5 propagandas que (com certeza) fizeram parte da sua infância


Ator Carlos Moreno em sua última aparição no comercial da BomBril | Créditos: Divulgação


Há propagandas que ficam na nossa memória e acabam virando até famosos bordões. Quem não se recorda do bordão: “Não é uma Brastemp“?! Tudo isso só é possível graças aos profissionais que misturam as vendas com a criatividade. São eles responsáveis por pensarem em como as marcas vão se comunicar com o público de uma forma inovadora/única.

A propaganda é a alma do negócio como todo mundo já sabe e, neste mês comemora-se o dia do Profissional de Propaganda que desde de antes da era da televisão e do rádio, já fazia parte da rotina das pessoas. Os primeiros a inserir propagandas foram os jornais em meados de 1800, ainda com gravuras e ilustrações.

Seja contando histórias engraçadas ou emocionantes. Sempre teremos uma propaganda que fica como um marco histórico. Pensando nisso, junto com Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda, listamos 5 propagandas que fizeram história:

• O primeiro Valisére a gente nunca esquece

5 propagandas que (com certeza) fizeram parte da sua infância
Foto da campanha – Créditos: Internet

Este foi um dos dois únicos comerciais a representar o Brasil no livro dos 100 melhores comerciais de todos os tempos de Bernice Kanner (1999), e faturou o Leão de Ouro, prêmio mais importante para a publicidade. E até hoje a frase “o primeiro a gente nunca esquece“, é usada. O termo faz menção ao primeiro sutiã.

• Bichinhos da Parmalat

5 propagandas que (com certeza) fizeram parte da sua infância
Comercial Mamíferos, veiculado em 1996 – Créditos: Divulgação

Foi em 1996, que a campanha do leite da Parmalat virou febre no Brasil. O take do comercial mostra várias crianças vestidas com roupas de animais bebendo leite, o jingle (música) ficou por muito tempo na mente das pessoas, além da frase “Tomou?” ficou na boca das pessoas por muito tempo. Com o vídeo foi lançado a campanha que ao comprar o leite e juntar cupons poderia adquirir os bichinhos de pelúcia da campanha. Isso levou pais, do Brasil inteiro, na corrida para adquirir e colecionar os exemplares. Além de todos os bebês nascidos nessa época terem fotos fantasiados de animais.

• Comercial do Bombril

5 propagandas que (com certeza) fizeram parte da sua infância
Ator Carlos Moreno em sua última aparição no comercial da BomBril – Créditos: Divulgação

Marco na história dos comerciais, mais de 1000 takes foram gravados com o ator Carlos Moreno, que por mais de três décadas foi o garoto propaganda da Bombril, associando a rotina das pessoas com a marca. Isso lhe rendeu um record no Guiness Book em 1994 por ser o garoto propaganda mais longevo do mundo da publicidade. A frase “mil e uma utilidades” continua no nosso cotidiano, mesmo após o ator se despedir oficialmente em 2011 do posto, ele continua associado à marca na memória dos brasileiros.

• Pôneis Malditos

5 propagandas que (com certeza) fizeram parte da sua infância
Comercial: Pôneis Malditos – Créditos: Divulgação

A Nissan, em 2012, criou uma propaganda “chiclete“, com direito a várias versões. A música até hoje ficou no imaginário das pessoas. Ele associava a potência do novo carro à cavalos enquanto os concorrentes possuíam “pôneis malditos“, além do jingle marcante, os pôneis do comercial eram no formato de animações, também caindo no gosto das crianças da época.

Folha de S. Paulo

5 propagandas que (com certeza) fizeram parte da sua infância
Imagem do vídeo da propaganda da Folha de S. Paulo – Créditos: Divulgação

Um comercial que marcou o mundo publicitário e atingiu a todas as pessoas levando-as a reflexão foi propagado em 1987, e até hoje é referência nas aulas de publicidade e história. A narração tem feitos muitos bons de uma pessoa, que no final revela-se ser o ditador alemão Adolf Hitler. A estratégia foi justamente pensada na mensagem que eles queriam passar com a propaganda “É possível contar um monte de mentiras dizendo apenas verdades“. Com isso o jornal consolidava se como uma mídia de veracidade e informações reais.

Quer saber mais sobre Nostalgia? Clique aqui!

Jaqueline Gomes

Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho com Pós em Marketing Digital Estratégico pela PUC-SP, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.

Facebook Instagram

Deixe um comentário