Memorial celebra 29 anos com poeta do samba: Jorge Aragão




Por Andréia Bueno

Três meses depois de reinaugurado, o Auditório Simón Bolívar recebe um convidado mais que especial: Jorge Aragão. Um dos mais respeitados nomes da MPB, com 2 milhões de discos vendidos, o “poeta do samba” vem a São Paulo para comandar o show de aniversário de 29 anos do Memorial da América Latina no dia 22 de março, com apresentação única.

Foto: Divulgação
Os ingressos, a R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada), começaram a ser vendidos dia 3 de março, pelo site  www.ingressorapido.com.br. No dia do espetáculo, haverá uma bilheteria física – a partir das 9h – no Memorial – Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – portões 8, 9 e 13, ao lado do Terminal do Metrô Barra Funda.

Compositor, cantor e letrista, Aragão vem de berço privilegiado, o bloco carnavalesco Cacique de Ramos, que reunia a nata do samba carioca dos anos 1980: bambas como Arlindo Cruz, Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Marquinhos Satã e Zeca Pagodinho. Ali, Aragão e outros integrantes do Cacique criaram o Fundo de Quintal, que fez história e ainda hoje é referência no samba brasileiro. Pouco tempo depois, Aragão decidiu investir na carreira-solo, alegando que queria ser apenas “um bom e respeitado compositor”. Foi bem mais longe. O resto da história é conhecido: com seu timbre raro, sensual, e interpretação personalíssima, acabou conquistando o público também como cantor e lá se vão 42 anos de estrada. Nesse caminho, recebeu muitos prêmios e múltiplas homenagens.

O repertório de Jorge Aragão dispensa apresentação. Quem não conhece “Malandro”, sua primeira obra, gravada e consagrada na voz de Elza Soares? Ou, “Coisinha do Pai” (que estourou antes com Beth Carvalho), “Moleque Atrevido”, “Vou Festejar”, “Identidade”, “Enredo do Meu Samba” e as versões em cavaquinho da “Ave Maria”, de Gounod,  e a ária das “Bachianas Brasileiras”, de Villa Lobos? Todas essas e muitas outras surpresas encantarão o público no show “Memorial 29 anos com Jorge Aragão”.

Tudo o que Jorge produz é “muito pensado, sem pressa”. Autodidata, confessa que faz música para ficar de bem com ele mesmo. “Meu barato é compor, cantar é consequência”. Primeiro, trabalha a melodia. “Ela precisa fluir e arrepiar”. No resultado final, fica difícil conter a emoção. “Choro com os personagens de minhas canções de tanto que eles vivem na minha cabeça”. Isso é Jorge Aragão!
Serviço

Memorial 29 Anos com Jorge Aragão

Dia 22/3 – quinta-feira, 20h30

Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada)

Venda: www.ingressorapido.com.br  | bilheteria física apenas no dia do show, das 9h às 19h, no Memorial – portão 13

Auditório Simón Bolívar (1.000 lugares)

Abertura: 19h30

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Portões 8, 9 e 13 – Metrô Barra Funda

(11) 3823-4758

Estacionamentos: 4, 8 e 15 (pagos)

Classificação: Livre

Show da banda CPM 22 anima corrida noturna no Memorial




Por Andréia Bueno

Neste mês os amantes da corrida de rua poderão retomar a prática da atividade no bairro da Barra Funda, sede da Fundação Memorial da América Latina.

Foto: Divulgação
A proposta da “The Music Night Run” é trazer um circuito de 7k, que terá um show da banda CPM 22 como grande diferencial, para animar os corredores.

Com as categorias: individual masculino e feminino, a corrida tem início às 19h, com atrações motivacionais no percurso e fim previsto em, no máximo 70 minutos, quando tem início o esperado after-party, com o show musical do quinteto.

As inscrições podem ser feitas pelo site Ticket Agora e o valor do kit é de R$ 119,90. Em grupo de 10 participantes ou mais, haverá desconto de 20% no valor total da compra. O link direto é: goo.gl/4iS1gC.

O kit inclui camiseta, sacola, bolsa térmica, uma coqueteleira para suplementos, número de peito, chip de cronometragem e medalha – que será entregue no término do percurso.

