Especial: Rá – Tim – Bum, O Castelo! Caipora – Do Folclore para o Castelo




Por colaborador Jurandir Vicari

Caipora é uma famosa personagem do folclore brasileiro. É invocada sempre que alguém assobia. Sempre animalesca, possui um estômago quase furado, comendo de tudo que pode quando proporcionada a chance. Conhecedora de muitas histórias indígenas ,gosta de contá-las para as crianças, mas como não conhece muitos costumes da cidade, chega a ser um tanto inconveniente às vezes. Entretanto, para poder se livrar dela, só se você conseguir adivinhar a palavra secreta que ela escolheu. Infelizmente, ela sempre acaba dando pistas demais e os meninos conseguem devolvê-la para as matas.
 
Reprodução / Internet

Quem deu vida a essa personagem mítica foi a atriz:  Patrícia Gasppar. Nascida em Belo Horizonte, MG. Começou a trabalhar em televisão aos 10 anos, na TV Cultura em SP , onde apresentava ao lado do pai, o jornalista Carlos Gaspar, o programa Brasil, esse desconhecido. Teve formação em dança clássica e contemporânea, canto e cursou a EAD (Escola de Arte Dramática – USP / SP) se profissionalizando como atriz em 1984. Desde então já atuou em 29 espetáculos teatrais, 2 novelas, 1 seriado, dirigiu 2 espetáculos, participou de 5 programas de televisão. É também roteirista e professora de interpretação. Curiosidade: fez parte do elenco de Chiquititas e atualmente trabalha na série Máximo & Confúcio como a personagem   Biloca Jacarandá também na TV Cultura.
 
Reprodução / Internet

E se você é fã do Castelo Rá Tim-Bum, já deve saber que o Memorial da América Latina
construiu uma réplica do Castelo Rá Tim-Bum, aberta para visitação do
público desde o dia 31 de março. Com uma área de 700m², a exposição
Rá-Tim-Bum, o Castelo reproduz com fidelidade o desenho original do
seriado, tanto no lado externo, com uma torre com 15 metros de altura,
bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento, quanto no interior,
com o intuito de fazer o público se sentir dentro do programa da TV. Não
perca mais essa oportunidade de visitar esse castelo mágico que foi
grande sucesso em 2014 no MIS.


Serviço
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde:
Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 –
Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Especial: Rá – Tim – Bum, O Castelo! Etevaldo – O menino que vivia nas estrelas




Por colaborador Jurandir Vicari

Etevaldo é um garoto alienígena que conhece o Doutor Victor há muitos anos. E em uma de suas visitas a ele acabou se encontrando com o pessoal do castelo e causando um grande espanto. Após ler um dicionário inteiro em questão de segundos, ele dominou o idioma humano e ficou amigo dos demais, embora continue cometendo alguns erros de português. Um tanto ingênuo sobre costumes terrestres, mas sempre brincalhão e divertido, vem visitar o castelo com frequência, entrando via teleporte direto de sua nave espacial. Seu nome, Etevaldo, foi dado por Zeca, já que seu nome mesmo, no idioma de seu planeta natal, ninguém consegue pronunciar.

 
Reprodução / Internet

O saudoso ator, Wagner Bello, que deu vida ao personagem foi viver entre as estrelas, conforme explicado em um dos episódios, uma vez que faleceu 3 meses após a estreia da série, vindo a ser substituído neste episódio pela atriz Siomara Schroder, amiga do ator que interpretou a irmã do extraterrestre, a Etecetera.
 
Reprodução / Internet 
Uma
curiosidade: Wagner era um exímio maquiador, dedicando sua carreira a
ensinar os mistérios da maquiagem teatral. Considerado um excelente e
exigente professor de maquiagem da Fundação das Artes e Ofícios de são
Caetano de Sul, pôde dividir seus conhecimentos, na arte de transformar
rostos, com maestria.  
 
Reprodução / Internet
 
E se você é fã do Castelo Rá Tim-Bum, já deve saber que o Memorial da América Latina construiu uma réplica do Castelo Rá Tim-Bum, aberta para visitação do público desde o dia 31 de março. Com uma área de 700m², a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo reproduz com fidelidade o desenho original do seriado, tanto no lado externo, com uma torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento, quanto no interior, com o intuito de fazer o público se sentir dentro do programa da TV. Não perca mais essa oportunidade de visitar esse castelo mágico que foi grande sucesso em 2014 no MIS.

Serviço
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Especial: Rá – Tim – Bum, O Castelo! Bongô – O Entregador de Pizza que você respeita




Por colaborador Jurandir Vicari

Bongô, é um jovem negro, fã de música e dança. Ele é o entregador de pizza que se encarrega de entregar pessoalmente as pizzas no castelo, dada sua amizade com os moradores e principalmente com Nino. Sempre de bom humor e de alegria contagiante, soltando suas expressões únicas como “Eu sou elástico mas não sou de plástico!” ou “E fica tudo purpurina!”. É filho único de dois fazendeiros que moram no interior, estuda e mora na cidade grande e possui um medo imenso da Morgana, mesmo sabendo que é uma bruxa muito bondosa.


