Lucas e Gabrielli entram para o Guia Michelin


A equipe do Cepa após entrarem no Guia Michelin | Créditos: Divulgação


É com ousadia, criatividade e descontração que alguns restaurantes trazem à capital paulistana veracidade e leveza para o cenário gastronômico. E é com esta dedicação e autenticidade que o casal Lucas Dante e Gabrielli Fleming tocam o restaurante Cepa, na região do Tatuapé.

Aberto há pouco mais de um ano, a casa entrega uma cozinha de produto, baseada em matérias primas de qualidade, frescas e sazonais. O menu é trabalhado pelo chef semanalmente, com receitas autorais propostas com esmero sobre o ingrediente, com valorização e respeito, mantendo a integridade e sabor, executados de forma nada óbvia. “Atualizo o menu conforme recebo os ingredientes, normalmente uma vez por semana, buscando valorizar assim, muitos elementos que não precisam de tanta manipulação“, defende Lucas.

É tendência mundial prezar pelo pequeno, pelo regional e por propostas sustentáveis que valorizam elementos frescos e de qualidade. E na casa de Dante o tratamento não é diferente: produtos orgânicos, peixes e carnes sempre frescos, uma cozinha limpa, leve, que valoriza pequenos produtores e eleva o paladar do comensal.

Como o próprio nome diz, “Cepa” é, por definição, uma linhagem de microrganismos de uma mesma espécie. São algumas dessas cepas que nos ajudam na produção de itens do nosso cardápio, como os embutidos, os queijos, as conservas”. E é com esse olhar microscópico que o cozinheiro se aprofunda em todos os processos da casa.

Lucas Dante, nascido e criado na Zona Leste de São Paulo, vem de uma escola purista, adquirida através dos anos que trabalhou com o chef romano Marco Renzetti, da Fame Osteria, e do antigo Pettirosso. Gabrielli, que também passou pelo salão do casal Renzetti, passou a infância ajudando seus familiares na produção de salames, queijos e vinhos de colônia, no interior do Rio Grande do Sul. Após muito trabalho e pesquisa, o casal se uniu ao sócio Bruno Marques, dono da Premier Pescados, que faleceu menos de um ano após a abertura da casa. Em meio a tristeza e incertezas que emergiram da perda de Marques, além de sócio grande amigo do casal, Lucas e Gabi uniram forças e dedicação para manter o sonho vivo, ativo e operante. Após alguns meses de dificuldades, intensificados pela pandemia do coronavírus, o casal deu a volta por cima e conseguiu lotar a casa e retomar o devido reconhecimento e prestígio. Em setembro de 2020, o Cepa entrou para o prestigiado Guia Michelin 2020, na categoria Bib Gourmand, como a primeira casa da zona leste a entrar para o guia.

Quer saber mais sobre Gastronomia? Clique aqui!

Andréia Bueno

Facebook Instagram

Deixe um comentário