Resenha: Perfume de Mulher


Créditos: Dalton Valerio


Quem conhece pelo menos um pouco de cinema, já deve ter visto ou até se emocionado pela história de Fausto em Perfume de Mulher. O clássico de 1992 foi responsável, inclusive, pelo primeiro Oscar do ator Al Pacino. Agora, a trama baseada na novela de Giovanni Arpino e Dino Risi ganha a sua primeira versão mundial para os teatros e uma adaptação brasileira!

A peça se passa em Turin, cidade italiana, e conta a história de Fausto, um sedutor e amargurado ex-militar que ficou cego em um acidente. Morando com a tia, ele resolve por um anúncio de jornal em busca de um cuidador que lhe fizesse companhia em uma pequena viagem pelas cidades de Gênova, Roma e Nápoles.

Créditos: Dalton Valerio

Entre os candidatos, encontra Giuseppe, um simpático e jovem universitário. O primeiro contato é entranho, mas Ciccio – como Fausto decide chamar o rapaz – é contratado e os dois logo iniciam a viagem de trem. Porém, o que Ciccio demora a descobrir é que logo após o fim da viagem Fausto pretende cometer suicídio. Mas os dias regrados a bebidas, hotéis luxuosos e aventuras prometem uma reviravolta que mudará a vida de ambos.

Além de comprar os direitos da peça, Silvio Guindane também dá a vida ao protagonista. Com um trabalho corporal impecável, o ator consegue transmitir todos os sentimentos conturbados de seu personagem.

É realmente impressionante e com certeza um dos melhores trabalhos de Silvio. Suas conversas com Eduardo Melo, que interpreta Ciccio, arranca muitas gargalhadas do público e é prazeroso acompanhar o desenvolvimento da amizade dos dois.

Créditos: Dalton Valerio

O ator Saulo Rodrigues interpreta o padre, primo de Fausto. É através desse encontro que o público conhece os detalhes de como aconteceu o acidente que deixou Fausto cego. Já em outra cena, Saulo aparece como a divertida prostituta Marilyn.

O elenco é completado por Gabriela Duarte, que vive Sara, o grande amor do ex-militar. Única mulher no elenco, Gabriela traz uma sensibilidade e também uma força intensa para a história. A atriz também interpreta Mirna, uma prostituta que passa uma noite com o protagonista.

Créditos: Dalton Valerio

 

Apesar de quase nenhum cenário, o espetáculo possui projeções que ajudam o público a se conectar nos lugares por onde os personagens passam. A trilha sonora é esplendorosa e traz um repertório formado por canções atemporais. A famosa cena do tango do filme também acontece na versão teatral, empolgando o público que reage sempre com muitos aplausos.

Perfume de Mulher é uma lição que todos podem ter uma segunda chance. Apesar das dificuldades da vida, temos sempre que nos abrir para as oportunidades que ela nos dá, seja através de uma amizade sincera, um amor verdadeiro ou até mesmo do amor-próprio.

A vida é preciosa e temos que aproveitá-la sempre da melhor forma possível.

Com direção de Walter Lima Jr., Perfume de Mulher estará em cartaz até dia 19 de maio no Teatro Renaissance, em São Paulo. Vale a pena conferir!

Leina Mara

Formada em Letras na Universidade Federal do Ceará, apaixonada por cultura italiana, tv, teatro e música. Valoriza as pequenas coisas, momentos com os amigos e sonha em viajar pelo mundo.

Facebook Instagram

1.898 respostas para “Resenha: Perfume de Mulher”

Deixe um comentário