Samba Futebol Clube estreia em São Paulo


Créditos: Divulgação


Com roteiro e direção de Gustavo Gasparani, o musical Samba Futebol Clube une duas paixões brasileiras: a música e o futebol. Espetáculo multimídia, que estreou no Rio de Janeiro em 2014, mistura música, teatro, dança e vídeo. Samba Futebol Clube foi montado no Centro Cultural Banco do Brasil RJ como o principal evento de artes cênicas do ano da Copa do Mundo no Brasil e foi o mais premiado espetáculo carioca naquele ano: 40 indicações e 10 prêmios no total. Ganhou dois Prêmios Shell nas categorias “ator” (por todo o elenco) e “direção musical”, após seis indicações. Recebeu ainda dois Prêmios Cesgranrio como “melhor diretor” e “melhor coreógrafo”, com também seis indicações. Por fim, recebeu dois Prêmios APTR, por “melhor autor” e “melhor espetáculo”, dois prêmios Reverência, nas categorias “diretor” e “ator” (por todo o elenco) e dois Prêmios Botequim Cultural nas categorias de “melhor autor” e “melhor diretor”. Além da temporada no CCBB, o projeto também esteve em cartaz nos Teatros Carlos Gomes e Leblon, no Rio de Janeiro, e participou do Festival de Curitiba e Festival de Inverno do Sesc, em Friburgo. Em 2018, espetáculo realizou uma turnê pelas cidades de Brasília, Goiânia e Cuiabá, com patrocínio da Petrobras.

Em cena oito atores/músicos, apaixonados por futebol, formam um time de jogadores e torcedores que se revezam numa narrativa dramático-musical enquanto tocam todos os instrumentos, ao vivo, como parte da encenação. Este mesmo elenco também fez os musicais “Gilberto Gil – Aquele Abraço” e “Bem Sertanejo”, ambos com texto e direção de Gustavo Gasparani, e juntos formam um coletivo de teatro há 6 anos.

Se o futebol fosse um esporte silencioso, sem cantoria, sem estádios, hinos e até aquela trilha que embala os melhores momentos da torcida, provavelmente seria algo muito chato. E o que seria da MPB sem a inspiração dos mágicos dribles dos nossos craques? A ligação entre futebol e música é tão bela e entrosada quanto Pelé e Garrincha. Ou Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Para fazer o roteiro do musical, Gasparani se baseou na pesquisa de João Pimentel sobre a história, textos e crônicas relacionadas ao futebol.

Centenas de músicas abordam o tema: hinos dos clubes, músicas que relacionam o futebol ao cotidiano e ao comportamento, crônicas de jogos e conquistas, cantos de torcidas, etc. O jeito do brasileiro de falar, andar, dançar e se apaixonar reverbera o que acontece dentro das quatro linhas. O universo do futebol está lá: o da roça, o da infância, a bola, o gol, o estádio, as disputas das torcidas, a decisão do pênalti, as regras… – brincando e teatralizando o futebol.

O roteiro traz o quê de música e poesia que o futebol nos deu. Retrata sua ligação com a MPB, a partir do samba, e une citações de textos e crônicas sobre o tema de José Lins do Rego, Paulo Mendes Campos, Armando Nogueira, Nelson Rodrigues, Carlos Drummond de Andrade e Ferreira Gullar. As canções ora são cantadas, ora são ditas como texto, criando, assim, um diálogo entre as letras e os textos destes mestres. As histórias sobre o futebol vão sendo contadas, acompanhando a linha evolutiva da música brasileira, começando por “Um a Zero” de Pixinguinha, passando por outros clássicos memoráveis como “Touradas em Madri” (Braguinha/Alberto Ribeiro), “Praia e Sol (Maracanã Futebol)” (Bebeto/Adilson Silva), “Na Cadência do Samba” (Luís Bandeira), “Fio Maravilha” (Jorge Benjor), “Samba do Ziriguidum” (Jadir de Castro/Luis Bittencourt), “Povo Feliz (Voa Canarinho) (Memeco/ Nonô)”, “Pra Frente Brasil” (Miguel Gustavo) e “Aqui é o País do Futebol” (Milton Nascimento/Fernando Brant), num total de 42 canções.

Para a temporada de São Paulo, foram incluídos um samba de Adoniran Barbosa e outro de Germano Mathias, além da adaptação em relação aos times: Corinthians x Palmeiras aqui terão maior destaque do que o clássico Fla x Flu que embalou a temporada carioca.

Utilizando elementos do jogo, da música brasileira e da dança do futebol, o espetáculo traz vídeos com tratamento pop – numa mistura de linguagens e imagens de jogadores e jogadas importantes – que ilustram as histórias entrelaçadas por músicas e textos. O samba, que é a base da nossa música, está lá, mas nos leva à bossa-nova, ao choro e ao rock, ao sertanejo universitário e até ao hip hop.

A direção de movimento, assinada por Renato Vieira, parte dos gestos dos próprios jogadores e torcedores, transpondo e recriando este balé popular tão familiar aos brasileiros para as dimensões do teatro musical. O maestro é Nando Duarte, diretor musical de vários espetáculos de Gasparani.

Samba Futebol Clube retrata a alma do brasileiro. É um espetáculo que conta a relação da MPB com o Futebol de forma divertida, promovendo imensa integração entre palco e plateia. O espetáculo nos mostra como o futebol se tornou um instrumento de identidade da nossa gente a partir de situações dramáticas que trazem à cena não só a música brasileira que fala de futebol, mas o movimento, a dança e a transposição das regras e idiossincrasias do futebol para o nosso cotidiano. Reflete, através do futebol, sobre a fragilidade humana diante da derrota e da vitória. Assim como escreveu o poeta Drummond: “Ganhar, perder, viver”.

Serviço
SAMBA FUTEBOL CLUBE

TEATRO UNIMED (223 lugares)

Alameda Santos, 2159 – Jardim Paulista

Bilheteria: De quinta a sábado, das 13h30 às 21h30. Domingos das 10h30 às 18h30

Vendas: www.eventim.com.br e (11) 4020.0084

Quinta, sexta e sábado às 21h | Domingo às 18h

Ingressos:

R$ 100 (plateia) | 50 (balcão)

*Apresentações com Libras toda quinta, dias 14, 21 e 28 de novembro*

Duração: 120 minutos

Classificação: 12 anos

Gênero: musical

Temporada: até 01 de dezembro

Jaqueline Gomes

Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho com Pós em Marketing Digital Estratégico pela PUC-SP, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.

Facebook Instagram

28 respostas para “Samba Futebol Clube estreia em São Paulo”

  1. It is appropriate time to make some plans for the long run and it is time to be
    happy. I’ve read this post and if I could I desire to recommend you some
    fascinating things or tips. Maybe you can write next articles referring to this
    article. I want to learn even more things approximately it!

  2. Hello! I’m at work surfing around your blog from my new
    iphone 3gs! Just wanted to say I love reading through your
    blog and look forward to all your posts! Keep up the outstanding work!

  3. I think this is one of the most significant information for me.
    And i’m glad reading your article. But want to remark on some general things, The web site style is perfect, the articles is really nice : D.

    Good job, cheers

  4. Hello this is somewhat of off topic but I was wondering іf blogs use WYSІWYG
    editors or if you have to manually code wіth HTML. I’m starting a blog soon but
    have no coding knowledge so I wanted to get advice from sօmeone with experience.
    Any help would be greatly аppreⅽiated!

    My web-site … daftar sbobet bola

  5. Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wished to mention that I have truly enjoyed browsing your blog posts.
    After all I will be subscribing in your feed and I’m hoping you write
    again very soon!

  6. Pretty portion of content. I simply stumbled upon your
    web site and in accession capital to say that I get in fact enjoyed account
    your blog posts. Anyway I’ll be subscribing in your augment or even I achievement you get
    admission to constantly rapidly.

Deixe um comentário