Super Libris estreia sua segunda temporada com entrevista de Chico Buarque




Dirigida por José Roberto Torero, a série ganhou 26 episódios, que serão exibidos no SescTV a partir do dia 14 de maio e disponibilizados on demand

Por Andréia Bueno

Exibida pelo SescTV desde setembro de 2015, a série Super Libris – que apresenta o universo da leitura, nacional e internacional, e os caminhos da criação do livro, com entrevistas e curiosidades de escritores novos e consagrados – ganha 26 novos episódios, com duração de 26 minutos cada. As produções irão ao ar toda segunda-feira, às 21h, e estarão disponíveis para serem acessadas a qualquer momento no dia seguinte à primeira exibição no site sesctv.org.br, onde também o espectador pode assistir à programação ao vivo do canal. Abrindo a temporada, o episódio ‘Os Ritmos da Prosa’ traz entrevista com um dos mais importantes nomes da música popular brasileira, o músico, compositor, dramaturgo e escritor Chico Buarque.

Foto: Piu Dip
Com direção do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, – autor de livros como O Chalaça, vencedor do Prêmio Jabuti de 1995, Pequenos Amores, e Pelé 70 – a série contou em sua primeira temporada com entrevistas exclusivas de nomes como Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Os novos episódios trazem José Miguel Wisnik, Marcelo Rubens Paiva, Pepetela, Bernardo Ajzenberg, Ana Maria Machado, Paulo Lins, Cintia Moscovich, João Paulo Cuenta, Ângela Lago, que morreu em outubro de 2017, entre outros.
Super Libris é formada por pequenos quadros, como Folha de Rosto, que entrevista um autor, consagrado ou da nova geração. No episódio Os Ritmos da Prosa, o entrevistado é o carioca Chico Buarque, um dos mais importantes nomes da música popular brasileira, que completará 74 anos no dia 19 de junho. Também consagrado na literatura, venceu três Prêmios Jabuti, sendo um na categoria de Melhor Romance, em 1992, com o livro Estorvo, e dois na categoria Livro do Ano, em 2004, com a obra Budapeste e, em 2010, com Leite Derramado. 
Chico conta que se considera mais um leitor do que um escritor e, quando escreve um romance, assume a voz e a linguagem de cada narrador. “Mesmo sendo narradores diferentes, eles obedecem a uma música”, comenta. De acordo com Chico, esse ritmo acompanha o narrador e expressa o seu caráter por todo o livro. Para ele, o narrador tem uma maneira própria de pensar e de agir, e que ele, como escritor, tem apenas uma ideia vaga de como vai se desenrolar a história. Às vezes, ela toma outro rumo porque o narrador se recusa a seguir o roteiro, e explica: “roteiro que, de alguma forma, nunca escrevi, nunca preparei, mas tenho na cabeça onde vai parar”. 
Além disso, Chico fala sobre sua vida paralela com seus personagens, que muitas vezes funcionam como válvulas de escape para quando a sua existência não está tão interessante; e articula sobre suas emoções, que envolvem felicidade e tristeza, ao terminar de escrever um livro. O escritor ainda cita alguns autores brasileiros, que ele aprecia por terem musicalidades em suas prosas, como Manoel Bandeira (1886 – 1968), Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987) e Vinícius de Moraes (1913 – 1980). 
Chico Buarque também participa dos quadros Pé de Página, que mostra onde, como e porque escreve, e Primeira Impressão, no qual sugere o livro Companhia Brasileira de Alquimia, de Manoel Herzog. Aperte o play e confira o que vem por aí!



SERVIÇO
Estreia: 14/5, segunda-feira, às 21h
Reapresentações: 15/5, terça-feira, às 9h e às 17h; 16/5, quarta-feira, às 13h30; 18/5, sexta-feira, às 9h30 e às 17h30; 20/5, domingo, às 6h; e 21/5, segunda-feira, às 16h.
Classificação indicativa: Livre
Direção Geral: José Roberto Torero
Produção: Padaria de Textos
Duração: 52’
Realização: SescTV

SBT define futuro de Bake Off Brasil




Por Nicole Gomez
A grande aposta do SBT, Bake Off Brasil, que vem apresentando bons números de audiência no canal, parece já ter um futuro definido na emissora.

Foto: Divulgação
A direção do canal liberou mais duas temporadas do reality culinário. A primeira será com amadores, com estreia prevista para agosto, ao final da Copa do Mundo. 

Já a segunda será uma espécie de especial de final de ano, apostando nas crianças como participantes do programa, confeitando suas receitas. A apresentação do programa segue com Carol Fiorentino, na companhia do mesmo time de jurados.

Especial Rouge: Lu apresentadora? Aline dançarina de flamenco? Atma Mutriba? Shakira Martins? Karin Pagodeira?