Neste kit, o interessado também vai ganhar uma pulseira que possibilitará levar um acompanhante para assistir à atração musical, sem a cobrança de qualquer valor adicional.
Serviço
The Music Night Run

Onde: Memorial da América Latina. Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 -Barra Funda, São Paulo/SP

Quando: 24/2, sábado às 19h

Ingressos: R$ 119,90

Inscrições: goo.gl/4iS1gC

Bolivianos vão invadir o Memorial no aniversário de São Paulo




Memorial recebe Alasitas na festa da Cidade

Por Andréia Bueno

Pelo quinto ano consecutivo o Memorial da América Latina vai abrigar a Alasitas, tradicional celebração da comunidade boliviana em louvor a Ekeko, o Deus da prosperidade e da abundância dos povos andinos. A festa, na véspera do Aniversário de São Paulo (24 de janeiro), tem início às 9h e segue até as 22h, com entrada gratuita ao público em geral pelos portões 2, 5 e 6 da Praça Cívica.

Foto: Daniela Agostini
O evento é organizado pela Associação Gastronômica Cultural e Folclórica Boliviana “Padre Bento”, em parceria com a Fundação Memorial da América Latina, do Governo do Estado de São Paulo, Consulado Geral da Bolívia em SP, Centro de Apoio e Pastoral do Imigrante (CAMI) e apoio da Prefeitura Municipal.

A festa é movida a danças e músicas típicas, festival gastronômico, exposição de artesanato, mas, principalmente, por muito calor humano. O ponto alto é a sempre esperada cerimônia da benção das alasitas, como são conhecidas as miniaturas de carros, casas e outros objetos e peças que simbolizam os sonhos e desejos dos imigrantes, conforme o milenar ritual dos Aimarás, povos andinos da era pré-colombiana.

Serviço
Festa de Alasitas 2018
Data: 24 de janeiro de 2018 (quarta-feira)
Horário: 9h às 22h
Local: Praça Cívica – Memorial da América Latina (Metrô Barra Funda)
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Acesso: Portões 2, 5 e 6
Entrada gratuita
Classificação livre

Rá-Tim-Bum, o Castelo fica até fevereiro no Memorial




Ingressos para a terceira temporada começam a ser vendidos na terça, dia 26/9, em www.ratimbumocastelo.com.br e na bilheteria do Memorial

Por Redação

Sucesso e líder de público no Brasil em 2017, a exposição Rá-Tim-Bum, O Castelo foi novamente prorrogada e poderá ser visitada até o dia 4 de fevereiro de 2018. O projeto é uma realização da Fundação Memorial da América Latina e do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a TV Cultura e a Caselúdico.

Foto: Daniela Agostini
“A decisão de prorrogar mais uma vez a exposição – explica Irineu Ferraz, presidente do Memorial da América Latina – levou em conta o grande número de pedidos que chegam todos os dias por nossas redes sociais. A prorrogação também atende aos interesses de muitos fãs do seriado que moram fora da capital e querem aproveitar a semana do Dia das Crianças e as férias escolares do final de ano para vir a São Paulo”.

A terceira temporada chega com uma novidade. Quem conta é o diretor Felipe Pinheiro. “Teremos um novo cenário dentro da exposição: um grande mural para que as pessoas extravasem suas  emoções, deixem seu autógrafo, façam selfies e, assim, eternizem o momento da visita”.

Público – Embora não haja, no Brasil, dados atualizados em relação à frequência de público em eventos artísticos e museológicos, “Rá-Tim-Bum , o Castelo” está entre as mais visitadas do mundo. De 31 de março, quando foi inaugurada,  até 30 de setembro – fim da primeira prorrogação  -570 mil pessoas terão visitado a exposição. A este número somam-se ainda 20 mil visitas com ingressos gratuitos, cedidos para escolas públicas, além de entidades filantrópicas e assistenciais.

De acordo com levantamento feito a partir de informações da revista britânica The Art Newspaper – que mapeia o público de museus -, esses números colocam o projeto entre os top 5 mais visitados em todo o mundo.

Em 2016, o Memorial da América Latina estabeleceu seu recorde histórico de público, com mais de 2,2 milhões de visitantes. Parcela significativa dessa marca coube ao evento em que o Memorial recriou a Vila do Chaves, em parceria com o SBT, visto por mais de 250 mil fãs do seriado mexicano.

Serviço
Rá-Tim-Bum, o Castelo – Terceira Temporada
Data: De 1/10/2017 a 4/2/2018

Visitações: Terça a sexta-feira, das 9h às 21h | sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada, R$ 10,00)
Bilheterias (Vendas a partir de 26/9): Memorial e www.ratimbumocastelo.com.br
Funcionamento da bilheteria do Memorial: terça a sexta-feira, das 9h às 18h | sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h.
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15 (pagos)
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda
Acesso: portões 8, 9 e 12
Classificação livre

Dois Festivais simultâneos e deliciosos estão chegando: Camarão + Gastronomia Portuguesa




Eventos acontecem no Memorial da América Latina, dias 16 e 17 de setembro, das 10h às 21h, com entrada gratuita

Por Andréia Bueno

Bacalhau à Gomes de Sá é no Ora, Pois, Pois! – Foto: Zulmira Gomes

Fãs de frutos do mar, alegrem-se! Atendendo a milhares de pedidos, a Art Shine realiza mais uma edição do Festival do Camarão!!! E desta vez, ele terá a companhia do Festival de Gastronomia Portuguesa, cujos pratos típicos são elaborados principalmente com peixes, frutos do mar, batatas e regados com muito azeite. Os eventos são para a família toda, incluindo o animal de estimação, pois os bichinhos são muito bem recebidos no Memorial. Tem área kids para a garotada se divertir (cada brinquedo R$6,00 e barraca de jogos, R$10,00); fraldário; espaço quick massage para relaxar; minishopping com roupas, calçados, acessórios, objetos de decoração; e música ao vivo do projeto Talentos do Memorial para embalar o papo, as compras e as refeições. A entrada é grátis, a diversão garantida, e as comidas…hummmmm.

Muito camarão na paella do Sampa Foods – Foto: Eduardo Bacani
Uma das novidades do Festival do Camarão é a presença  do restaurante Sampa Foods que aporta no Memorial com pratos de dar água na boca como a porção de camarão na manteiga de alho (R$35,00); o macarrão com camarão no parmesão (R$35,00); a moqueca de cação à baiana com camarão (R$35,00); e a paella marinera, que só leva frutos do mar, e também pode ser encontrada em outros expositores (de R$25,00 a R$35,00). Nos demais foodtrucks e tendas tem muita opção com camarão: yakissoba (a partir de R$23,00); tempurá (R$12,00 a R$15,00); temaki (R$15,00); bobó na moranga (R$25,00); acarajé (R$15,00 a R$20,00); estrogonofe (R$20,00 a R$30,00); risoto (R$20,00 a R$25,00); caldo (R$15,00); pastéis com mais um ingrediente – muçarela, Catupiry, palmito ou Cheddar (R$8,00);  pastel no prato (R$18,00); moqueca (R$16,00 a R$35,00); escondidinho (R$25,00); crepe (R$15,00); batata rosti (R$22,00); porção de batata frita (R$20,00 a R$25,00); camarão com Catupiry (R$16,00 a R$22,00); batatas recheadas com estrogonofe de camarão, batata palha e mais um ingrediente a escolher (R$25,00); o tradicional camarão na moranga (R$25,00); pizza brotinho (R$20,00); e até brigadeiro (R$5,00).

E para quem não abre mão de um bom lanche, são várias as possibilidades: bocadillo de camarão, um sanduíche espanhol de camarões salteados em azeite, tomate cereja, ervas e molho aioli, servido em baquete semi-italiana tostada; frango empanado com camarão ao Catupiry  (R$25,00); pernil com camarão empanado (R$25,00); burguer de camarão com queijo brie, rúcula e cebola roxa; hambúrguer de filé de peixe empanado e camarão ao Catupiry (R$25,00); hambúrguer artesanal – bovino, suíno ou frango – com camarão empanado (R$17,00 a R$38,00). Os espetos variam de R$7,00 a R$25,00 e as porções de R$15,00 a R$30,00, dependendo da quantidade e tamanho dos camarões, e do modo como são feitos (frito, empanado, ao alho e óleo).

