Leonel lança “Quem Poderá?”


Créditos: Divulgação


Uma bossa sobre as incertezas e os caminhos tortuosos do amor, “Quem Poderá?” de Leonel, é uma canção de dois caminhos que utiliza o mar, com sua enorme complexidade, como força temática para discutir o afeto.

A música trabalha encima das metáforas com o mar, o vento e o carnaval, apontando para esse ato inicial de se jogar ao desconhecido, mais ou menos como se faz no início de um relacionamento qualquer. Há nesse momento, um certo pulo ás cegas, de quem projeta seus sentimentos, questões e expectativas em outra pessoa e não sabe qual duração, intensidade ou forma daquilo que virá.

As águas brutas de um oceano, seus ventos e naufrágios, são parte do imaginário caótico que a canção visa criar com as suas metáforas, regatando essa comparação primeira entre o mar e o ato de amar.

Os dois caminhos apresentados pela música, a bossa mais clássica e um lado mais irreverente e descompromissado, trazem uma visão fatalista em contraste com outra mais jocosa; de fato, o mundo dos afetos pode soar como o fim do mundo ou uma grande piada, a depender de quem observa. A base de bateria, baixo acústico e piano tocada por músicos de jazz da cena de Salvador, como Luã Almeida, Nino Bezerra e Beto Martins, cria uma cama suave e elegante que é contraposta pela intenção irreverente dos estalos de dedo, claves de língua e a guitarra distorcida e esquisita.

Gravada em estúdio e home studio, a canção carrega consigo esses dois elementos aparentemente contrastantes que resultam num som original, potente e que versa sobre o aspecto conturbado e revolto dos relacionamentos, cada vez mais dinâmicos e complexos.

Leina Mara

Formada em Letras na Universidade Federal do Ceará, apaixonada por cultura italiana, tv, teatro e música. Valoriza as pequenas coisas, momentos com os amigos e sonha em viajar pelo mundo.

Facebook Instagram

Deixe um comentário