Hoje você vai se surpreender com curiosidades sobre as integrantes da girlband mais amada do Brasil

Por Walace Toledo

Foto: Reproduções

O mês de abril está acabando e com ele nosso especial do artista do mês: ROUGE. Porém, antes disso vamos conhecer (ou relembrar) curiosidades e outras habilidades artísticas de Aline Wirley, Fantine Thó, Karin Hils, Li Martins e Lu Andrade.
SONHO REALIZADO

Lu e o jornalista do Acesso Cultural Wall Toledo durante live da 1ª temporada do Estúdio Acesso Cultural Foto: Rodrigo Bueno / Acesso Cultural

Lu Andrade sabe conversar com as câmeras, tanto na hora de emocionar com suas canções, como para entreter o telespectador. O sonho de ser apresentadora, assim como sua ídola Xuxa, seria realizado cedo ou tarde.

O primeiro passo deu-se em “Rouge, a História” (SBT/2002), programa documental onde apresentou – ao lado das colegas de grupo – toda a trajetória da girlband no “Popstars”. Dentro do próprio talent show, Luciana já demonstrava intimidade com as câmeras. Após o fim do grupo, liderou a atração musical “Show Total – Souza Lima na TV”, veiculado primeiramente na TV a cabo.

Já em meados de 2016, mais experiente, aceitou o nosso convite para apresentar o projeto “Estúdio Acesso Cultural”, transmitido por Facebook/YouTube live pelo Clap Me. Lu comandou cinco edições da primeira temporada do programa musical e entrevistas. Além de receber artistas para um bate-papo com música, a cantora sempre finalizava cantando com os convidados.


PAIXÃO PELA DANÇA FLAMENCA

Foto: Reprodução / Site Adriana Rabello

Aline Wirley começou a frequentar aulas de flamenco ainda no período do Rouge. Depois do fim do grupo, a artista dançou e cantou no espetáculo “FLAma EN COrazón” (2006), dirigido por sua professora Adriana Rabello, do “Centro de Arte e Dança Flamenca Adriana Rabello”. A apresentação era inspirada no mito do herói Prometeu, que roubou o fogo sagrado dos deuses para dar aos homens uma chance de evolução.

É raro achar vídeos da apresentação. Abaixo um trecho da aula onde podemos ver Aline (à direita) com a professora e outras dançarinas.

MIL ARTISTAS EM UMA 


Foto: Reprodução / YouTube

Posterior à fase dos musicais, Li Martins teve maior destaque na TV quando participou da oitava edição de “A Fazenda” (2015), da Rede Record. Porém, apenas um ano antes, a cantora mostrou todas suas habilidades artísticas em mais um talent show, a versão brasileira de “Your Face Sounds Familiar”. 

“Esse Artista Sou Eu”, veiculado pelo SBT, trazia uma batalha entre sete cantores tendo que semanalmente representar fielmente ícones da música nacional e internacional. Li encarnou brilhantemente Amy Winehouse, Shakira, Demi Lovato, Shania Twain, Taylor Swift, Mariah Carey, Christina Aguilera, Alicia Keys, Miley Cyrus, Celine Dion, Rihanna, Anitta, Paula Fernandes, Chiquititas e surpreendeu com as caracterizações mais complexas de Susan Boyle, Gloria Gaynor, Conchita Wurst e Adele.

Não deixe de conferir todos os vídeos relacionados, vale muito a pena! 


NOVA VIDA, NOVO NOME

Foto: Reprodução / Arquivo pessoal Fantine

Fantine Thó surpreendeu a todos, em meados de 2016, ao trocar seu nome de batismo por ATMA MUTRIBA em todas as suas redes sociais. Instrutora de yoga na Holanda – onde mora com a filha – e seguindo cada vez mais por caminhos da espiritualidade, a cantora abraçou a nova identidade durante uma cerimônia com sua mestra iogue. “Ela é uma sannyási, eu me tornei uma sannyási também. Isso quer dizer que eu mudo de nome e assumo uma nova frequência, uma nova direção de vida, espiritual mesmo, em todos os níveis, em todos os aspectos. Então, meu primeiro nome é ATMA – alma / ser verdadeiro, MUTRIBA – que significa músico” explicou Fantine em entrevista à youtuber Daina Lima. Assista o bate-papo na íntegra aqui.

Com o retorno do Rouge, a musicista voltou a se apresentar ao grande público como Fantine Thó.

Como Atma Mutriba na programação musical de um evento holandês – Foto: Reprodução / Arquivo pessoal Fantine

GIRL PAGODE  GROUP

Quem disse que o Rouge foi o primeiro grupo da Karin Hils? Filha de puxador de samba das noites cariocas, a cantora se enveredou para o pagode três anos antes de entrar no reality “Popstars”.

Em dezembro de 2017, a intérprete de Irmã Fabiana na novela “Carinha de Anjo” (SBT), surpreendeu aos fãs com uma foto antiga e essa informação que a maioria do público não sabia. “Essa é raríssima! Tinha acabado de chegar em SP, 1999 com meu primeiro grupo Pagode de Saia. #throwbackthursday #tbt “, escreveu Hils em seu Facebook.

Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal Karin

Entrevista: Telma Emerick, locutora da Rádio Disney Brasil




Por Nicole Gomez

Se você não conhece pelo nome, com certeza já escutou a voz de Telma Emerick, que além de apresentar e atuar, empresta sua voz para o programa Esquadrão da Moda e também acompanha os ouvintes da Rádio Disney nas manhãs durante a semana. Batemos um papo com a locutora para saber um pouco sobre sua carreira, a jornada até aqui e as dificuldades da profissão. Confira!

Foto: Divulgação

Acesso Cultural: Conte um pouco da sua trajetória, desde o começo da carreira até hoje.

Telma Emerick: Xiiii…a história é longa, viu,rs? Vou tentar resumir: Como Radialista comecei na Nova FM em Manhuaçu MG, depois 94 FM em Caratinga, Daí veio o convite pra Jovem Pan BH. Logo em seguida a oportunidade de vir pra SP e trabalhar na Rede Jovem Pan Sat. Por um pequeno período também fiz a Rádio Volkswagen. E enfim a Rádio Disney, onde tive a oportunidade de fazer a locução de estreia da empresa no Brasil e até hoje continuo apresentando o “Despertador” todas as manhãs. Atualmente também estou na Rádio Educadora FM em Uberlândia, onde mando locução gravada diariamente. No Rádio já são 20 anos no ar! #Amo!

Na TV também comecei bem nova, aos 17 anos numa afiliada da Rede Minas. E no interior é bom porque a gente faz de tudo na área e ganha experiência. No caso, trabalhei como apresentadora, redatora, repórter, jurada em programa de auditório e até cinegrafista. Logo que cheguei em SP já comecei a participar como jornalista convidada no Programa Super Pop da Redetv!. Trabalhei 3 anos narrando os vídeos do Programa da Tarde na Rede Record e estou há 4 anos sendo a voz do Programa Esquadrão da Moda no SBT, casa que tenho um carinho especial! Trabalhei como colunista social em revista, jornal e site. Fiz a locução do Estádio Palestra Itália antes da reforma e ainda hoje tenho parceria com o Palmeiras, onde em jogos específicos, apresento um programinha exibido no telão do Allianz Parque. Gravo as chamadas de toda a programação das Igrejas Paz e Vida no Brasil. E desde 2012 sou voz padrão de atendimento nacional por telefone da Serasa Experian.

AC: Você teve um momento marcante na sua carreira no rádio?

TE: Acho que foi minha chegada em SP. Meu primeiro dia aqui já participei do Pânico no Rádio. Eu sempre fui fã do programa e dos apresentadores. Já estava super feliz em chegar para trabalhar na mesma empresa (Jovem Pan FM), mas não esperava ser recebida por eles ao vivo. Foi engraçado porque eu nem tinha estreado como locutora; na verdade estava chegando de viagem com mala e tudo. Estava andando pela rádio e conhecendo o pessoal da equipe. Daí vem a Sabrina Sato me puxando pela mão e dizendo “Vem que o Programa já começou e o Emílio tá te chamando.” Eu não entendi nada, mas fui e a farra foi boa! Me arrumaram até apelido… rs. Tenho umas partes gravadas e até hoje dou risada ouvindo! 

AC: O que você considera que exige mais, o ao vivo no rádio ou as locuções para os programas de TV?

TE: Sem dúvida, o ao vivo. Na verdade a palavra nem é exigência e sim responsabilidade. O que sair ali, já era; não tem como voltar. Então, aí entra o talento do locutor em improvisar bem porque situações inusitadas podem acontecer: ouvintes no ar, problemas técnicos, etc. Várias vezes tive que ficar enrolando no ar enquanto tentava reiniciar máquina, por exemplo… rs. Quem ouve nem imagina, mas a gente passa aperto com os inesperados do ao vivo! E tudo que vai pro ar tem impacto e as vezes a resposta é imediata. Então, é bem sério! Tem aquela pressão de não poder errar, gaguejar, enfim. Mas o ao vivo também tem a vantagem da adrenalina que é muito boa de sentir!

Foto: Arquivo Pessoal

AC: Ainda existe alguma área na qual você sonha em trabalhar? Qual?

TE: Sim, quero atuar na TV, teatro ou cinema. Quem sabe em todos esses meios, né? rs. Antes já tive experiências amadoras na área, mas agora já posso atuar profissionalmente pois acabei de me formar como atriz. Amei as peças que fiz na escola e o friozinho na barriga para entrar no palco e encarar a plateia, é algo indescritível!

Aperte o play e confira alguns trabalhos de Telma Emerick:

Dubladoras falam sobre a carreira e o universo de filmes, desenhos e séries




As profissionais participam do Cafeína Late Show da Metropolitana FM na madrugada de segunda-feira (07)

Por Andréia Bueno

Você já perguntou quem são os dublares por meio daquele desenho animado? O Cafeína Late Show traz na madrugada de segunda-feira (07), as dubladoras Marli Bortoletto e Lene Bastos

Foto: Divulgação
Marli é conhecida por dublagens famosas como a personagem Mônica da Turma da Mônica, Sailor Moon e LOL e Lene Bastos participou de Orphan Black, Bones e Glee. Juntas irão discutir temas como a carreira de dubladores e o universo de filmes, desenhos e séries.
Foto: Divulgação
Os interessados em conversar com o personagem devem enviar as perguntas ao Whatsapp (11) 99600-0985 ou ligar para o telefone fixo (11) 3004-7000.