Festival do Morango no Memorial




Por Nicole Gomez

O 12º Festival do Morango vem aí, pela primeira vez no Memorial da América Latina. E o melhor: com entrada gratuita! O evento também contará com Praça de Alimentação com diversos pratos salgados, bebidas e outros doces. O local é de fácil acesso, contando com transporte público (estação de trem e metrô Barra Funda a cinco minutos e pontos de ônibus pertinho), carro (estacionamentos pagos nos portões 4 e 15) e bike (ciclovia no canteiro central da Av. Auro Soares de Moura Andrade e bicicletário ao lado do portão 9).

Foto: Divulgação
Entre as delícias, marcarão presença: merengue, fondue, tortas, bolos, pavê, folhados, mousse, bombom, trufa, brigadeiros, donuts, cookies, tortinhas, churros com massa e recheio de morango, milkshake, frapê, suco, waffle com morango e outras frutas, crepes, tapiocas, espetinho de morango com chocolate, sorvete, geleia, bombas (também conhecidas como éclair), quentão de morango e drinks diversos, paella de morango com outras frutas e chocolate. 

Além das delícias à base de morango, o evento também terá diversas barracas e food trucks com sanduíches, tacos, burritos, quesadillas, yakissoba, acarajé, pastéis, sanduíches, hambúrgueres, crepe, escondidinho, salgados em geral, massas, risoto, espetinhos (carne, frango, linguiça etc.), donuts, pipoca, brownie, cervejas artesanais, refrigerantes, sucos naturais e água. 

Se você quer apenas passear, o evento também é para você! Também haverá um minishopping com roupas, calçados, bolsas, acessórios, produtos de higiene e beleza, objetos de decoração e brinquedos entre outros produtos; uma área Quick Massage para relaxar; e ainda Espaço Kids com diversos brinquedos para a criançada. 

Arte: Divulgação
SERVIÇO:
12º Festival do Morango
Entrada gratuita
Data: 21 e 22 de julho. 
Horário: das 11h às 21h
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Estacionamento: Portões 4 e 15 (pago)
Bicicletário: ao lado do portão 9

Campeonato noturno de Pipas completa 18 anos no Memorial




Inscrições são gratuitas e aulas de como fazer e empinar pipas com segurança fazem parte do evento

Por Andréia Bueno

O “Kite in Night – Campeonato Noturno de Pipas” completa 18 anos com mais uma edição no Memorial da América Latina! No próximo sábado, 19 de maio, mais de duas mil pipas vão iluminar o céu da Praça Cívica.

Arte: Divulgação
O festival lúdico e exótico de cores, criatividade e manobras arrojadas é organizado por Silvio Voce e Equipe, e a cada ano firma-se como ponto de encontro das famílias paulistanas, que se envolvem e participam das várias atividades e atrações.

As inscrições para participar do campeonato são gratuitas e terá início às 17h na Praça Cívica. Os ganhadores serão escolhidos pelos critérios de criatividade, destaques, beleza e na categoria Band FM, a rádio que apoia e vai transmitir o evento ao vivo, na frequência 96,1 FM. O campeonato começa por voltar das 18h30 ou assim que a noite chegar.

Para quem não vai disputar o campeonato pode participar da concorrida oficina Pipas com Segurança. Nela, Silvio Voce e Equipe ensinam como construir a pipa e dão noções de segurança no ato de empinar o brinquedo. Crianças de até 12 anos ganham  um  kit completo para montar a sua pipa.

Arte: Divulgação
SERVIÇO: “Kite in Night – Campeonato Noturno de Pipas” 
Data: 19 de maio (sábado)
Inscrições gratuitas: a partir das 17 horas (o campeonato começa quando a noite chegar)
Local: Praça Cívica, Memorial da América Latina (portões 2 e 5)

Ecobantu, a convergência de todas as tradições africanas no Memorial da América Latina




Ecobantu, a convergência de todas as tradições africanas no Memorial

Por Andréia Bueno

O presidente da República do Gabão, Ali Bongo Odimba, será o patrono do IV Ecobantu, o grande encontro internacional que reunirá no Memorial da América Latina os representantes de todos os países de origem africana. 

