ONErpm lança projeto que aborda temas da cultura e sociedade brasileira


Créditos: Lucas Tomaz Neves/ONErpm Studios (@onerpmbr)


Com produção do ONErpm Studios, a série “Documenta” Empowered by ONErpm aborda temas relevantes da cultura e sociedade brasileira. Os vídeos documentários propõem a revelação ou o realce de histórias que possam impulsionar o desenvolvimento da democracia e dos direitos humanos no país.

Fazendo valer a diretriz de criação de valores que a ONErpm promove para seus artistas, selos e criadores, “Documenta” se torna exemplo dessa proposta ao construir uma rede de valores com personagens que vivem e defendem o reconhecimento da causa feminista. O empoderamento que a empresa promove a seus clientes dá lugar às pautas sociais nesse mês de março.

Créditos: Lucas Tomaz Neves/ONErpm Studios (@onerpmbr)

Primeiro episódio tem recorte poético-documental sobre o bloco afro-feminino de Ilú Obá de Min e já está disponível no YouTube.
Em seu primeiro episódio a série traz um recorte poético-documental sobre o bloco afro-feminino Ilú Obá de Min (em iorubá, mulheres que tocam tambor para Xangô), principal atividade do associação paulistana sem fins lucrativos Ilú Obá de Min – Educação, Cultura e Arte Negra que aborda em seus depoimentos a relevância principal do bloco.

Fundado em 2004, o Ilú é um dos principais e mais tradicionais blocos de Carnaval paulistano formado por cerca de 450 instrumentistas. Em 2013, o cortejo chegou a arrastar 65 mil pessoas pelas ruas do centro da cidade. Em 2019, as vozes e os tambores do Ilú Obá de Min tomam as ruas de São Paulo com o tema “Negras Vozes – Tempos de Alakan”, em homenagem aos 40 anos do movimento negro. Em iorubá, “alakan” significa união.

“A grande riqueza e alegria de dançar no Ilú é você contar uma história que foi historicamente silenciada – que não está nos livros didáticos, que a população brasileira, que é majoritariamente negra, não conhece – a partir do corpo, do tambor, viabilizar e visibilizar essa história nas ruas de São Paulo, é um ato político muito potente. É uma alegria. Eu acredito que o nosso corpo carrega história e eu acho que participar do corpo de dança do Ilú potencializa isso”, comenta a performance Cibelle de Paula Oliveira, que encarna o orixá Xangô durante o cortejo.

Créditos: Lucas Tomaz Neves/ONErpm Studios (@onerpmbr)

Além da série o álbum “O Bloco na Rua” também já está disponível nas principais plataformas digitais via ONErpm.

Serviço
Ilú Obá de Min
Janaína Cunha de Souza – Voz
Teresa Cristina Teles – Alfaia
Baby Amorim – Produtora
Silvana Aparecida dos Santos – Xequerê
Mazé Cintra – Maestra
Cibelle de Paula Oliveira – Corpo de dança
Generosa Maria Lima – Agogô
Cléo Dias – Adereços e figurino

Andréia Bueno

Facebook Instagram

Deixe um comentário