Chez Claude marca retorno de Claude Troisgros à capital paulista


Créditos: Tati Frison


O renomado Chef franco carioca Claude Troisgros aterrissou em São Paulo na segunda quinzena de setembro, para inaugurar a filial paulista do restaurante “Chez Claude”, cuja matriz fica no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Localizado no Itaim Bibi, o local remete ao pé da letra à tradução da palavra francesa Chez (casa).

A priori, a inauguração estava prevista para o mês de abril, em função da pandemia, o Chez Claude SP abriu as portas em 16 de setembro. Estivemos no jantar no último dia 30 e podemos afirmar com todas as letras: Você realmente se sente na casa (tradução literária do francês Chez) de Claude Troisgois.

Chez Claude marca retorno de Claude Troisgois à capital paulista
Créditos: Tati Frison

Com ambiente descontraído e casual, o Chez Claude SP acolhe o público de forma única. Você se sente especial, desde o momento em que adentra o local. Seguindo rigorosamente os protocolos de segurança, a casa conta com álcool gel em todas as mesas, além de saquinho de papel para guardar a máscara enquanto degusta o perfeito menu.

Pedimos o couvert e ali tivemos uma pequena noção da quão maravilhosa seria a noite. Para beber, iniciamos a degustação com a cerveja Jeffrey, criada por Thomas Troisgros que leva cenoura, pimenta do reino e jiló no lugar dos lúpulos. O gostinho de pimenta no último gole faz toda a diferença.

Na sequência, partimos para a entrada e pedimos o maravilhoso Ravióli de Baroa com Pinoles. Para acompanhar, bebericamos o Drink Chez Claude SP feito com saquê, açúcar, suco de limão, espuma de lichia com wasabi e angostura e o Drink Maluco do Chef com um toque de pimenta que envolve metade da borda do copo.

Chegamos ao prato principal. Confesso que foi difícil escolher diante de tantos sabores e aromas. Optamos pelo clássico Saumon à L’oseille, símbolo da Maison Troisgros na França e uma forma de homenagear Sir Pierre Troisgros, que nos deixou no final de setembro, aos 92 anos. O salmão com azedinha foi criado por Pierre e é considerado sinônimo da nouvelle cuisine, tendo recebido três estrelas no Guia Michelin em 1968. Além do Saumon, pedimos o Risoto de Camarões trufados. Para degustar de olhos fechados, à cada garfada, você sente uma explosão de sabores com os croutons feitos com queijo que compõem o prato. A espuminha feita com azeite trufado dá um toque todo especial ao prato.

Chez Claude marca retorno de Claude Troisgois à capital paulista
Saumon à L’oseille | Créditos: Reprodução/Facebook
Chez Claude marca retorno de Claude Troisgois à capital paulista
Risoto | Créditos: Tati Frison

E para encerrar a noite com chave de ouro, como dito pelos atenciosos atendentes, pedimos as “provocações culinárias”, popularmente conhecidas como sobremesas. Fomos de Crepe Passion e Mil Folhas desconstruído de Framboesa. Com doce e azedinho na medida, as sobremesas brindaram a noite memorável que tivemos.

Chez Claude marca retorno de Claude Troisgois à capital paulista
Crepe de La Passion | Créditos: Tati Frison

Tendo os Chefs Thomas Troisgros (quarta geração da renomada família francesa e co-criador do conceito da casa) e Carol Albuquerque (ex-subchef do Maní e participante da primeira edição do reality Mestre do Sabor) no comando da cozinha, o Chez Claude SP marca o retorno do chef franco carioca à capital paulista após hiato de 26 anos.

Com cozinha aberta no centro do salão, o restaurante proporciona aos clientes uma experiência única. Lembrando que o cardápio pode ser visualizado manualmente ou através de QR Code disponível na mesa. Seja no almoço ou no jantar, o local é parada obrigatória para os amantes da alta gastronomia. Simplesmente impecável!

Chez Claude marca retorno de Claude Troisgois à capital paulista
Créditos: Divulgação

Além do Chez Claude SP, está previsto a abertura de novos empreendimentos no Quartier Troisgros, resultado da parceria criada com o empresário goiano Marcelo Guimarães.

Com atendimento impecável e culinária inigualável, o resultado não poderia ser outro. Até o início de dezembro, as reservas estão esgotadas. Mas você pode conferir datas e horários para reservar, confira aqui.

O Acesso Cultural, recomenda!

Serviço
Chez Claude SP
Rua Prof. Tamandaré Toledo, 25 – Itaim Bibi
Telefone: (11)3071-4228
Maiores informações: Troisgros Brasil

Andréia Bueno

Facebook Instagram

Deixe um comentário