Maicon Clenk: 15 anos da Companhia e espetáculos premiados


Créditos: Maringas Maciel


O Troféu Gralha Azul foi criado em 1974 para celebrar o talento dos artistas, a capacidade dos técnicos e a qualidade dos produtores teatrais do Paraná. A cerimônia de premiação da 39ª Edição do Troféu aconteceu no Teatro Guaíra em Curitiba e é a principal premiação do teatro no Estado do Paraná, realizada por uma parceria do Centro Cultural Teatro Guaíra e o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão no Estado do Paraná (SATED).

VIK – O Micro Espetáculo foi o vencedor do troféu “Melhor Espetáculo para Crianças“. Recebeu ainda o prêmio “Melhor Atriz para Crianças“, além de mais quatro indicações nas categorias dramaturgia, direção de espetáculo para crianças e figurino, todas assinadas pelo criador e diretor da obra Maicon Clenk, e “Melhor Iluminação” por Dani Regis.

O espetáculo da Clenk Company e sua linguagem chamada “Teatro Ilusionista” é um solo sem texto e com efeitos de ilusionismo interpretado por uma atriz portadora de nanismo e desta vez voltado especialmente para crianças. A Clenk estará completando 15 anos em 2020 e incluiu por diversas vezes portadores de nanismo em papeis de importância em seus espetáculos.

No discurso de agradecimento o diretor Maicon Clenk falou da relevância de premiações como o “Gralha Azul” e das dificuldades para um artista conquistar qualquer tipo de reconhecimento tanto dos colegas como do público. Relembrou que até os considerados gênios das artes foram tratados como inúteis por seus contemporâneos e dedicou o prêmio aos colegas que este ano, seja por falta de recursos, patrocínio, por não se enquadrem em editais ou qualquer outro meio, não conseguiram realizar seus trabalhos. “Quem é artista de alma sabe a angústia que é não poder exercer sua missão no planeta de forma digna e de acordo com seus valores” disse Clenk.

Créditos: Maringas Maciel

VIK é uma produção independente da Clenk Company e não recebeu patrocínio, incentivo privado ou do governo para a montagem. Segundo o diretor não existe um esforço do governo em estimular e explicar para as empresas que elas podem optar por apoiar companhias e que não custa nada para elas, pelo contrário, gera grandes benefícios. Sem o incentivo de políticas públicas é praticamente impossível sustentar qualquer projeto cultural hoje, sendo que o público ainda não vê valor suficiente e paga o mínimo necessário para cobrir os custos de uma montagem de qualidade, por mais simples que seja, além do fato de leis como meia entrada dificultarem as produções independentes.

Rodrigo Bueno

Formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, também é Fotógrafo Cultural pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 5 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Analista de Marketing Digital, Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.

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