Especial: Rá-Tim-Bum, O Castelo! Porque Sim Não é Reposta, então venha matar sua curiosidade no Castelo




Por colaborador Jurandir Vicari
Zeca, é o mais novo da turma, pequeno, sapeca e muito curioso, chegando a irritar a todos quando não entende alguma coisa e dispara: “POR QUÊ?”, iniciando uma sequência de “porquês” até alguém perder a calma e berrar: –  “Porque sim, Zequinha!” ou variações da mesma, trazendo o quadro de “Por quê?” para responder a dúvida dos personagens. Era meu quadro preferido ! Em alguns episódios, também demonstra ser um tanto glutão e esfomeado. Zeca é personagem presente desde o 1ª episódio.

Reprodução / Internet

Freddy Allan, é o ator que interpretava o peralta garoto Zeca. E apesar do retumbante sucesso na TV, resolveu migrar para os palcos. Em 2004 participou do festival Ruhrfestspielen, em Recklinghausen na Alemanha e em setembro de 2005 da abertura da temporada 2005/2006 do Teatro Volksbühne, em Berlim, com o Teatro Oficina, direção de Zé Celso Martinez Corrêa.

No Teatro Oficina trabalhou por seis anos nas montagens “A terra”, “O homem 1”, “O homem 2” e “A luta 1”, sendo esse último seu décimo terceiro espetáculo em catorze anos de carreira. Dirigiu o curta “Alma” da obra de Oswald de Andrade onde começa a ida para o longa “A Trilogía do Exílio” composto por “Alma”, “A estrela de absinto” e “A escada”. No momento escreve o roteiro da primeira parte. Escreveu em parceria com Néviton de Freitas a peça, “Doces Jovens Coloridos”.

Reprodução / Internet

Atualmente trabalha pela abertura do Teatro Dulcina na Cinelândia, montando a peça A MORTA, para o Movimento Dulcynelandia. Através da força propulsora da memória viva da atriz Dulcina de Morais.

E se você é fã do Castelo Rá Tim-Bum, já deve saber que O Memorial da América Latina está construindo uma réplica do Castelo Rá Tim-Bum, que ficará aberta para visitação do público a partir do dia 31 de março. Com uma área de 700m², a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo reproduz com fidelidade o desenho original do seriado, tanto no lado externo, com uma torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento, quanto no interior, com o intuito de fazer o público se sentir dentro do programa da TV. Não perca mais essa oportunidade de visitar esse castelo mágico que foi grande sucesso em 2014 no MIS.

Reprodução / Internet
Serviço
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Especial: Rá -Tim – Bum, O Castelo! Morgana – A Bruxa que você não tem medo




Por colaborador Jurandir Vicari
Dona Morgana, Ana Morgana Maria Gioconda Teresa Cecília Luísa Astrobaldo Demétrio Fonseca Stradivarius Victorius: Tia-avó de Nino, uma poderosa feiticeira que completou 6000 anos em um episódio da série. Morgana viveu muito, estando presente em muitos grandes eventos e passagens da história e de lendas. 

No quadro “Feitiçaria”, Morgana proporcionava aos que assistiam o programa conhecimento sobre as muitas histórias que conhecia, desde lendas místicas da mitologia até fatos históricos como a construção da Grande Muralha da China ou a invenção do Dinheiro, sempre contando com a ajuda de Adelaide sua fiel companheira e mascote de bruxa, uma espécie de Louro José. Seu quarto fica na torre mais alta do castelo. Atua como uma mãe para Nino, uma vez que seus pais estão viajando. Mesmo que todos saibam que a Morgana é uma bruxa amorosa, tem gente que tem muito medo dela, como por exemplo, o Bongô que conhece muito bem a Morgana.

  Reprodução / Internet

Rosi Campos é a estrela dos palcos que dava vida a bruxa na TV. Vindo a reviver seu papel como Morgana no teatro com a peça A Saga da Bruxa Morgana e O Enigma do Tempo. Seu currículo nos palcos, telinhas e na telona é impressionante e além da feiticeira, está em nossos corações a personagem: Edilasía Sardinha, também conhecida como Mamuska da novela global, Da Cor do Pecado.