Foto: Divulgação
O evento promete intensa e diversificada programação cultural e artística no Auditório Simón Bolívar, com expectativa de receber 1.600 participantes, segundo o organizador Walmir Damasceno, diretor geral do Ilabantu – Instituto Latino-Americano das Tradições Bantu. A programação completa está em www.memorial.org.br. Para participar é necessário fazer inscrição prévia pelo site: https://goo.gl/coEFUP.
A temática do encontro “Tradição Bantu no Brasil e África Central: Gabão, Angola, Kongo, Moçambique, Camarões- Cultura, Costumes e Hábitos de Um Povo Transatlântico” estará presente em mesas de palestras, conferências, debates, exposições, rodas de samba, cantos – tudo que exalte a contribuição do continente africano na construção do Brasil e na formação da sociedade latina- americana. 

O Ecobantu surgiu com o lançamento da Década Internacional de Afrodescendentes, proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas – ONU – em 2015. A partir de então, diz Walmir Damasceno, “o povo Bantu passou a reunir-se uma vez por ano para sensibilizar o mundo de sua luta contra os preconceitos, a intolerância, a xenofobia e o racismo”.
SERVIÇO:
IV ECOBANTU – “Tradição Bantu no Brasil e África Central: Gabão, Angola, Kongo, Moçambique, Camarões- Cultura, Costumes e Hábitos de Um Povo Transatlântico”
Data : Até 6 de maio de 2018
Local : Auditório Simón Bolívar – Memorial da América Latina
Endreço : Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664/Metrô Barra Funda
Entrada Gratuita
Acesso Público: Portões 8, 9 e 13
Estacionamento : Portão 15 (R$ 25 o período)

Memorial anuncia quarta temporada do Música na Biblioteca




Por Andréia Bueno

O projeto iniciado em 2016 pela maestrina Mônica Giardini retorna na próxima terça-feira (17/04) ao auditório da Biblioteca Latino-Americana com o espetáculo Entre Canções apresentado pelo duo formado por Marcos Bizerra (canto) e Adriana Gesso (piano). Os ingressos, a preços simbólicos de R$ 2,00 estarão disponíveis na bilheteria a partir das 18h30, uma hora antes da abertura do espetáculo.

Foto: Divulgação
O programa de estreia da quarta temporada trará canções do repertório francês e brasileiro de grandes compositores de épocas e estilos distintos.

A maestrina Mônica Giardini avalia que a performance do dueto dará ao público uma experiência sonora única de matizes variadas que vão de momentos de delicada intimidade a outros de comovida paixão, e de momentos heroicos ao mais puro folclore. 

Programa da noite: 

– Reynaldo Hahn (1874 – 1947)
À Chloris
D’Une Prison
L’Heure Excquise

– Gabriel Fauré (1845 – 1924)
Le Secrêt
En Sourdine

– Maurice Ravel (1875 – 1937)
Don Quichotte à Dulcinée
I. Chanson Romanesque
II. Chanson Épique
III. Chanson à Boire

– Claudio Santoro (1919 – 1989)
Amor que Partiu
Pregão da Saudade

– Camargo Guarnieri (1907 – 1993)
Tanta Coisa a Dizer-te
Canção Ingênua

– Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935)
Oh, Lua Branca

– Hekel Tavares (1896 – 1969)
Azulão

– Waldemar Henrique (1905 – 1995)
Trem de Alagoas

Confira todas as atrações programadas para essa nova temporada no site do Memorial da América Latina: http://www.memorial.org.br/programacao/
Nas temporadas anteriores, o projeto recebeu diversos grupos de artistas que se apresentaram para um seleto público em busca de uma opção diferente para o happy hour às terças-feiras. O padrão de qualidade da direção artística do projeto foi fator decisivo para a sua continuidade em 2018. Quem disse que não dá pra ouvir boa música às terças-feiras? 

SERVIÇO
Música na Biblioteca – Entre Canções
Dia: 17/4
Horário: 19h30
Biblioteca Latino-Americana (Portões 2 e 5)
Memorial da América Latina/Metrô Barra Funda
Ingressos: R$ 2,00
Classificação: Livre

11º Nikkey Matsuri acontece neste final de semana




Com o tema mottainai, festival de cultura japonesa tratará sobre o desperdício

Por Andréia Bueno

No ano em que se comemora os 110 anos da imigração japonesa, o Nikkey Matsuri-Festival Japonês, tradicional evento de cultura nipo-brasileira na cidade de São Paulo, chega a sua 11ª edição.