Reprodução / Internet


O Interprete de Bongô, é o ator: Eduardo Silva, que apesar de seus inúmeros papeis na TV, cinema e teatro, também e biólogo e deu aulas da matéria, de 1993 a 2002 no sistema Anglo de Ensino.


Reprodução / Internet


E se você é fã do Castelo Rá Tim-Bum, já deve saber que O Memorial da América Latina construiu uma réplica do Castelo Rá Tim-Bum, aberta para visitação do público desde o dia 31 de março. Com uma área de 700m², a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo reproduz com fidelidade o desenho original do seriado, tanto no lado externo, com uma torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento, quanto no interior, com o intuito de fazer o público se sentir dentro do programa da TV. Não perca mais essa oportunidade de visitar esse castelo mágico que foi grande sucesso em 2014 no MIS.


Serviço
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Especial: Rá – Tim – Bum, O Castelo! Gato Pintado – O Bibliotecário que você respeita passando pela sua timeline




Por colaborador Jurandir Vicari

Algumas vezes as crianças precisam de uma “forcinha” para adquirir certos hábitos saudáveis como largar o celular e praticar algum exercício ou criar o costume de ler. Para isso os pais tem que recorrer a algum personagem e na minha época tinha o culto: GATO PINTADO do Castelo Rá-Tim-Bum.

Reprodução / Internet

Apaixonado pela arte escrita, costuma passar seu tempo lendo os livros que tanto gosta ou contando os mesmos na biblioteca de forma rígida. Quando alguém quer um livro, deve consultar com ele, pois nosso querido Gato tem um controle de quem pode ou não tirar os mesmos de lá. De acordo com ele, existem 1005 livros na biblioteca no começo da série. Imagina que loucura se ele encontra-se com a Bela, da Bela e a Fera ? Outra leitora contumaz.

A voz do Gato Pintado é do ator: Fernando Gomes e ele é responsável por tornar minha infância feliz desde o programa Bambalalão. Além do gato ele também fazia as vozes e manipulação do Relógio e Fura-Bolo no Castelo Rá Tim Bum.

Reprodução / Internet

E se você é fã do Castelo Rá Tim-Bum, já deve saber que O Memorial da América Latina construiu uma réplica do Castelo com a exposição que está aberta para visitação do público desde o  dia 31 de março. Com uma área de 700m², a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo reproduz com fidelidade o desenho original do seriado, tanto no lado externo, com uma torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento, quanto no interior, com o intuito de fazer o público se sentir dentro do programa da TV. Não perca mais essa oportunidade de visitar esse castelo mágico que foi grande sucesso em 2014 no MIS.

Serviço:
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15

Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Especial: Rá-Tim-Bum, O Castelo! – BIBA – Porque lugar de menina é no castelo




Por colaborador Jurandir Vicari

Biba é a mais velha da turma, mesmo que seja só alguns meses, tendo 10 anos, mas sempre faz questão de jogar isso na cara de Pedro. Uma garota esperta, feminina e decidida. Quando não está tirando sarro dos meninos ou agindo como a mais ‘responsável’ do grupo, Biba gosta de soltar o verbo e dar luz a ideias que geram tanto aventuras como confusões entre o grupo e os demais habitantes do castelo. Ela guarda um segredo: uma queda por Pedro.

Reprodução / Internet

Cinthya Raquel, interprete de Biba, como sua personagem é muito decidida e começou sua carreira com apenas 07 anos, participando do comercial do suco Tang e desde lá foi um sucesso atrás do outro, passando pelo mágico Castelo Rá Tim – Bum de 1994 a 1997. Após sua passagem pelo Castelo, escreveu o livro: A Garota Que Queria Mudar o Mundo, pela editora Uirapuru. Em 2015 se mudou para a Argentina, onde trabalha como diretora de dublagem e é atriz publicitária.

Reprodução / Internet

E se você é fã do Castelo Rá Tim-Bum, já deve saber que O Memorial da América Latina está construindo uma réplica do Castelo Rá Tim-Bum, que ficará aberta para visitação do público a partir do dia 31 de março. Com uma área de 700m², a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo reproduz com fidelidade o desenho original do seriado, tanto no lado externo, com uma torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento, quanto no interior, com o intuito de fazer o público se sentir dentro do programa da TV. Não perca mais essa oportunidade de visitar esse castelo mágico que foi grande sucesso em 2014 no MIS.


