Teatro x Pandemia: os primeiros a fecharem e os últimos a retomarem


Créditos: Dhani Accioly Borges / Divulgação


Hoje é o dia Nacional do Teatro e, diferentemente dos outros anos, a data pode ser voltada para a reflexão a respeito dessa arte, que emociona e move tanta gente. Desde que a pandemia da Covid-19 começou, ficaram proibidos os espetáculos com aglomerações, inclusive o Teatro.

Esse acontecimento deixou, de repente, atores, produção e todas as pessoas que fazem um espetáculo acontecer, sem sua opção de sustento, além de ter obrigado uma parada repentina na rotina desses profissionais. Ao redor do mundo, até mesmo companhias grandes, como o Cirque du Soleil, estão enfrentando dificuldades para se manter até que a situação se normalize.

Isso também deixou uma certa insegurança a respeito de como será esse retorno, já que antes mesmo da pandemia, o hábito de ir a um Teatro já não era muito frequente. Como fazer com que as pessoas se sintam seguras em retornar? Ao redor do mundo, medidas têm sido pensadas e analisadas, com objetivo de incentivar a retomada desse hábito e a adesão de mais pessoas às salas de espetáculo.

Recentemente, alguns grupos de teatro estão encontrando alternativas para se manterem, como os espetáculos on-line, por exemplo. Com ingressos a preços em conta e sendo feitos em plataformas digitais, esse tipo de show tem atraído muito a atenção do público, que sente falta de ir a um auditório para conferir.

No Brasil, assim que a pandemia foi decretada, espetáculos como “Chaves – Um Tributo Musical”, que sairia em turnê, foi suspenso, “Donna Summer Musical” e “Silvio Santos Vem Aí” tiveram pouco tempo de apresentações. Já os musicais “Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolates” e “K-POP Dreams” sequer chegaram a estrear, mas evidentemente, fãs e elenco dessas produções estão aguardando ansiosamente a retomada.

Já que não temos o espaço físico para celebrar essa data, podemos apoiar os espetáculos on-line e torcer para que tudo volte ao normal o mais rápido possível, para que possamos assistir às peças de Teatro presencialmente, nos encontrar nesses momentos e dizer: VIDA LONGA AO TEATRO!

Aproveitamos para parabenizar os profissionais que fazem a magia dos palcos acontecer e desejar muita força, para que esse momento seja enfrentado da melhor forma possível!

Para saber mais sobre Teatro e Cultura, acesse o nosso site!

Nicole Gomez

Formada em Comunicação Social pela FMU, uma eterna sonhadora em busca dos meus objetivos. Amo Teatro musical e tenho a música como meu combustível. Determinação e foco são as palavras que me guiam.

Facebook Instagram

Deixe um comentário