Foto: Divulgação
O evento acontece neste final de semana, dias 7 e 8 de abril, no Memorial da América Latina e terá como tema o “Mottainai”, uma palavra japonesa que expressa o desperdício no sentido mais amplo, abrangendo desde o gasto exagerado de comida ou material, até o talento pessoal mal aproveitado. 

A escolha do tema se deu a fim de provocar a reflexão sobre o valor dos recursos que temos e aproveitá-los com gratidão e respeito. Para tratar do assunto, a especialista Tiemi Yamashita realizará palestras durante o evento. Entre as atrações artísticas o público poderá conferir apresentações de taikô (tambores japoneses), danças folclóricas, moda kawaii e shows musicais, além de concursos, exposições e uma praça de alimentação com diversas opções de pratos de origem japonesa.
A entrada é gratuita, mas a exemplo dos anos anteriores, a organização arrecadará alimentos não perecíveis que serão destinados a entidades assistenciais da comunidade.

Atrações de palco e oficinas culturais

O festival Nikkey Matsuri caracteriza-se por ser focado em cultura japonesa e na integração de seus descendentes com brasileiros e outros povos. Em busca de ampliar e melhorar a programação, a comissão organizadora traz novidades para a edição de 2018.
Neste ano o evento contará com as participações de grupos de danças de países latinos que também receberam imigrantes japoneses, como Peru e Bolívia. Entre outras atrações artísticas o público poderá conferir apresentações de taikô (tambores japoneses), danças folclóricas, artes marciais, moda kawaii e shows musicais, além de concursos de Miss Nikkey e Cosplay, exposições de artes e seções com apresentação de curtas-metragens de um grupo de atores nikkeis.

Foto: Divulgação
Haverá ainda exposição de obras de artes, abordando o tema mottainai, workshops e ícones da cultura japonesa como origami (dobraduras de papel), kirigami (corte de papel), ikebana (arranjo floral) e shodô (caligrafia japonesa).
A praça de alimentação será uma atração à parte. Contará com iguarias japonesas já conhecidas pela população, como yakissoba, sushi e tempurá, pratos de países vizinhos que receberam influência.

O festival terá também um estande de floristas, onde especialistas darão dicas de plantio e manuseio dessas plantas. Um atrativo extra para quem gosta de flores.
Serviço:
11º Nikkey Matsuri – Festival Japonês
Data: 7 e 8 de abril de 2018, das 10h às 20h
Local: Memorial da América Latina
Informações: www.nikkeymatsuri.com

Memorial abre exposição em homenagem às mulheres




Por Andréia Bueno

Antes que o mês dedicado às mulheres acabe, elas ganham mais uma homenagem: estreia nesta quinta, 29 de março, na Galeria Marta Traba, a exposição de fotografias “Latinas”. A mostra, concebida e organizada pelo Diretor de Atividades Culturais do Memorial, Fernando Calvozo, integra a programação do aniversário de 29 anos do Memorial da América Latina.

Foto: Divulgação

Em um mesmo espaço, a iniciativa resgata e reúne alguns dos mais expressivos trabalhos de profissionais da fotografia do Brasil, da América Latina e de outros países, que participaram de exposições no Memorial desde sua inauguração em 18 de março de 1989. 

Além de registros fotográficos que eternizaram grandes momentos no palco do Auditório Simón Bolívar, a mostra também destaca trabalhos de diversas exposições que retratam os costumes, a paisagem, as festas, a religiosidade e as manifestações artísticas dos povos latino-americanos.

O formato da mostra é inédito, composto por renomados fotógrafos e/ou apaixonados pelo tema latino-americano. Estão reunidos nomes como: Sacha Dean Biyan/Canadá, Antônio Briceño/Venezuela, Jean Claude Vicky/Suiça, Lúcia Chiriboga/Equador, Sebastian Thomas Plubins/Chile, Lena Mucha/Espanha, Jaqueline Lacasa/Uruguai, David Gomez Monsalve/Colômbia, Emmanuel Salgueiro/Brasil, Vera Jursys/Brasil, Adriana Beretta/Brasil e Thiago Carvalho/Brasil.

Serviço
Exposição de Fotografias LATINAS
Entrada Gratuita
Período: De 29/3 a 22/4 
Horário: De terça a domingo, das 9h às 18h
Galeria Marta Traba (portões 2 e 5)
Memorial da América Latina/Metrô Barra Funda
Classificação: Livre