Serviço
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15

Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

18 Coisas que aprendi com o Castelo Rá-Tim-Bum




Por colaboradora Nicole Gomez

O Castelo mais querido da TV fez parte da vida de muitos adultos de hoje em dia e tem um espaço enorme no coração dos brasileiros. Mas será que você se lembra de tudo o que essa turma ensinou? Vamos refrescar sua memória e citar algumas das lições que guardamos com todo o carinho!


Reprodução / Internet


1. O porteiro do Castelo recebia Pedro, Biba e Zequinha com uma senha, que era sempre algum desafio que as crianças precisariam cumprir antes de entrar para brincar todos os dias. Entrar no Castelo sussurrando, pulando e imitando índio são só alguns exemplos!

2. Também aprendemos, desde muito cedo, poemas graças ao Gato Pintado, que lia todos eles em seus livros da biblioteca. Muitos de nós conhecemos Manuel Bandeira, Mário Quintana e Vinícius de Moraes, entre muitos outros, antes mesmo de termos idade para ir à escola!

3. Já as Fadinhas do Lustre do Castelo propunham entre si alguns desafios de lógica, que desafiavam também o telespectador. 


Reprodução / Internet


4. Os gêmeos Tíbio e Perônio traziam conhecimentos sobre o corpo humano e a ciência. Brincadeiras com sombra na parede e os sons são algumas das coisas que esses dois atrapalhados mostraram para a gente!

5. O inesquecível Telekid sempre respondia às perguntas mais inusitadas do Zequinha. Portando um pequeno aparelho, o que já era considerado tecnológico demais para a época, ele pesquisava as respostas e sempre conseguia saciar as dúvidas dos pequenos curiosos.

6. Mau e Godofredo chegavam através dos encanamentos do castelo, muitas vezes até assustando as crianças, para brincar com quem estava assistindo de trava-línguas e rimas, sempre com uma gargalhada fatal do Mau ao final do quadro. 

7. Você já viu um ratinho tomando banho? No castelo você podia encontrar! Através de músicas, o pequeno animalzinho ensinava a importância de escovar bem os dentes, tomar banho, jogar o lixo no lugar certo, entre outras coisas.


Reprodução / Internet



8. Com o João de Barro e as Patativas, você aprendia a cada episódio o nome de alguns instrumentos musicais, sempre tocando uma música inesquecível, que cantarolamos até hoje: “Passarinho! Que som é esse?”


9. Quem nunca cantou uma música muito marcante para lavar as mãos? Ela vinha do Castelo e era apresentada sempre que os habitantes de lá iam comer alguma coisa, o que indicava a grande importância de se ter as mãos limpas antes de cada refeição!

10. Com certeza a turma da Dedolândia foi essencial para que muitas crianças da época aprendessem a contar com mais facilidade. Eles se apresentavam em forma de show, sempre com um cálculo diferente.


Reprodução / Internet


11. O Relógio avisava a que horas o tio Victor chegava do trabalho, com isso, a gente já sabia que estava no final do dia de expediente e que era hora de as crianças irem para suas casas e nos prepararmos para dormir.

12. A Penélope nos mostrou desde cedo a profissão de jornalista, o que acontecia dentro da televisão, que é objeto da curiosidade da maioria das crianças. 

13. Morgana, a bruxinha do bem, tia de Nino, contava histórias de seu passado, de quase 3.000 anos, como sua amizade com Colombo, por exemplo. Além disso, ela traz o universo do teatro no episódio “Quem canta, seus males espanta!”. 

14. Etevaldo veio diretamente de outro planeta para conhecer a Terra, como vivemos e o que comemos, e ao mesmo tempo, contava histórias sobre o seu próprio, de um jeito divertido e leve, de uma criança.

15. Graças à Caipora, pudemos conhecer um pouco do universo indígena, tão importante na nossa cultura e tão pouco falada.

16. Victor, o feiticeiro tio de Nino, foi responsável por nos dar lições de comportamento, como não mexer no que não se deve, pois a consequência pode ser muito ruim. No episódio “Sua majestade, o bebê”, Zeca toma a poção da juventude feita por Victor e vira um neném. Pedro e Nino também não ficam imunes ao feitiço.

17. Doutor Abobrinha, ou melhor, Doutor Pompeu Pompilho Pomposo, uma figura suspeita que insiste em comprar o Castelo através de planos malignos, ensina que não devemos confiar em qualquer pessoa, muito menos assinar contratos suspeitos.

18. Em “Como se faz?”, a gente sempre aprendia como algumas coisas do nosso cotidiano eram produzidas, como o disco, por exemplo.

E você, lembrou de alguma lição que o Castelo te ensinou e não foi citada aqui? Comente! E não esqueça que para conhecer o Castelo e ver alguns desses elementos citados é só comprar seu ingresso para “Rá-Tim-Bum, o Castelo”, no Memorial da América Latina.

Serviço
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamento: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda