Espetáculo “Uma Cena de Amor para Francis Bacon” estreia no Zoom


Créditos: Padu Cecconello


O grupo Manás Laboratório de Dramaturgia ensaiava sua peça de estreia na Oficina Cultural Oswald Andrade quando a pandemia da Covid-19 interrompeu os encontros físicos. O processo, mantido à distância via Zoom, acabou incorporando elementos do meio digital de tal forma que o espetáculo “Uma Cena de Amor para Francis Bacon” resultou em mais do que uma adaptação do teatro presencial para uma plataforma virtual: é uma obra criada na intersecção das duas linguagens.

As imagens do pintor britânico Francis Bacon foram o disparador para o texto original de Fernanda Zancopé. Movida pelo desejo de criar uma dramaturgia contemporânea, ela fundou com o ator Dante Passarelli o grupo, que reúne integrantes da última turma dirigida por Antunes Filho no Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), do Sesc Consolação. Além de Bacon, a peça também dialoga com a pop art e a estética de cineastas como a brasileira Ana Carolina e o sueco Roy Andersson.

Espetáculo "Uma Cena de Amor para Francis Bacon" estreia no Zoom
Créditos: Divulgação

A protagonista é uma artista plástica que, entre delírios, memórias e realidade, reflete sobre um relacionamento abusivo. “Desdobramos as personagens em dois planos, o da realidade e o da imaginação, e elas são interpretadas simultaneamente por atores e atrizes diferentes”, explica Fernanda, que, além de autora, atua como protagonista e dirige a peça em parceria com Dante. Ela explica que os recursos do Zoom reforçaram as inversões e manipulações – que caracterizam o chamado gaslighting – já presentes no texto do espetáculo, que trata também das projeções sobre o papel da mulher na sociedade, com temas como casamento e aborto. “Queremos discutir a questão do gênero”, resume.

As pinturas de Bacon também inspiram a partitura corporal dos atores, orientados pela preparadora Bia Miranda a partir da técnica Klauss Vianna, igualmente transposta para o meio audiovisual. “Nunca foi nosso objetivo substituir o teatro como ele é, mas oferecer uma alternativa para a experiência teatral neste momento”, diz o ator Leonardo Silva, que compõe o elenco com Luiza Válio e Pedro Ribeiro. O grupo, que planeja uma temporada nos palcos quando os teatros reabrirem após a pandemia, ressalta que o uso da tecnologia está definitivamente incorporado à obra e continuará em cena.

A temporada de Uma Cena de Amor para Francis Bacon vai de 30/6 a 15/8, às terças, quintas e sábados, sempre às 20h, na plataforma Zoom. Os ingressos, de contribuição consciente, podem ser adquiridos na Sympla.

Serviço
“UMA CENA DE AMOR PARA FRANCIS BACON” – TEMPORADA DIGITAL
De 30 de junho a 15 de agosto de 2020
Terças, quintas e sábados, sempre às 20h, na plataforma Zoom
Duração: 90 minutos
Classificação: 16 anos
Ingressos: contribuição consciente via Sympla, clique aqui!

Quer saber mais sobre Teatro? Clique aqui!

Rodrigo Bueno

Rodrigo Bueno

Fotógrafo formado pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 2 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.

Facebook Instagram

5 respostas para “Espetáculo “Uma Cena de Amor para Francis Bacon” estreia no Zoom”

  1. I ԝas very һappy to find thiѕ grеat site. Ι ᴡanted to thank you for your time due to this wonderful гead!!
    I definitely liқed eѵery ⅼittle bit օf it and i alѕo have you saved as ɑ favorite to see new tһings in your website.

    my web ρage … anal fucking

  2. Hеllo! I cοuld havе sworn I’νe beеn to thіѕ blog before ƅut aftеr checking tһrough sоme of tһe post I realized
    іt’s new to me. Anyhow, Ӏ’m defіnitely delighted І fߋund it and I’ll be bookmarking and checking ƅack frequently!

Deixe uma resposta