Lado a Lado lança documentário sobre sua mentoria para impulsionar pequenos negócios de gastronomia


Créditos: Nimboo’s


Bairro multicultural e polo gastronômico de SP, o Bom Retiro foi foco do Lado a Lado, um Programa de mapeamento e mentoria de iniciativas socioculturais que visa transformar e desenvolver pequenos negócios e comunidades. E o resultado desse trabalho, que aconteceu ao longo de 2021, pode ser conferido em um documentário que está disponível online e gratuitamente até o dia 31 de maio de 2022, após lançamento presencial para plateia com mais de 200 pessoas na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

O média-metragem tem uma versão com Libras, legenda descritiva e audiodescrição. Ele também será disponibilizado em DVD para escolas, bibliotecas públicas e secretarias estaduais e municipais de Cultura e ficará disponível no canal do YouTube do Programa Lado a Lado. O documentário é uma realização da 3 Apitos em parceria com a Nimboo’s Filmes. O Lado a Lado foi realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Ticket.

Com a missão de contribuir para a valorização e a profissionalização da Cultura no país, o Programa escolheu o Bom Retiro para receber a sua primeira edição – ao lado do município de Porto Feliz (SP). Isso porque a região abriga uma enorme diversidade de estabelecimentos gastronômicos comandados por imigrantes de diversas origens, como coreanos, bolivianos, judeus, gregos, colombianos e árabes. Além disso, possui a proporção mais alta de equipamentos culturais por habitante na cidade.

“Acreditamos que as pessoas já têm, dentro de si, a capacidade de se desenvolver. Às vezes, o que falta é só uma ferramenta específica, um outro olhar ou ter tempo mesmo para pensar de forma estratégica nos negócios e sonhos de quem empreende”, comenta Flávia Paschoalin, idealizadora do Lado a Lado, sobre a importância dessa mentoria.

O documentário cria um panorama do trabalho feito pelo Lado a Lado com os pequenos empreendedores da região. Tudo começou com o mapeamento dos restaurantes e outros estabelecimentos que trabalham com a venda de alimentos e bebidas no bairro. Foram identificados mais de 50 negócios, e 25 deles responderam uma pesquisa quantitativa que forneceu mais informações sobre o perfil gastronômico da região.

A pesquisa identificou que a maior parte dos estabelecimentos funciona na Rua Três Rios; 68% dos negócios são liderados por mulheres; 88% têm, em média, quatro colaboradores; e a maioria dos empreendimentos funciona na região há mais de 5 anos (48% deles têm mais de 10 anos). Assista ao vídeo do mapeamento Lado a Lado para conhecer outras descobertas da ação.

Em seguida, a equipe do Lado a Lado selecionou seis pequenos negócios de gastronomia para participar do Programa ao longo de 2021, que contou com oficinas coletivas e mentorias individuais. Como o Programa aconteceu em um momento mais turbulento da pandemia de Covid-19, quando os estabelecimentos não podiam sequer abrir seus salões na fase Vermelha do Plano São Paulo, as atividades aconteceram online ou presenciais seguindo rígidos protocolos para garantir a segurança de todos. E as mudanças e desafios trazidos por esse momento também podem ser conferidos no documentário.

Créditos: Nimboo’s

Os participantes receberam orientações sobre práticas de gestão de negócios, ferramentas de marketing e divulgação; gestão financeira; relacionamento com os colaboradores e o público; implementação de ferramentas de gestão mais eficientes; entre muitos outros conhecimentos.

O filme reúne depoimentos da equipe de mentoria do Lado a Lado e dos empreendedores que participaram do Programa – sobretudo sobre as muitas dificuldades trazidas pela pandemia, a experiência de participar do LAL e as inovações que conseguiram incorporar em seus negócios.

O Lado a Lado (LAL) é um Programa que mapeia iniciativas socioculturais, oferece mentoria para suas lideranças e acompanha sua evolução. O objetivo é potencializar habilidades, otimizar modelos de gestão e promover desenvolvimento de negócios e comunidades.

Desde o começo do trabalho, a iniciativa busca olhar bem de perto para cada líder – quem são, quais são seus desafios e sonhos. Eles estão no centro da atuação do Programa. O Lado a Lado foi idealizado pela 3 Apitos a partir da percepção de que o Programa pode ser ponte e apoio para que iniciativas muito legais alcancem seus objetivos. As primeiras edições da mentoria aconteceram no bairro do Bom Retiro na capital paulista e no município de Porto Feliz (SP), que contou também com um documentário.

Créditos: Nimboo’s

Para mais informações sobre o Programa, acesse os canais do LAL: o site, o perfil no Instagram e o canal no YouTube.

Saiba mais sobre as iniciativas gastronômicas que participaram do Programa e do documentário:

Café Colombiano: espaço intimista com cafés especiais e guloseimas.
Dabok Factory: fábrica (especializada em tok) e restaurante coreano.
● Emporium Brasil Israel: casa tradicional de produtos judaicos.
● MilkShake Mix Bom Retiro: Sorveteria.
● Pasteluz: Pastelaria.
Prato Grego: Restaurante grego.

FICHA TÉCNICA:

Lado a Lado | Bom Retiro
– Concepção do Programa: Flávia Paschoalin | 3 Apitos
– Coordenadores de produção: Flávia Paschoalin, Leonardo Birche
– Coordenadora de metodologia e de mapeamento: Marina Lourenço
– Facilitadores: André Dib de Seixas, Camila Melo
– Especialista em negócios da gastronomia: Heloísa Mader

Documentário Lado a Lado | Bom Retiro
– Direção e produção: Daniel Barosa e Nikolas Maciel | Nimboo’s
– Cinematografia: Daniel Barosa, Nikolas Maciel e Nick Gomes
– Montagem: Daniel Camargo de Souza Ferreira
– Assistente de Montagem: Lucian Fernandes
– Ilustrações: Lucas Fontana
– Animações: André Alonso Mello
– Duração: 31 minutos e 26 segundos
– Restaurantes participantes: Café Colombiano, MilkShake Mix Bom Retiro, Dabok Factory, Prato Grego, Emporium Brasil Israel, Pasteluz.
– Lei Federal de Incentivo à Cultura
– Patrocínio: Ticket Edenred
– Apoio: Poiesis Gestão Cultural, Oficina Cultural Oswald de Andrade e Governo do Estado de São Paulo
– Produção audiovisual: Nimboo’s
– Realização: 3 Apitos, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal

 

Rodrigo Bueno

Formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, também é Fotógrafo Cultural pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 5 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Analista de Marketing Digital, Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.

Facebook Instagram

Deixe um comentário