Resenha: Rá-Tim-Bum, O castelo no Memorial da América Latina




Por colaboradora: Nicole Gomez

A exposição “Rá-Tim-Bum – O Castelo“, que já está aberta para visitações no Memorial da América Latina, conta com muitas novidades. Além dos ambientes inesquecíveis e praticamente idênticos aos da série dos anos 90, a mostra traz os já conhecidos personagens, tais como Celeste, Gato Pintado, Porteiro, dessa vez, interagindo com o público visitante, o que causa surpresa em quem já conferiu exposições anteriores. O já conhecido holograma de Nino está por lá também, além de um novo, de uma personagem também muito querida, que só quem for conferir vai saber!

Foto: Daniela Agostini

Além disso, durante o passeio, você também encontra muitas informações e curiosidades sobre o Castelo, como roteiros de quadros e descrições de figurinos, de forma ágil, o que ajuda a curtir o restante das atrações com muito mais tempo. 

Existem também algumas dependências inéditas do Castelo, que podem ser conferidas logo na entrada. Um destaque é o espaço destinado a cartas e desenhos de fãs, enviados na época e que hoje você pode conferir.

Foto: Daniela Agostini

A organização e dinamismo com que a exposição é cuidada, permitem que o visitante passe momentos de nostalgia e encanto dentro da nova exposição do Castelo. “Rá-Tim-Bum – O Castelo” é uma linda homenagem às crianças dos anos 90, que hoje, adultos, levam a família toda para curtir.

Do lado de fora, ao sair da exposição, existem barracas com alimentos, como churros e comida vegana, além de bastante conforto com mesas e cadeiras. Existe também uma lojinha com produtos do Castelo, mas quem quiser adquirir tem que correr, pois acaba muito rápido! Lembrando que a lojinha funciona independente da compra do ingresso, você pode ir ao Memorial e adquirir a qualquer momento.

Foto: Daniela Agostini

Quer conferir? Corra, pois os ingressos acabam muito rápido!

Serviço
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15

Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Especial: Rá-Tim-Bum, O Castelo! – BIBA – Porque lugar de menina é no castelo




Por colaborador Jurandir Vicari

Biba é a mais velha da turma, mesmo que seja só alguns meses, tendo 10 anos, mas sempre faz questão de jogar isso na cara de Pedro. Uma garota esperta, feminina e decidida. Quando não está tirando sarro dos meninos ou agindo como a mais ‘responsável’ do grupo, Biba gosta de soltar o verbo e dar luz a ideias que geram tanto aventuras como confusões entre o grupo e os demais habitantes do castelo. Ela guarda um segredo: uma queda por Pedro.

Reprodução / Internet

Cinthya Raquel, interprete de Biba, como sua personagem é muito decidida e começou sua carreira com apenas 07 anos, participando do comercial do suco Tang e desde lá foi um sucesso atrás do outro, passando pelo mágico Castelo Rá Tim – Bum de 1994 a 1997. Após sua passagem pelo Castelo, escreveu o livro: A Garota Que Queria Mudar o Mundo, pela editora Uirapuru. Em 2015 se mudou para a Argentina, onde trabalha como diretora de dublagem e é atriz publicitária.

Reprodução / Internet

E se você é fã do Castelo Rá Tim-Bum, já deve saber que O Memorial da América Latina está construindo uma réplica do Castelo Rá Tim-Bum, que ficará aberta para visitação do público a partir do dia 31 de março. Com uma área de 700m², a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo reproduz com fidelidade o desenho original do seriado, tanto no lado externo, com uma torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento, quanto no interior, com o intuito de fazer o público se sentir dentro do programa da TV. Não perca mais essa oportunidade de visitar esse castelo mágico que foi grande sucesso em 2014 no MIS.


Serviço
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15

Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

18 Coisas que aprendi com o Castelo Rá-Tim-Bum




Por colaboradora Nicole Gomez

O Castelo mais querido da TV fez parte da vida de muitos adultos de hoje em dia e tem um espaço enorme no coração dos brasileiros. Mas será que você se lembra de tudo o que essa turma ensinou? Vamos refrescar sua memória e citar algumas das lições que guardamos com todo o carinho!