Reprodução / Internet

E se você é fã do Castelo Rá Tim-Bum, já deve saber que O Memorial da América Latina está construindo uma réplica do Castelo que ficará aberta para visitação do público a partir do dia 31 de março. Com uma área de 700m², a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo reproduz com fidelidade o desenho original do seriado, tanto no lado externo, com uma torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento, quanto no interior, com o intuito de fazer o público se sentir dentro do programa da TV. Não perca mais essa oportunidade de visitar esse castelo mágico que foi grande sucesso em 2014 no MIS.

Serviço:
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

12 curiosidades incríveis sobre o Castelo Rá-Tim-Bum




Por Leina Mara

Considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira, o Castelo Rá-Tim-Bum foi um programa infanto-juvenil e educativo transmitido pela TV Cultura entre os anos de 1994 e 1997.

Reprodução / Internet

O programa conta a história de Antonino Stradivarius, ou Nino, um garoto de 3.000 anos de idade que mora com seus tios, Victor e a bruxa Morgana, em um castelo perto da cidade de São Paulo. Sem nunca ter ido à escola, a vida de Nino muda quando conhece Biba, Pedro e Zequinha, e junto a seus novos amigos vive divertidas aventuras. 

Para matar a saudade dos fãs, o Memorial da América Latina reproduzirá uma réplica do Castelo com abertura para o público a partir do dia 31 de março. E nós, do Acesso Cultural, separamos para vocês 12 curiosidade sobre a magia do Castelo Rá-Tim-Bum. Vem conferir! 

1. O Castelo Rá-Tim-Bum contou ao todo com 90 episódios e um especial de natal.

2. A abertura do programa, que mostra o castelo sendo construído magicamente em torno de uma árvore, foi gravado de trás para frente com o auxílio de uma maquete. 

3. A escola de samba Unidos de Vila Isabel, de São Paulo, cedeu o isopor para fazer as paredes pedregosas da oficina do Tio Victor.

Reprodução / Internet

4. Inicialmente, a ideia era que a personagem Caipora fosse um Curupira, mas seria muito difícil usar os pés invertidos em cena.

5. A dupla Tíbio e Perônio foi inspirada em duas duplas: Dupond e Dupont, de “As Aventuras de Tintim”, e O Gordo e o Magro. 

6. Antes de falecer, Wagner Bello ainda faria uma última participação como Etevaldo no programa. Para suprir a ausência do ator, sua amiga Siomara Schroeder foi chamada para interpretar Etcétera, irmã do alienígena. No episódio em que a nova personagem apareceu, o programa homenageou Bello dizendo que Etevaldo estaria brincando com as estrelas. 

Reprodução / Internet

7. O visual de Pedro foi inspirado em John, personagem da história de Peter Pan.

8. Cinthya Rachel estava na lanchonete da TV Cultura quando foi convidada pelo diretor Cao Hamburguer para interpretar Biba.

9. Foram usados 800 figurinos diferentes ao longo de todo o programa. 

10. Os traços do relógio falante que ficava na entrada do castelo foram inspirados no apresentador Chacrinha. Desde a cartola, até seus óculos e gravata.

 Reprodução / Internet
11. O programa teve média de 12 pontos, a maior audiência de qualquer programa educativo da TV Cultura.

12. Quando souberam que o programa ia acabar, algumas crianças chegaram a mandar cartas com dinheiro para que os atores não parassem de gravar.  


Serviço:
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamento: portões 4, 8 e 15

Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Especial Rá-Tim-Bum, O Castelo: Dr. Abobrinha, porque toda série tem um vilão que se preze!




Por colaborador Jurandir Vicari

Dr. Abobrinha é o vilão da série. Aparentemente, um corretor imobiliário que possui uma obsessão em construir um prédio de cem andares com estacionamento e acredita que o espaço onde o castelo está seria perfeito para isso. Por causa disso, constantemente se disfarça e tenta fazer os moradores assinarem um contrato de venda, mas sempre falha tanto por ser desastrado como por ser descoberto, jurando que um dia o castelo será seu. Constantemente se irrita por ser chamado de Dr. Abobrinha, afirmando que seu nome é “Dr. Pompeu Pompílio Pomposo “.  Com certeza o vilão que amamos odiar, ou seria rir da cara dele?