Sardinhas assadas do Ora Pois, Pois!  – Foto: Zulmira Gomes
Já na gastronomia portuguesa você encontra a Quinta do Olivardo, um restaurante localizado em São Roque (SP), e que marca presença no evento com mini espetada madeirense, típica da Ilha da Madeira, que utiliza o galho de louro como espeto (R$12,00); mini espetada de linguiça (R$10,00); batata portuguesa no palito (R$5,00); pastel de Belém (R$8,00), cuja produção poderá ser acompanhada pelo público em uma minifábrica; e o Vinho dos Mortos, tradição surgida em 1807, quando as famílias da região de Trás os Montes e Beira Alta passaram a enterrar sua produção de vinhos entre as pastagens e plantações para evitar que as tropas francesas a roubassem. O resultado? Uma bebida mais saborosa, devido ao tempo que passa na escuridão e temperatura constante.  E também o Ora Pois, Pois! Restaurante legitimamente português sediado em Guarulhos, na Grande São Paulo, com a casquinha de bacalhau (R$10,00); Bacalhau à Gomes de Sá – bacalhau ao forno com batata, ovo e azeitona (R$30,00); sardinha assada na brasa – porção com duas sardinhas, batata ao murro, cebolas e molho de pimentão (R$23,00); pastel de natas (R$8,00); e copos de vinho.

Camarões no espeto do Sampa Foods  – Foto: Eduardo Bacani
Tem mais…muito mais quitutes de dar água na boca nos diversos expositores: caldo verde (R$10,00); punheta de bacalhau – lascas de bacalhau com alho, cebola, azeite, azeitonas e cheiro-verde (R$20,00); alheira (R$15,00); linguiça portuguesa (R$15,00); bolinho de bacalhau –  unidades e porções (R$5,00 a R$20,00); escondidinhos de bacalhau à portuguesa, de frango Ora Pois – desfiado, com vinho verde português e limão siciliano – e de de linguiça portuguesa marinada no vinho do Porto (R$15,00 a R$22,00); batata recheada com bacalhau desfiado, batata palha e um mais um ingrediente a escolher (muçarela, champignon, requeijão, Catupiry, cheddar, provolone);  doces diversos (R$8,00).
Serviço
Entrada gratuita
Festival do Camarão – Facebook
Festival de Gastronomia Portuguesa – Facebook
Data: 16 e 17 de setembro
Horário: das 10h às 21h
Local: Memorial da América Latina
Praça da Sombra (ao lado da estação de trem e metrô Barra Funda)
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Estacionamento: Portões 4 e 15 (pago)
Bicicletário: ao lado do portão 9

Resenha: Louca Terapia




Por Nicole Gomez

A comédia “Louca Terapia” é sem dúvida um dos melhores espetáculos feitos no segmento de obras que tratam do dia a dia de um casal, com temas diversos e paralelos, tão atuais.

Foto: Reprodução / Facebook
Pedro e Luiza, interpretados por Filipe Bertini e Khamilla Jelezoglo, respectivamente, são um casal que se conheceu após Luiza deixar seu cargo em um emprego bem sucedido, porém longe do que ela gostaria para si, para viver um sonho, cargo este que foi ocupado por Pedro. 

Porém, a vida cotidiana fez com que o casal procurasse cada um sua própria ajuda. É nesse momento que os divertidos Jhon (Thiago Mantovani) e Miguel (Ivo Ueter) entram em ação, mostrando como é sempre atual encontrarmos por aí alguns “profissionais” que dizem entender de muitas coisas e no final, usam da boa-fé das pessoas. Mas como os dois são leves e divertidos, isso acaba sendo, de certa forma, perdoado, afinal, eles acabam sim ajudando o casal, à sua maneira. As cenas entre os dois merecem destaque especial, pois são impagáveis! Impossível não dar pelo menos algumas risadas.

Com elenco perfeitamente entrosado, cenário rico e figurinos divertidos em momentos específicos, “Louca Terapia” é um motivo e tanto para ir ao Memorial da América Latina conferir! 

Serviço

Onde: Memorial da América Latina – Espaço Gabriel Garcia Márquez (Gabo) 
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 (Metrô Barra funda)
Quando: 2 de Setembro à 14 de Outubro
Horário: 19h
Valores: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia-entrada)
Direção: Ivo Ueter
Elenco: Filipe Bertini, Ivo Ueter, Khamilla Jelezoglo e Thiago Mantovani
Duração: 90 minutos
Gênero: Comédia adulta