Rá-Tim-Bum, o Castelo inclui espetáculo inédito de projeção mapeada na programação




Pela primeira vez,  um evento de entretenimento brasileiro utiliza esse tipo de tecnologia

Por Redação

A partir do dia 1º de julho, Rá-Tim-Bum, o Castelo ganha mais uma atração especial: na fachada do Castelo, será exibida gratuitamente uma projeção mapeada que promete emocionar e encantar a todos os visitantes do Memorial da América Latina.

Foto: Divulgação
O espetáculo de luz e magia, que terá aproximadamente 10 minutos – a maior duração já registrada para este tipo de intervenção – exibirá trechos de alguns episódios do programa. É a primeira vez que um evento de entretenimento brasileiro incorpora esse tipo de tecnologia à sua programação.

Inspirado em shows de luzes apresentados em grandes parques do mundo, o vídeo mapping de Rá-Tim-Bum, o Castelo contará com diversos efeitos especiais. As apresentações serão sempre aos sábados e domingos, às 19h30 e 21h. 

Foto: Divulgação


Teatro

Além da projeção mapeada, o “Espetáculo Rá-Tim-Bum, o Castelo” contará também com apresentações teatrais gratuitas. Esquetes temáticas recriarão alguns episódios e contarão histórias sobre os personagens do seriado em nove espetáculos diários, aos sábados e domingos.

Programação:

10h30 – “Tchau não, até amanhã!” (15 min) 
11h30 – “Quem é quem por aqui?” (15 min)
12h30 – “O dono do Castelo” (15 min)
13h30 – “Qual o seu planeta de origem e Zula, a menina azul” (20 min)
14h30 – “Tchau não, até amanhã!”
15h30 – “O dono do Castelo”
16h30 – “Qual o seu planeta de origem e Zula, a menina azul”
17h30 – “Quem é quem por aqui”
18h30 – “Morgana”

O “Espetáculo Rá-Tim-Bum, o Castelo” é um projeto aprovado no Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e conta com os patrocínios da Jundiá Sorvetes, Wickbold e Apsen Farmacêutica.

Exposição

Rá-Tim-Bum, o Castelo é um projeto idealizado pela Fundação Memorial da América Latina e pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a TV Cultura e a Caselúdico, em comemoração aos 28 anos da Fundação.

Sucesso de público na primeira temporada, o projeto foi prorrogado e fica em cartaz até 30 de setembro. Os ingressos (valores: R$ 20,00 e, meia-entrada, R$10,00) estão à venda pelo site www.ratimbumocastelo.com.br e na bilheteria do Memorial, que funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos finais de semana e feriados, das 10h às 20h.

Serviço
Espetáculo Rá-Tim-Bum, o Castelo
Data: sábados e domingos, até 30 de setembro de 2017
Horários: Projeções – 19h30 e 21h | Teatro – 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30 e 18h30
Local: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Gratuito
Classificação livre

Rá-Tim-Bum, o Castelo anuncia novas atrações gratuitas para a segunda temporada




Visitantes poderão se divertir com espetáculos teatrais e de projeções

Por Redação

Rá-Tim-Bum, o Castelo, projeto idealizado pela Fundação Memorial da América Latina e pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a TV Cultura e a Caselúdico, acaba de ser prorrogado por mais três meses. O público terá até 30 de setembro para visitar o Castelo, abrangendo o período das férias escolares de julho.

Foto: Daniela Agostini
Além de conhecer os 22 ambientes que reproduzem com o máximo de fidelidade o desenho original do seriado, os visitantes também poderão se divertir nessa segunda temporada do evento com espetáculos de teatro e projeções gratuitos na Praça da Sombra, onde o Castelo foi construído.

“O público pediu e nós não só prorrogamos a exposição como também preparamos diversas novidades para essa segunda temporada, todas gratuitas e abertas para os visitantes do Memorial. O passeio ficará ainda mais completo e divertido. Esperamos por todos!”, diz o presidente do Memorial, Irineu Ferraz.

Teatro – “Espetáculo Rá-Tim-Bum, o Castelo” entra em cartaz, aos sábados e domingos, a partir de 1º de julho. Em um palco montado na marquise do Pavilhão da Criatividade, ao lado do Castelo, a Companhia dos Reis apresentará esquetes temáticas, que recriarão alguns episódios e contarão histórias sobre os personagens do seriado. O público poderá interagir com o elenco.