Reprodução / Internet

Mas quem é Dr. Abobrinha? Pascoal da Conceição é o brilhante ator que está na pele do vilão. Ele é um artista completo atuando tanto na TV, cinema e teatro, desde 1972. Uma curiosidade: em 11 de março de 2014, o ator escapou de um assalto porque o assaltante o reconheceu como Dr. Abobrinha.

Reprodução / Internet

Quer conhecer o Castelo onde o Nino viveu muitas aventuras? Isso já é possível, graças ao Memorial da América Latina, que trouxe o Castelo para São Paulo, em uma exposição exclusiva: Rá-Tim-Bum, O Castelo, com uma réplica única e inédita, que conta com todas as atrações do programa, como cenários e objetos.

Serviço:
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamento: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Especial Rá-Tim-Bum, O Castelo: Pedro de volta a magia do Castelo!




Por colaborador Jurandir Vicari

PEDRO é o menino mais velho e intelectual da turma. Sempre com boas ideias para brincadeiras ou para desvendar os mistérios que surgiam em cada episódio. Como todo personagem inteligente de série usa óculos vermelho e chapéu azul e em alguns episódios ocorre o contrário. Sempre que o Nino não está presente ele assume o posto de líder do grupo e Pedro guarda um segredo a sete chaves: uma quedinha que tem pela amiga Biba.

Reprodução / Internet

Presente desde o 1ª episódio chamado: – “Tchau não, até amanhã”, Pedro, Biba e Zequinha conhecem Nino, o aprendiz de feiticeiro de 300 anos que mora num castelo mágico com o tio Victor e a tia-avó Morgana, iniciando assim um sucesso que perdura até os dias de hoje.
Reprodução / Internet
Luciano Amaral é o ator que deu vida ao personagem de 1994 a 1997,  sendo conhecido pelo grande público por seu papel anterior no programa: Mundo da Lua, onde era o Lucas Silva e Silva. Atualmente é o apresentador do programa GLITCH no canal Play TV.

E se você é fã do Castelo Rá Tim-Bum, já deve saber que O Memorial da América Latina está construindo uma réplica do Castelo Rá Tim-Bum, que ficará aberta para visitação do público a partir do dia 31 de março. Com uma área de 700m², a exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo reproduz com fidelidade o desenho original do seriado, tanto no lado externo, com uma torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento, quanto no interior, com o intuito de fazer o público se sentir dentro do programa da TV. Não perca mais essa oportunidade de visitar esse castelo mágico que foi grande sucesso em 2014 no MIS.


Serviço:
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP – Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Feira de Quadrinhos inaugura projeto Memorial Criativo




O Memorial da América Latina traz uma novidade para a programação deste ano. Todos os meses, na marquise do prédio da Administração, o público poderá se divertir nas feiras do projeto Memorial Criativo. Para os empreendedores, o evento representa também uma chance para divulgar seus trabalhos.

Idealizada pela Fundação, em parceria com a Art Shine Promoções e Eventos e o Governo do Estado de São Paulo, a iniciativa tem como objetivo reconhecer e incentivar trabalhos de artistas independentes. Cada edição terá uma temática diferente.

Para a inauguração, uma Feira de Quadrinhos, que será realizada nos dias 18 e 19 de fevereiro, das 10h às 20h. No mesmo final de semana acontece simultaneamente o Festival de Camarão e Peixes e os shows ao vivo do projeto cultural Talentos no Memorial.
No espaço, os artistas poderão expor, vender e até mesmo lançar publicações da nona arte. Podem ser ilustrações, caricaturas, HQs, charges, cartoons, graphic novels e sketchbooks.
Quem deseja participar como expositor deve se inscrever pelo site do Memorial – www.memorial.org.br. Basta preencher a ficha de inscrição até o dia 12 de fevereiro. O cadastro e o uso do espaço são gratuitos. Caso o número de inscritos ultrapasse 25, poderá ser feita uma seleção de participantes.

SERVIÇO
Feira de Quadrinhos
Data: 18 e 19 de fevereiro
Horário: Das 10h às 20h
Local: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Inscrições gratuitas: até 12 de fevereiro
Formulário: https://goo.gl/lqCQUH
Entrada Gratuita