Ana Beatriz Nogueira fala com exclusividade sobre o espetáculo “Um Dia a Menos”


Créditos: Cristina Granato


A atriz e produtora Ana Beatriz Nogueira, desembarca na capital paulista com o espetáculo “Um Dia A Menos” em curta temporada de quatro semanas no Teatro Renaissance. A peça é uma adaptação de Leonardo Netto, também diretor desta montagem, do conto homônimo de Clarice Lispector.

“Um Dia a Menos” é um dos últimos contos escritos por Clarice Lispector (1920-1977), já no ano de sua morte. O texto fala da solidão e dos muros que eventualmente levantamos, sem perceber, ao nosso redor.

Como que por um buraco de fechadura, acompanhamos a história desta mulher que é às vezes engraçada, às vezes patética, mas sempre de uma humanidade reconhecível por qualquer um. Uma mulher aparentemente normal, como muitas que vemos diariamente, conversando numa portaria, pagando uma conta num guichê de banco, comprando uma carne no supermercado.

Créditos: Cristina Granato

“O que mais me atrai neste texto é a humanidade da personagem criada pela autora. Esta personagem que tem como árdua a tarefa de atravessar um dia inteiro. De uma humanidade, repito, reconhecível por todos”, explica a atriz.

Conversamos com a polivalente Ana que revelou detalhes e curiosidades sobre o espetáculo, sua nova personagem na novela ” Um Lugar ao Sol” e como viveu durante o período em que teve que se resguardar em função da pandemia. Aperte o play e confira!

A MONTAGEM

Utilizando uma poltrona, uma mesa de apoio e um telefone, Ana Beatriz Nogueira nos faz, com seu trabalho, enxergar uma casa inteira. Para o diretor, Leonardo Netto, a economia de recursos foi uma escolha, um caminho para se chegar ao essencial do teatro: o ator e a ideia contida no texto, que este ator vem dividir com o público.

“Um Dia a Menos, além de um espetáculo, ouso dizer, complexo na sua simplicidade, é também uma reafirmação da crença no poder de comunicação do teatro que, se resiste há cinco mil anos e sobrevive a todas as crises, é porque pode abrir mão de tudo, menos do humano. Do elemento humano, do questionamento humano, do pensamento humano. Ainda temos muito o que entender sobre nós mesmos. Esperamos estar contribuindo de alguma forma.”, acredita o diretor, Leonardo Netto.

Serviço
‘UM DIA A MENOS’
LOCAL: Teatro Renaissance – Alameda Santos, 2233 – Jardim Paulista, SP | Tel: (11) 3069-2286.
HORÁRIOS: sábados às 17h30 e domingos às 20h30
INGRESSOS: R$70,00 e R$35 (meia)
HORÁRIO BILHETERIA: sexta, sábado e domingo, das 14h até o início do espetáculo
CAPACIDADE: 440 espectadores
DURAÇÃO: 50 min
GÊNERO: drama
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
TEMPORADA: até 19 de dezembro

Rodrigo Bueno

Formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, também é Fotógrafo Cultural pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 5 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Analista de Marketing Digital, Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.

Facebook Instagram

Deixe um comentário