Últimas Semanas do infantil “Vida de Pirata” no Teatro Viradalata

Com elementos de circo, commedia dell'arte e muita música, a peça propõe uma reflexão sobre "para onde vão os sonhos?" na passagem da infância para a vida adulta


Créditos: Elma Ribeiro


Em agosto, todos os sábados, às 16h, a Cia do Liquidificador volta aos palcos com o espetáculo infantil “Vida de Pirata“, no Teatro Viradalata, e fica em cartaz até 31 de agosto, sempre aos sábados. No palco, uma capitã pirata e sua tripulação vivem muitas aventuras a bordo de seu navio. Tempestades, monstros marítimos, intrigas, caça ao tesouro e dois ratos malandros recheiam essa história sobre amizade, lealdade e viver em busca dos seus sonhos, tudo isso permeado com performances de circo, música e commedia dell’arte. O espetáculo já fez temporada no Centro Cultural São Paulo em 2018 e circulou em unidades do SESI-SP: Mauá, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Itapetininga.

Diante da percepção de que a sociedade vive um momento urgente para discutir o tipo de adulto que nos tornamos e “o tipo” de criança que estamos direcionando para a vida adulta, o espetáculo infantil “Vida de Pirata” propõe uma reflexão sobre como o mercado de trabalho e a sociedade de consumo aniquilaram o sonho. Todos os personagens tem representações brasileiras em seus figurinos, como a capitã cangaceira, a navegadora baiana, a imediata gaúcha, o marujo caipira e o músico carioca.

Uma pesquisa realizada em 2017 pelo Instituto Locomotiva identificou que 56% dos trabalhadores brasileiros se consideram infelizes no trabalho. Em relação ao resto do mundo, o brasileiro é um dos que possui a maior carga horária de trabalho, em média, 43,5 horas por semana, ou 8,7 horas por dia: mais do em que países como Dinamarca, França e Estados Unidos, em que a média semanal é, respectivamente, 38,3, 40,5 e 43 horas. Ou seja, mais da metade da população passa mais de 1/3 do seu dia fazendo algo que não lhe traz felicidade. A “normalização” dessa forma de encarar a vida recai sobre as crianças que enquanto os pais estão no trabalho, elas precisam ter sua agenda preenchida, seja por escola integral ou outras atividades. Estas atividades também ambicionam um único propósito: a preparação para o mercado de trabalho na vida adulta.

Essas ações na vida das crianças já trazem consequências: Em estudo publicado em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que o transtorno depressivo é a principal causa de incapacidade de realização das tarefas do dia a dia entre jovens de 10 a 19 anos. No Brasil, não é diferente. Embora não haja dados estatísticos, estima-se que a incidência do distúrbio gire em torno de 1 a 3% da população entre 0 a 17 anos, o que significa, mais ou menos, 8 milhões de jovens. Apesar de existirem diversos fatores para justificar esse índice, o estilo de vida que levamos pode favorecer a manifestação da doença, como explica Marco Antônio Bessa, psiquiatra do Hospital Pequeno Príncipe (PR): “Muitas crianças estão com a agenda lotada de compromissos, o que eleva o grau de estresse, dormem mais tarde, ficam fechadas em ambientes como apartamentos e shoppings, usam aparelhos eletrônicos excessivamente, sob risco de aumento de ansiedade e restrição do contato social, e convivem menos com seus pais”

Mas e o momento de “ser criança”? E a hora de brincar e sonhar? Por que ela acaba? Quando que nós, crianças e adultos, podemos nos aventurar em busca do nosso tesouro pessoal? Quando deixamos de lado nossos sonhos e nos “focamos” apenas em sobreviver em vez de viver? Esses são alguns questionamentos que “Vida de Pirata!” pretende provocar nos adultos e nas crianças. A arte, em especial o teatro é uma experiência de reflexão sobre as questões da cultura e da sociedade, e o “faz de conta” é uma proposta que permite apresentar esses temas densos de maneira lúdica. Um espaço ainda preservado para que se possa sonhar e brincar. Ao apresentar personagens que vivem à margem da sociedade, em busca de seus sonhos mesmo sob dificuldades, pretendemos recuperar no adulto que está assistindo o sentimento de quando imaginava que tudo era possível, e mostrar para as crianças que existem outras maneiras de se viver e de se relacionar com o mundo.

Serviço

Espetáculo infantil “Vida de Pirata”
Data: 03/08 a 31/08,sábados
Horário: 16h
Local: Sala Nobre do Teatro Viradalata
Endereço: Rua Apinajés, 1.387 – Sumaré – São Paulo – SP
Ingresso: R$ 50 (inteira), R$ 25 (meia)
Estacionamento: Não

Compra de Ingresso Online: Sympla
Acessibilidade: acessibilidade completa, com 2 elevadores
Lugares: 241
Público: Livre

Rodrigo Bueno

Formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, também é Fotógrafo Cultural pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 5 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Analista de Marketing Digital, Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.

Facebook Instagram

23 respostas para “Últimas Semanas do infantil “Vida de Pirata” no Teatro Viradalata”

  1. Greetings I am so thrilled I found your blog page, I really found you by mistake, while I
    was researching on Google for something else, Nonetheless I am here
    now and would just like to say thanks a lot for
    a incredible post and a all round interesting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to
    look over it all at the minute but I have saved it and also added your RSS feeds, so when I have time I
    will be back to read a great deal more, Please do keep up the fantastic work.

  2. Hi! This is my first visit to your blog! We are a team of volunteers and starting a new project in a
    community in the same niche. Your blog provided us beneficial information to work on. You have
    done a outstanding job!

  3. Great blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
    A theme like yours with a few simple adjustements would really make my blog shine.
    Please let me know where you got your theme.
    Bless you

  4. Heya i’m for the primary time here. I found this board and I find It
    really useful & it helped me out a lot. I am hoping to provide one thing back and aid others like you aided me.

  5. I’m not that much of a internet reader to be honest but
    your sites really nice, keep it up! I’ll go ahead and bookmark your
    website to come back later on. Many thanks

  6. A motivating discussion is worth comment. I do think that you should publish more on this
    issue, it might not be a taboo matter but usually folks don’t speak about such topics.
    To the next! Best wishes!!

  7. Hello there! This article couldn’t be written much better!
    Looking through this post reminds me of my previous roommate!
    He constantly kept preaching about this. I most certainly will send this
    article to him. Fairly certain he will have a good read.
    Many thanks for sharing!

  8. Fantastic beat ! I wish to apprentice while you amend your web site, how could i subscribe for
    a blog web site? The account aided me a acceptable deal.
    I had been a little bit acquainted of this your broadcast offered bright clear concept

  9. Hi, I do believe this is an excellent web
    site. I stumbledupon it 😉 I am going to return yet again since i have saved
    as a favorite it. Money and freedom is the greatest way to change, may you be
    rich and continue to guide other people.

Deixe um comentário