Primeira Websérie sobre o Festival de Parintins aborda de forma inédita os bastidores criativos do Festival


Marcos Moura | Créditos: Divulgação


Em mais uma iniciativa de difusão de conteúdo sobre o Festival de Parintins, os Bois Garantido e Caprichoso juntamente com Maná Produções produziram a Websérie o Raio-X do Festival de Parintins. O produto é destinado a estudantes da rede pública de ensino, Fundamental e Médio, e pode ser consumido também pelo o público em geral. A distribuição do material será via Centro de Mídias de Educação do Amazonas, sendo veiculadas no programa Saber+, durante seis quartas-feiras, no canal 20.4 (TV Tiradentes) às 10h, e com reprises às 15h e às 19h na TV Digital aberta, através da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, Seduc-AM.

De aspecto didático e de fácil compreensão a Websérie é narrada pela ótica de quem produz a festa, e revela o processo criativo de profissionais envolvidos dentro do espetáculo. Depoimentos que antes só se ouviam nos bastidores desmistifica como os artistas pensam e desenvolvem o conceito para os espetáculos do Festival de Parintins. Em formato de documentário de conteúdo socioeducacional a websérie envolve diversos profissionais da arte com: bailarinos, coreógrafos, compositores, musicistas, alegoristas, artistas plásticos, aderecistas, atores, teatrólogos, figurinistas e indumentaristas.

Juarez LIma | Créditos: Divulgação

Dividida em seis episódios a websérie traz explanações que abordam teorias e práticas dos profissionais que atuam no Festival Folclórico de Parintins há mais de 15 anos. Compõem o time de palestrantes: Irian Butel (profissional da dança e coreógrafa), Ericky Nakanome (Mestre em Belas Artes e Presidente do Conselho de Arte do Boi Bumbá Caprichoso), Marcos Moura (compositor, musicistas e produtor cultural, e músico do Boi Bumbá Garantido), Juarez Lima (alegorista, artista plástico e ferreiro), Chico Cardoso (Teatrólogo e diretor de espetáculos) e Tarcísio Gonzaga (figurinista e indumentarista).

O cronograma de exibições da série corresponde a um mês de difusão de conhecimento e inicia com o primeiro episódio no dia 21 de julho, e finaliza com o sexto episódio na semana em que é comemorado o Dia Nacional do Folclore.

Irian Butel | Créditos: Divulgação

No episódio 1, o profissional Ericky Nakanome, abordará como se dá o processo criativo da construção de um projeto de arena, bem como os alicerces das artes visuais;

O episódio 2, com a profissional Irian Butel, explanará o movimento e arte da dança dentro do espetáculo folclórico;

Já no episódio 3, o compositor Marcos Moura, explicará como desenvolve seu método de produção, composição e dos temas que aborda nas toadas de boi-bumbá;

Ericky Nakanome | Créditos: Divulgação

Para o episódio 4, o artista plástico Juarez Lima, vai ilustrar como acontece o processo de concepção alegórica bem como a parte robótica de movimentos;

Chegando no episódio 5, o teatrólogo Chico Cardoso, clarifica seu processo metodológico para a direção de um espetáculo bem como a teatralização humana no Festival;

Jair Ameida | Créditos: Divulgação

Finalizando com o episódio 6, Tarcísio Gonzaga explicará como desenvolve figurinos e indumentárias nas temáticas do espetáculo.

A série contou com incentivos fiscais da Lei de Incentivo à Cultura Federal (antiga Lei Rouanet) para o apoio da Uninorte, Universidade pertencente ao grupo Ser Educacional.

Andréia Bueno

Andréia Bueno

Apaixonada pelas artes em geral, ama registrar cada instante, seja no trabalho ou durante viagens. Já realizou entrevistas com artistas nacionais e internacionais para o Acesso Cultural. Adora conhecer novos lugares e culturas, tendo viajado por 14 países entre o continente europeu, africano e americano.

Facebook Instagram

Deixe uma resposta