Cantora e compositora Ina Magdala se inspira no período renascentista em novo single, “Chiaroscuro”
A cantora e compositora Ina Magdala, uma das principais revelações da nova MPB, começou o ano de 2022 cheia de novidades! Após ser confirmada como artista residente e curadora musical do bar Rabo di Galo, localizado no novíssimo Rosewood São Paulo, a cantora lança “Chiaroscuro”, seu quarto single pelo selo Alma Music. O videoclipe, que acompanha o lançamento da canção, está disponível no canal do Youtube da cantora.
Assim como nos lançamentos anteriores, Ina utiliza a arte na canção. A palavra “Chiaroscuro” vem do italiano, significa “luz e sombra” e é uma técnica de pintura instituída no período renascentista do século XV. A artista usa a expressão em sua composição para falar sobre a dualidade de sentimentos e dos contrastes que as emoções causam no íntimo do ser.
“‘Chiaroscuro’ é uma técnica que lida exatamente com contrastes marcantes entre sombra e luz, dois pontos extremos de um mesmo espectro. Usei então essa ideia como o motivo principal para expressar a dualidade desse sentimento, que também está presente em outras partes da música como ‘quadro pintado ao avesso’ e ‘terreno-aéreo arremesso”‘, revela a cantora.
Ina compôs a letra, melodia e harmonia básica no piano de sua casa. Após ter o esboço da canção, a artista levou o material para o estúdio da Alma Music, onde desenvolveu o restante das camadas sonoras. “A participação de músicos incríveis como o Alex Oliveira na guitarra, Junior Galante no trompete e Dedê Silva na bateria adicionou beleza e maestria para a faixa que agora tenho a felicidade em compartilhar com o mundo”, conta a artista.
Nas palavras de Ina, a canção é sobre “o comício do começo de recomeçar”. “‘Chiaroscuro’ é sobre esse debate interno que acontece quando nos deparamos com um novo sentimento em relação a outro alguém”, diz.
“Na minha perspectiva, esse conflito, o Chiaroscuro dos sentimentos, só se resolve quando percebemos que ‘certeza é não ter’, e que apenas através das experiências e da convivência vamos descobrindo a vida compartilhada”, completa a cantora.
O videoclipe da canção, dirigido por Dauto Galli, foi gravado no Jockey Club de São Paulo. Para este lançamento, Ina e Dauto – seu grande parceiro criativo – optaram pela estética ser totalmente em preto e branco.
“O nome e a energia da música fizeram ser incontestáveis as ideias de gravar em preto e branco e ter conceitos baseados em contrastes”, diz a compositora. Para Ina, todo profissional que participou trouxe a expertise e criatividade para o universo de “Chiaroscuro”.
E, por ter sido gravado no Jockey Club, a cantora teve a honra de ter a participação dos cavalos na produção. “Além do carinho que tenho por esses animais, cavalos são pra mim um símbolo de movimento, liberdade e força. Todas essas características necessárias para ir em direção à coragem de acreditar sem a garantia da certeza, uma das principais mensagens de ‘Chiaroscuro'”, relata.
O primeiro lançamento do ano vem logo atrás de “Meu Lar Tupiniquim”, single lançado em dezembro, que ultrapassou os 500 mil plays nas plataformas digitais já na segunda semana de janeiro. A faixa foi escrita durante o período em que a artista morava em Portugal e apresenta influências do samba, bossa nova e funk/soul americano, conceito desenvolvido por Ina em parceria com seu empresário e produtor musical Antonio Eudi, da Alma Music.