castelo onde o Nino viveu muitas aventuras? Isso já é possível, graças ao Memorial da América Latina, que trouxe o Castelo para São Paulo, em uma exposição exclusiva: Rá-Tim-Bum, O Castelo, com uma réplica única e inédita, que conta com todas as atrações do programa, como cenários e objetos.


Serviço:
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Rá-Tim-Bum, o Castelo vem aí!




Para comemorar o aniversário de 28 anos o Memorial traz de volta a magia do programa infantil de TV que emocionou gerações

Por Redação
O Memorial da América Latina inaugura na sexta-feira (31/3), às 19h, a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo – megaprodução que promete ser uma das grandes atrações do calendário cultural e de entretenimento de São Paulo. O projeto tem como parceiros o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Padre Anchieta, detentora dos direitos de exibição do seriado pela TV Cultura.



É a primeira vez que a atração sai da tela para mostrar o castelo da TV que até agora só existiu na maquete do programa. Esse é o diferencial do projeto idealizado pelo Memorial: um castelo de verdade, construído numa área de 700m² anexa ao Pavilhão da Criatividade.

O espaço reproduz com o máximo de fidelidade o desenho original do seriado, desde o lado de fora – porta, torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas, catavento – à cenografia dos ambientes interiores, proporcionando verdadeira experiência em que o público se sentirá no castelo da TV.

A exposição ficará aberta ao público das 9h às 22h de terça-feira a domingo. Os ingressos começam a ser vendidos neste final de semana, das 10h às 20h, na bilheteria especial do Espaço Gabo (portões 8 e 9). Quem vier ao Festival da Coxinha e do Frango sábado e domingo poderá ver o final da construção do Castelo. A partir de segunda-feira, 20 de março, os ingressos também poderão ser adquiridos pelo www.ratimbumocastelo.com.br, com direito de escolha do dia e horário da visita. Confira a revelação de Penélope! =D


Serviço
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Curadoria: Felipe Pinheiro e Thiago Carvalho
Abertura para o público: dia 31/03, às 19h
De terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Desculpe o Transtorno, estamos construindo um Castelo!




O Memorial da América Latina está divulgando em suas redes sociais uma mensagem enigmática em que se lê:

O mistério será desvendado nos próximos dias, dentro da programação especial em comemoração ao aniversário de 28 anos do Memorial. O presidente da Fundação, Irineu Ferraz, dá uma pista: “É uma atração repleta de sonhos e magia, irresistível para todas as idades”. Acompanhem o passo a passo da campanha em nossas redes sociais e do Memorial.