Serão 9 apresentações por dia:

10h30 – “Tchau não, até amanhã!” (15 min) 
11h30 – “Quem é quem por aqui?” (15 min)
12h30 – “O dono do Castelo” (15 min)
13h30 – “Qual o seu planeta de origem e Zula, a menina azul” (20 min)
14h30 – “Tchau não, até amanhã!”
15h30 – “O dono do Castelo”
16h30 – “Qual o seu planeta de origem e Zula, a menina azul”
17h30 – “Quem é quem por aqui”
18h30 – “Morgana”

Video Mapping Para encerrar o dia, às 19h30 e às 21h dos sábados e domingos (a partir de 1º de julho), um espetáculo de luz e magia toma conta da fachada do Castelo.

Com aproximadamente 7 minutos e inspirado em shows de luzes apresentados em grandes parques do mundo, o vídeo mapping de Rá-Tim-Bum, o Castelo contará com diversos efeitos especiais e exibirá trechos de alguns episódios do programa.  

O “Espetáculo Rá-Tim-Bum, o Castelo”, que conta com as esquetes teatrais e o vídeo mapping, é um projeto aprovado no Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e conta com os patrocínios da Jundiá Sorvetes, Wickbold e Apsen Farmacêutica.

Foto: Daniela Agostini

Exposição – Rá-Tim-Bum, o Castelo continua recebendo visitas de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Memorial, que fica em frente ao Castelo, e também pelo site www.ratimbumocastelo.com.br. O valor permanece R$ 20,00 (meia-entrada, R$ 10).

Serviço
Rá-Tim-Bum, o Castelo
Data: Até 30 de setembro de 2017
Local: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Visitações: Terça a sexta-feira, das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h
Ingressos: Bilheteria do Memorial ou www.ratimbumocastelo.com.br 
Funcionamento da bilheteria: Terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h
Classificação livre

Especial: Rá – Tim – Bum, O Castelo! Caipora – Do Folclore para o Castelo




Por colaborador Jurandir Vicari

Caipora é uma famosa personagem do folclore brasileiro. É invocada sempre que alguém assobia. Sempre animalesca, possui um estômago quase furado, comendo de tudo que pode quando proporcionada a chance. Conhecedora de muitas histórias indígenas ,gosta de contá-las para as crianças, mas como não conhece muitos costumes da cidade, chega a ser um tanto inconveniente às vezes. Entretanto, para poder se livrar dela, só se você conseguir adivinhar a palavra secreta que ela escolheu. Infelizmente, ela sempre acaba dando pistas demais e os meninos conseguem devolvê-la para as matas.
 
Reprodução / Internet

Quem deu vida a essa personagem mítica foi a atriz:  Patrícia Gasppar. Nascida em Belo Horizonte, MG. Começou a trabalhar em televisão aos 10 anos, na TV Cultura em SP , onde apresentava ao lado do pai, o jornalista Carlos Gaspar, o programa Brasil, esse desconhecido. Teve formação em dança clássica e contemporânea, canto e cursou a EAD (Escola de Arte Dramática – USP / SP) se profissionalizando como atriz em 1984. Desde então já atuou em 29 espetáculos teatrais, 2 novelas, 1 seriado, dirigiu 2 espetáculos, participou de 5 programas de televisão. É também roteirista e professora de interpretação. Curiosidade: fez parte do elenco de Chiquititas e atualmente trabalha na série Máximo & Confúcio como a personagem   Biloca Jacarandá também na TV Cultura.
 
Reprodução / Internet

E se você é fã do Castelo Rá Tim-Bum, já deve saber que o Memorial da América Latina
construiu uma réplica do Castelo Rá Tim-Bum, aberta para visitação do
público desde o dia 31 de março. Com uma área de 700m², a exposição
Rá-Tim-Bum, o Castelo reproduz com fidelidade o desenho original do
seriado, tanto no lado externo, com uma torre com 15 metros de altura,
bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento, quanto no interior,
com o intuito de fazer o público se sentir dentro do programa da TV. Não
perca mais essa oportunidade de visitar esse castelo mágico que foi
grande sucesso em 2014 no MIS.


Serviço
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde:
Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 –
Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Especial: Rá – Tim – Bum, O Castelo! Etevaldo – O menino que vivia nas estrelas




Por colaborador Jurandir Vicari

Etevaldo é um garoto alienígena que conhece o Doutor Victor há muitos anos. E em uma de suas visitas a ele acabou se encontrando com o pessoal do castelo e causando um grande espanto. Após ler um dicionário inteiro em questão de segundos, ele dominou o idioma humano e ficou amigo dos demais, embora continue cometendo alguns erros de português. Um tanto ingênuo sobre costumes terrestres, mas sempre brincalhão e divertido, vem visitar o castelo com frequência, entrando via teleporte direto de sua nave espacial. Seu nome, Etevaldo, foi dado por Zeca, já que seu nome mesmo, no idioma de seu planeta natal, ninguém consegue pronunciar.