Reprodução / Internet


1. O porteiro do Castelo recebia Pedro, Biba e Zequinha com uma senha, que era sempre algum desafio que as crianças precisariam cumprir antes de entrar para brincar todos os dias. Entrar no Castelo sussurrando, pulando e imitando índio são só alguns exemplos!

2. Também aprendemos, desde muito cedo, poemas graças ao Gato Pintado, que lia todos eles em seus livros da biblioteca. Muitos de nós conhecemos Manuel Bandeira, Mário Quintana e Vinícius de Moraes, entre muitos outros, antes mesmo de termos idade para ir à escola!

3. Já as Fadinhas do Lustre do Castelo propunham entre si alguns desafios de lógica, que desafiavam também o telespectador. 


Reprodução / Internet


4. Os gêmeos Tíbio e Perônio traziam conhecimentos sobre o corpo humano e a ciência. Brincadeiras com sombra na parede e os sons são algumas das coisas que esses dois atrapalhados mostraram para a gente!

5. O inesquecível Telekid sempre respondia às perguntas mais inusitadas do Zequinha. Portando um pequeno aparelho, o que já era considerado tecnológico demais para a época, ele pesquisava as respostas e sempre conseguia saciar as dúvidas dos pequenos curiosos.

6. Mau e Godofredo chegavam através dos encanamentos do castelo, muitas vezes até assustando as crianças, para brincar com quem estava assistindo de trava-línguas e rimas, sempre com uma gargalhada fatal do Mau ao final do quadro. 

7. Você já viu um ratinho tomando banho? No castelo você podia encontrar! Através de músicas, o pequeno animalzinho ensinava a importância de escovar bem os dentes, tomar banho, jogar o lixo no lugar certo, entre outras coisas.


Reprodução / Internet



8. Com o João de Barro e as Patativas, você aprendia a cada episódio o nome de alguns instrumentos musicais, sempre tocando uma música inesquecível, que cantarolamos até hoje: “Passarinho! Que som é esse?”


9. Quem nunca cantou uma música muito marcante para lavar as mãos? Ela vinha do Castelo e era apresentada sempre que os habitantes de lá iam comer alguma coisa, o que indicava a grande importância de se ter as mãos limpas antes de cada refeição!

10. Com certeza a turma da Dedolândia foi essencial para que muitas crianças da época aprendessem a contar com mais facilidade. Eles se apresentavam em forma de show, sempre com um cálculo diferente.


Reprodução / Internet


11. O Relógio avisava a que horas o tio Victor chegava do trabalho, com isso, a gente já sabia que estava no final do dia de expediente e que era hora de as crianças irem para suas casas e nos prepararmos para dormir.

12. A Penélope nos mostrou desde cedo a profissão de jornalista, o que acontecia dentro da televisão, que é objeto da curiosidade da maioria das crianças. 

13. Morgana, a bruxinha do bem, tia de Nino, contava histórias de seu passado, de quase 3.000 anos, como sua amizade com Colombo, por exemplo. Além disso, ela traz o universo do teatro no episódio “Quem canta, seus males espanta!”. 

14. Etevaldo veio diretamente de outro planeta para conhecer a Terra, como vivemos e o que comemos, e ao mesmo tempo, contava histórias sobre o seu próprio, de um jeito divertido e leve, de uma criança.

15. Graças à Caipora, pudemos conhecer um pouco do universo indígena, tão importante na nossa cultura e tão pouco falada.

16. Victor, o feiticeiro tio de Nino, foi responsável por nos dar lições de comportamento, como não mexer no que não se deve, pois a consequência pode ser muito ruim. No episódio “Sua majestade, o bebê”, Zeca toma a poção da juventude feita por Victor e vira um neném. Pedro e Nino também não ficam imunes ao feitiço.

17. Doutor Abobrinha, ou melhor, Doutor Pompeu Pompilho Pomposo, uma figura suspeita que insiste em comprar o Castelo através de planos malignos, ensina que não devemos confiar em qualquer pessoa, muito menos assinar contratos suspeitos.

18. Em “Como se faz?”, a gente sempre aprendia como algumas coisas do nosso cotidiano eram produzidas, como o disco, por exemplo.

E você, lembrou de alguma lição que o Castelo te ensinou e não foi citada aqui? Comente! E não esqueça que para conhecer o Castelo e ver alguns desses elementos citados é só comprar seu ingresso para “Rá-Tim-Bum, o Castelo”, no Memorial da América Latina.

Serviço
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamento: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Especial: Rá-Tim-Bum, O Castelo! Porque Sim Não é Reposta, então venha matar sua curiosidade no Castelo




Por colaborador Jurandir Vicari
Zeca, é o mais novo da turma, pequeno, sapeca e muito curioso, chegando a irritar a todos quando não entende alguma coisa e dispara: “POR QUÊ?”, iniciando uma sequência de “porquês” até alguém perder a calma e berrar: –  “Porque sim, Zequinha!” ou variações da mesma, trazendo o quadro de “Por quê?” para responder a dúvida dos personagens. Era meu quadro preferido ! Em alguns episódios, também demonstra ser um tanto glutão e esfomeado. Zeca é personagem presente desde o 1ª episódio.

Reprodução / Internet

Freddy Allan, é o ator que interpretava o peralta garoto Zeca. E apesar do retumbante sucesso na TV, resolveu migrar para os palcos. Em 2004 participou do festival Ruhrfestspielen, em Recklinghausen na Alemanha e em setembro de 2005 da abertura da temporada 2005/2006 do Teatro Volksbühne, em Berlim, com o Teatro Oficina, direção de Zé Celso Martinez Corrêa.

No Teatro Oficina trabalhou por seis anos nas montagens “A terra”, “O homem 1”, “O homem 2” e “A luta 1”, sendo esse último seu décimo terceiro espetáculo em catorze anos de carreira. Dirigiu o curta “Alma” da obra de Oswald de Andrade onde começa a ida para o longa “A Trilogía do Exílio” composto por “Alma”, “A estrela de absinto” e “A escada”. No momento escreve o roteiro da primeira parte. Escreveu em parceria com Néviton de Freitas a peça, “Doces Jovens Coloridos”.

Reprodução / Internet

Atualmente trabalha pela abertura do Teatro Dulcina na Cinelândia, montando a peça A MORTA, para o Movimento Dulcynelandia. Através da força propulsora da memória viva da atriz Dulcina de Morais.

E se você é fã do Castelo Rá Tim-Bum, já deve saber que O Memorial da América Latina está construindo uma réplica do Castelo Rá Tim-Bum, que ficará aberta para visitação do público a partir do dia 31 de março. Com uma área de 700m², a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo reproduz com fidelidade o desenho original do seriado, tanto no lado externo, com uma torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento, quanto no interior, com o intuito de fazer o público se sentir dentro do programa da TV. Não perca mais essa oportunidade de visitar esse castelo mágico que foi grande sucesso em 2014 no MIS.

Reprodução / Internet
Serviço
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Especial: Rá -Tim – Bum, O Castelo! Morgana – A Bruxa que você não tem medo




Por colaborador Jurandir Vicari
Dona Morgana, Ana Morgana Maria Gioconda Teresa Cecília Luísa Astrobaldo Demétrio Fonseca Stradivarius Victorius: Tia-avó de Nino, uma poderosa feiticeira que completou 6000 anos em um episódio da série. Morgana viveu muito, estando presente em muitos grandes eventos e passagens da história e de lendas. 

No quadro “Feitiçaria”, Morgana proporcionava aos que assistiam o programa conhecimento sobre as muitas histórias que conhecia, desde lendas místicas da mitologia até fatos históricos como a construção da Grande Muralha da China ou a invenção do Dinheiro, sempre contando com a ajuda de Adelaide sua fiel companheira e mascote de bruxa, uma espécie de Louro José. Seu quarto fica na torre mais alta do castelo. Atua como uma mãe para Nino, uma vez que seus pais estão viajando. Mesmo que todos saibam que a Morgana é uma bruxa amorosa, tem gente que tem muito medo dela, como por exemplo, o Bongô que conhece muito bem a Morgana.

  Reprodução / Internet

Rosi Campos é a estrela dos palcos que dava vida a bruxa na TV. Vindo a reviver seu papel como Morgana no teatro com a peça A Saga da Bruxa Morgana e O Enigma do Tempo. Seu currículo nos palcos, telinhas e na telona é impressionante e além da feiticeira, está em nossos corações a personagem: Edilasía Sardinha, também conhecida como Mamuska da novela global, Da Cor do Pecado.

Reprodução / Internet

E se você é fã do Castelo Rá Tim-Bum, já deve saber que O Memorial da América Latina está construindo uma réplica do Castelo que ficará aberta para visitação do público a partir do dia 31 de março. Com uma área de 700m², a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo reproduz com fidelidade o desenho original do seriado, tanto no lado externo, com uma torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento, quanto no interior, com o intuito de fazer o público se sentir dentro do programa da TV. Não perca mais essa oportunidade de visitar esse castelo mágico que foi grande sucesso em 2014 no MIS.

Serviço:
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

12 curiosidades incríveis sobre o Castelo Rá-Tim-Bum




Por Leina Mara

Considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira, o Castelo Rá-Tim-Bum foi um programa infanto-juvenil e educativo transmitido pela TV Cultura entre os anos de 1994 e 1997.

Reprodução / Internet

O programa conta a história de Antonino Stradivarius, ou Nino, um garoto de 3.000 anos de idade que mora com seus tios, Victor e a bruxa Morgana, em um castelo perto da cidade de São Paulo. Sem nunca ter ido à escola, a vida de Nino muda quando conhece Biba, Pedro e Zequinha, e junto a seus novos amigos vive divertidas aventuras. 

Para matar a saudade dos fãs, o Memorial da América Latina reproduzirá uma réplica do Castelo com abertura para o público a partir do dia 31 de março. E nós, do Acesso Cultural, separamos para vocês 12 curiosidade sobre a magia do Castelo Rá-Tim-Bum. Vem conferir! 

1. O Castelo Rá-Tim-Bum contou ao todo com 90 episódios e um especial de natal.

2. A abertura do programa, que mostra o castelo sendo construído magicamente em torno de uma árvore, foi gravado de trás para frente com o auxílio de uma maquete. 

3. A escola de samba Unidos de Vila Isabel, de São Paulo, cedeu o isopor para fazer as paredes pedregosas da oficina do Tio Victor.

Reprodução / Internet

4. Inicialmente, a ideia era que a personagem Caipora fosse um Curupira, mas seria muito difícil usar os pés invertidos em cena.

5. A dupla Tíbio e Perônio foi inspirada em duas duplas: Dupond e Dupont, de “As Aventuras de Tintim”, e O Gordo e o Magro. 

6. Antes de falecer, Wagner Bello ainda faria uma última participação como Etevaldo no programa. Para suprir a ausência do ator, sua amiga Siomara Schroeder foi chamada para interpretar Etcétera, irmã do alienígena. No episódio em que a nova personagem apareceu, o programa homenageou Bello dizendo que Etevaldo estaria brincando com as estrelas. 

Reprodução / Internet

7. O visual de Pedro foi inspirado em John, personagem da história de Peter Pan.

8. Cinthya Rachel estava na lanchonete da TV Cultura quando foi convidada pelo diretor Cao Hamburguer para interpretar Biba.

9. Foram usados 800 figurinos diferentes ao longo de todo o programa. 

10. Os traços do relógio falante que ficava na entrada do castelo foram inspirados no apresentador Chacrinha. Desde a cartola, até seus óculos e gravata.

 Reprodução / Internet
11. O programa teve média de 12 pontos, a maior audiência de qualquer programa educativo da TV Cultura.

12. Quando souberam que o programa ia acabar, algumas crianças chegaram a mandar cartas com dinheiro para que os atores não parassem de gravar.  


Serviço:
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamento: portões 4, 8 e 15

Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda