O Gambito da Rainha, a série que trouxe o xadrez de volta aos holofotes


Créditos: Divulgação/Netflix


Em outubro de 2020, O Gambito da Rainha, série de drama lançada com exclusividade na plataforma de streaming Netflix, direcionou os holofotes ao xadrez, um jogo que passava despercebido pela mídia mainstream – até agora.

Na trama da série, a protagonista Beth Harmon (Anya Taylor-Joy) vive em um orfanato e, enquanto lida com seus vícios e se habitua à sua nova realidade como órfã, encontra no xadrez um refúgio, além de descobrir que possui uma facilidade extraordinária para o jogo.

A narrativa aborda uma série de problemáticas, como o vício em substâncias e o machismo no cenário competitivo do esporte, que não está restrito à ficção, conforme apontado pela campeã brasileira de xadrez, Juliana Terao, durante entrevistas recentes.

Além dos questionamentos que a série levanta ao decorrer dos seus episódios, seu nome gera uma pergunta unânime entre os que não estão familiarizados com as estratégias do jogo: o que é um gambito?

Conforme dados disponíveis na plataforma Google Trends, houve um aumento de mais de 10.000% nas buscas dos termos “gambito”, “o que é gambito no xadrez”, “gambito significado”, “gambito xadrez” e “significado de gambito”, apenas para citar alguns exemplos no banco de dados do Brasil.

De acordo com a Oxford Langages, O gambito é uma “artimanha para vencer o adversário”. No xadrez, é uma jogada em que uma peça é sacrificada com o objetivo de conseguir alguma vantagem sobre o oponente. Esse tipo de jogada também é visto como uma forma de mexer com o psicológico do adversário.

O “gambito da rainha” é uma das formas de abrir uma partida de Xadrez. Esta, de forma simplificada, se inicia com o avanço do peão da rainha e pode resultar na perda de um peão por fins estratégicos. A jogada tem como uma de suas características liberar mais espaço para que o jogador que fez o gambito movimente suas peças.

Outro termo que sofreu um considerável aumento nas buscas após o lançamento da série foi “Xadrez”, que passou por alguns picos de até 80% em comparação com a média dos meses anteriores. Não dá para negar que a série despertou o interesse sobre o xadrez e pode até ser um incentivo para que o jogo seja jogado ou acompanhado por mais pessoas em todo o Brasil, mesmo que apenas algumas vezes.

Xadrez na atualidade

Engana-se quem pensa que o xadrez é um jogo antigo, deixado no passado.

O xadrez, assim como outros jogos de importância mundial, originou diversas formas de entretenimento, que fazem sucesso até hoje entre aqueles que acompanham esse nicho esportivo.

Quer saber mais sobre Séries? Clique aqui!

Rodrigo Bueno

Rodrigo Bueno

Fotógrafo formado pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 2 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.

Facebook Instagram

Deixe uma resposta