 
Reprodução / Internet

O saudoso ator, Wagner Bello, que deu vida ao personagem foi viver entre as estrelas, conforme explicado em um dos episódios, uma vez que faleceu 3 meses após a estreia da série, vindo a ser substituído neste episódio pela atriz Siomara Schroder, amiga do ator que interpretou a irmã do extraterrestre, a Etecetera.
 
Reprodução / Internet 
Uma
curiosidade: Wagner era um exímio maquiador, dedicando sua carreira a
ensinar os mistérios da maquiagem teatral. Considerado um excelente e
exigente professor de maquiagem da Fundação das Artes e Ofícios de são
Caetano de Sul, pôde dividir seus conhecimentos, na arte de transformar
rostos, com maestria.  
 
Reprodução / Internet
 
E se você é fã do Castelo Rá Tim-Bum, já deve saber que o Memorial da América Latina construiu uma réplica do Castelo Rá Tim-Bum, aberta para visitação do público desde o dia 31 de março. Com uma área de 700m², a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo reproduz com fidelidade o desenho original do seriado, tanto no lado externo, com uma torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento, quanto no interior, com o intuito de fazer o público se sentir dentro do programa da TV. Não perca mais essa oportunidade de visitar esse castelo mágico que foi grande sucesso em 2014 no MIS.

Serviço
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Especial: Rá – Tim – Bum, O Castelo! Bongô – O Entregador de Pizza que você respeita




Por colaborador Jurandir Vicari

Bongô, é um jovem negro, fã de música e dança. Ele é o entregador de pizza que se encarrega de entregar pessoalmente as pizzas no castelo, dada sua amizade com os moradores e principalmente com Nino. Sempre de bom humor e de alegria contagiante, soltando suas expressões únicas como “Eu sou elástico mas não sou de plástico!” ou “E fica tudo purpurina!”. É filho único de dois fazendeiros que moram no interior, estuda e mora na cidade grande e possui um medo imenso da Morgana, mesmo sabendo que é uma bruxa muito bondosa.


Reprodução / Internet


O Interprete de Bongô, é o ator: Eduardo Silva, que apesar de seus inúmeros papeis na TV, cinema e teatro, também e biólogo e deu aulas da matéria, de 1993 a 2002 no sistema Anglo de Ensino.


Reprodução / Internet


E se você é fã do Castelo Rá Tim-Bum, já deve saber que O Memorial da América Latina construiu uma réplica do Castelo Rá Tim-Bum, aberta para visitação do público desde o dia 31 de março. Com uma área de 700m², a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo reproduz com fidelidade o desenho original do seriado, tanto no lado externo, com uma torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento, quanto no interior, com o intuito de fazer o público se sentir dentro do programa da TV. Não perca mais essa oportunidade de visitar esse castelo mágico que foi grande sucesso em 2014 no MIS.


Serviço
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Especial: Rá – Tim – Bum, O Castelo! Gato Pintado – O Bibliotecário que você respeita passando pela sua timeline




Por colaborador Jurandir Vicari

Algumas vezes as crianças precisam de uma “forcinha” para adquirir certos hábitos saudáveis como largar o celular e praticar algum exercício ou criar o costume de ler. Para isso os pais tem que recorrer a algum personagem e na minha época tinha o culto: GATO PINTADO do Castelo Rá-Tim-Bum.

Reprodução / Internet

Apaixonado pela arte escrita, costuma passar seu tempo lendo os livros que tanto gosta ou contando os mesmos na biblioteca de forma rígida. Quando alguém quer um livro, deve consultar com ele, pois nosso querido Gato tem um controle de quem pode ou não tirar os mesmos de lá. De acordo com ele, existem 1005 livros na biblioteca no começo da série. Imagina que loucura se ele encontra-se com a Bela, da Bela e a Fera ? Outra leitora contumaz.

A voz do Gato Pintado é do ator: Fernando Gomes e ele é responsável por tornar minha infância feliz desde o programa Bambalalão. Além do gato ele também fazia as vozes e manipulação do Relógio e Fura-Bolo no Castelo Rá Tim Bum.

Reprodução / Internet

E se você é fã do Castelo Rá Tim-Bum, já deve saber que O Memorial da América Latina construiu uma réplica do Castelo com a exposição que está aberta para visitação do público desde o  dia 31 de março. Com uma área de 700m², a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo reproduz com fidelidade o desenho original do seriado, tanto no lado externo, com uma torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento, quanto no interior, com o intuito de fazer o público se sentir dentro do programa da TV. Não perca mais essa oportunidade de visitar esse castelo mágico que foi grande sucesso em 2014 no MIS.

Serviço:
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15

Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda