Festa Colombiana acontece em SP durante todo o mês de Julho




Por colaboradora Débora Blair 

Cidade cosmopolita, hospitaleira, acolhedora. Metrópole global, ponto de encontro de inúmeras nacionalidades. Fazendo jus a todos esses títulos e características, São Paulo celebra durante todo o mês, uma cultura latina que muitos encantos tem a nos mostrar. A Festa Colombiana, realizada pelo Consulado Geral da Colômbia e Secretaria de Cultura do Estado, comemora os 207 anos da independência colombiana. O circuito da festa inclui feiras gastronômicas, shows musicais, mostras de filmes, palestras e exposições artísticas.

Foto: Divulgação
Os eventos acontecerão na Oficina Cultural Oswald de Andrade, Memorial da América Latina, Galeria Ólido e Paróquia Nossa Senhora da Paz.

O Festival teve seu início no dia 01/07 na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro) e se encerrará no dia 29/07, também na Oficina, com feira gastronômica e bate-papo com duas importantes autoridades colombianas sobre cenários sociopolíticos na Colômbia.

Confira a programação completa:

· 01/07 a 13/07
Galeria Olido – Av. São João, 473 – Centro – Metrô República
Exibição de filmes colombianos em diversos horários – Checar programação diretamente com o local. 

· 08/07 – Sábado
Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – Metrô Tiradentes
14h: “Maratona de curtas e um longa colombianos”.

· 15/07 – Sábado
Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – Metrô Tiradentes
15h: Palestra “História do Tango em Medellin”.

15h50 – 17h50: Exibição de tango popular – pista aberta para tango/ vivência de tango e apresentação de tango profissional com a colombiana Maria Mercedes Monsalva.

· 17/07 – Segunda-feira
Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – Metrô Tiradentes
18h30: Projeção de curta-metragens colombianos.

· 20/07 – Quinta-feira
Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – Metrô Tiradentes
18h30: Projeção do Documentário: A Independência que grita na resistência cultural
19h: Abertura da exposição de artistas colombianos selecionados.

· 22/07 – Sábado 
Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – Estação Palmeiras – Barra Funda.
11h – 18h: Apresentações de DJ’s com música colombiana e feira gastronômica.

· 23/07 – Domingo 
Paróquia Nossa Senhora da Paz – Rua do Glicério, 225 – Liberdade – Metrô Liberdade
A partir de 11h: Feira gastronômica e atrações culturais.
12h: Missa da Família Colombiana

· 29/07 – Sábado
Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – Metrô Tiradentes
10h: Conversa/Mesa redonda com os professores Pietro Alarcón e Hector Mondragón, catedráticos colombianos, falando sobre o contexto social e político da Colômbia atual.
10h às 18h: Feira gastronômica.
14h às 19h: Musicais e apresentações de dança com a presença da banda colombiana Tríptico.

Música na Biblioteca encerra segunda temporada no Memorial




Por Redação

A segunda temporada do “Música na Biblioteca” encerra suas apresentações no mês de julho. O projeto recheado de repertórios eruditos e populares levou ao Auditório da Biblioteca Latino-americana grupos de diversas formações musicais (duetos, quartetos, quintetos) e de várias categorias (vocal, cordas, percussão, sopro).

Foto: Divulgação
Com o objetivo de oferecer ao público paulistano uma programação musical de qualidade de forma intimista na Biblioteca do Memorial, o evento criado em 2016 tem capacidade para até 150 pessoas.

Sob a coordenação da maestrina Mônica Giardini, o “Música na Biblioteca” é promovido pelo Memorial da América Latina e o Governo do Estado de São Paulo. Os shows acontecem todas às terças-feiras, até 11 de julho, às 19h30. Os ingressos para o espetáculo tem valor de R$ 2,00 (meia-entrada, R$ 1,00) e começam a ser vendidos 1 hora antes do início da apresentação, na entrada da sala.

Batuta Duo

Na próxima terça-feira, 04 de julho, ‘Batuta Duo’ apresenta o concerto ‘Ostinato Nordestino’, uma oportunidade de conhecer a coletânea do primeiro CD da dupla, lançado em 2016.

Criado em 2012, o duo de violão e saxofone é formado pelos músicos paulistanos Gerson Silva Jr. e Rodrigo Procknov. Com repertórios diversificados, o dueto busca possibilidades expressivas para a música de câmara, sem fronteiras entre o popular e erudito.

O repertório conta com compositores latino-americanos, como o argentino Quique Sinesi e os brasileiros Hermeto Pascoal, Ricardo Silva, Paulo de Tarso Salles e Tom Jobim. Ganham destaque as composições do violonista Rodrigo Procknov.

 
Programação

Dia 04 de julho – Batuta Duo (saxofone e violão)

Dia 11 de julho – Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara de São Paulo

 
Serviço
Música na Biblioteca
Data: 04 de julho
Horário: 19h30
Local: Auditório da Biblioteca – Memorial da América Latina (ao lado do metrô Barra-Funda)
Acesso: portões 2 e 5
Ingressos: R$ 2, com meia-entrada
Classificação livre

Comida Alemã, Cervejas Artesanais e Morangos reunidos no Memorial da América Latina Festivais acontecem simultaneamente nos dias 08 e 09 de julho




Festivais acontecem simultaneamente nos dias 08 e 09 de julho, das 10h às 21h

Por Redação

Que tal uma refeição completa, variada e deliciosa, em um lugar bacana, ao lado da estação Barra Funda (metrô/trem), com ciclovia na frente, área kids, espaço quick message, minishopping com diversos produtos, apresentações musicais do projeto Talentos do Memorial e entrada gratuita? Pois é exatamente o que a Art Shine oferece ao público da capital paulista com os Festivais de Comida Alemã+Cerveja Artesanal e de Morangos.

Foto: Shutterstock
Gastronomia alemã – Conhece Eisbein ou joelho de porco? No Festival ele aparece em porções que podem incluir vinagrete, batata (salada ou souté), chucrute (conserva de repolho), salsichão, e mostarda escura (de R$23,00 a R$46,00); ou em lanche no pão francês (R$16,00). Dá até para levar a peça inteira com aproximadamente 2kg/2,5Kg para casa por R$90,00. E a kartoffelpuffer? Espécie de panqueca feita à base de batata ralada que depois de frita é recheada com purê me maçã, requeijão, e geleia e morango ou amora (R$14,00). E o gorgonzola kroketten, bolinho de carne recheado com gorgonzola, típico da região de Munique (R$15,00/seis unidades)?

Os salsichões – Cervela (bovino), Weisswurrst (branco, mix de vitelas suína e bovina, temperado com salsa),  Schüblig (suíno), Kalbsbratwurst (vitela bovina), muito apreciados na Alemanha, também marcam presença no Memorial, tanto em espetos (a partir de R6,00) quanto em pratos com vários acompanhamentos e preços entre R$26,00 e R$32,00. Porções de chucrute (200g) ou salada de batata (250g) podem ser encontradas por R$15,00; e a de salsichão aperitivo, com vários tipos da iguaria salteada na manteiga e grelhada, sai por R$24,00.

Quem quiser experimentar o sabor alemão sem abrir mão de um hambúrguer pode ficar tranquilo, pois o sanduíche feito com carne suína, uma das mais consumidas naquele país, é uma ótima opção. Tem o Schwein (burguer de pernil, pão de brioche, queijo prato, patê de alho, bacon e rúcula) e o German (burguer de linguiça, pão de hambúrguer, patê de alho, queijo prato, bacon e chucrute) que custam R$20,00 – com fritas, R$25,00. Se preferir um hot dog alemão também tem: pão de 20cm, salsichão de 21cm (Weisswurrst ou Cervela, chucrute, purê de batata, mostarda preta e molho especial (R$20,00). E o apfelstrudel, sobremesa que pode ser de maçã, amora ou chocolate, servida com chantilly (R$8,00/fatia), não poderia faltar, assim como bebidas típicas do país – Steinhänger e Walcholder.

Foto: Rafael Guirro
Companhia perfeita – Comida alemã combina com… cerveja!!! E se for cerveja artesanal, melhor ainda, não é verdade? Mais de quinze cervejarias vão levar mais de 70 tipos da bebida ao Festival. Tem Pilsen, IPA, HopWeiss, Porter, Vienna Larger, Weiss, Stout, Dark Sout com cacau, Witbier, Bock, Trippel, Pumpkin, Bohemia Pilsener, American Pale Ale, India Black Ale, Red Ale, Munch Dunkell, Dark Lager, California Common, Belgian Trippel, chope de vinho e até cervejas com toque de gengibre, adição de hisbisco, e notas de limão siciliano.

As cervejas/chopps serão comercializadas em copos descartáveis de 300 a 500ml (a partir de R$8,00); garrafas de diversos tamanhos; latas; além de kits para você continuar a apreciar uma boa cerveja artesanal em casa. E diversas marcas têm canecas/copos de acrílico, cristal ou vidro; growler; bonés; bolachas; placas decorativas e camisetas.

Foto: Rafael Guirro
Doce de leite – Se você é fã de morango prepare-se para o Festival que está chegando. Dentre as delícias feitas com essa fruta estão: coxinhas (R$6,00); espetinhos (a partir de R$8,00); crepes franceses com chocolate ao leite, doce de leite, chocolate branco ou creme de avelã (de R$10,00 a R$15,00); milk-shake (R$16,00); torta na caneca, merengue ou peti gateau com sorvete de morango (R$15,00); escondidinho (R$8,00); fondue (a partir de R$13,00); donuts (R$7,00); churros de chocolate cobertos com chocolate e morango (R$10,00); e morango com chantilly (a partir de R$13,00). Caixas da fruta in natura também serão comercializadas.

Os Festivais de Comida Alemã+Cerveja Artesanal e de Morangos são realizações da Art Shine Promoções e Eventos com apoio cultural da Fundação Memorial da América Latina, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Foto: Shutterstock
Serviço
Data: 08 e 09 de julho
Horário: das 10h às 21h
Entrada gratuita
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 (ao lado da estação metrô/trem Barra Funda)
Estacionamento: Portões 4 e 15 (pago) – a partir de R$20,00/período
Bicicletário: ao lado do portão 9

Rá-Tim-Bum, o Castelo inclui espetáculo inédito de projeção mapeada na programação




Pela primeira vez,  um evento de entretenimento brasileiro utiliza esse tipo de tecnologia

Por Redação

A partir do dia 1º de julho, Rá-Tim-Bum, o Castelo ganha mais uma atração especial: na fachada do Castelo, será exibida gratuitamente uma projeção mapeada que promete emocionar e encantar a todos os visitantes do Memorial da América Latina.

Foto: Divulgação
O espetáculo de luz e magia, que terá aproximadamente 10 minutos – a maior duração já registrada para este tipo de intervenção – exibirá trechos de alguns episódios do programa. É a primeira vez que um evento de entretenimento brasileiro incorpora esse tipo de tecnologia à sua programação.

Inspirado em shows de luzes apresentados em grandes parques do mundo, o vídeo mapping de Rá-Tim-Bum, o Castelo contará com diversos efeitos especiais. As apresentações serão sempre aos sábados e domingos, às 19h30 e 21h. 

Foto: Divulgação


Teatro

Além da projeção mapeada, o “Espetáculo Rá-Tim-Bum, o Castelo” contará também com apresentações teatrais gratuitas. Esquetes temáticas recriarão alguns episódios e contarão histórias sobre os personagens do seriado em nove espetáculos diários, aos sábados e domingos.

Programação:

10h30 – “Tchau não, até amanhã!” (15 min) 
11h30 – “Quem é quem por aqui?” (15 min)
12h30 – “O dono do Castelo” (15 min)
13h30 – “Qual o seu planeta de origem e Zula, a menina azul” (20 min)
14h30 – “Tchau não, até amanhã!”
15h30 – “O dono do Castelo”
16h30 – “Qual o seu planeta de origem e Zula, a menina azul”
17h30 – “Quem é quem por aqui”
18h30 – “Morgana”

O “Espetáculo Rá-Tim-Bum, o Castelo” é um projeto aprovado no Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e conta com os patrocínios da Jundiá Sorvetes, Wickbold e Apsen Farmacêutica.

Exposição

Rá-Tim-Bum, o Castelo é um projeto idealizado pela Fundação Memorial da América Latina e pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a TV Cultura e a Caselúdico, em comemoração aos 28 anos da Fundação.

Sucesso de público na primeira temporada, o projeto foi prorrogado e fica em cartaz até 30 de setembro. Os ingressos (valores: R$ 20,00 e, meia-entrada, R$10,00) estão à venda pelo site www.ratimbumocastelo.com.br e na bilheteria do Memorial, que funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos finais de semana e feriados, das 10h às 20h.

Serviço
Espetáculo Rá-Tim-Bum, o Castelo
Data: sábados e domingos, até 30 de setembro de 2017
Horários: Projeções – 19h30 e 21h | Teatro – 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30 e 18h30
Local: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Gratuito
Classificação livre

Rá-Tim-Bum, o Castelo anuncia novas atrações gratuitas para a segunda temporada




Visitantes poderão se divertir com espetáculos teatrais e de projeções

Por Redação

Rá-Tim-Bum, o Castelo, projeto idealizado pela Fundação Memorial da América Latina e pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a TV Cultura e a Caselúdico, acaba de ser prorrogado por mais três meses. O público terá até 30 de setembro para visitar o Castelo, abrangendo o período das férias escolares de julho.

Foto: Daniela Agostini
Além de conhecer os 22 ambientes que reproduzem com o máximo de fidelidade o desenho original do seriado, os visitantes também poderão se divertir nessa segunda temporada do evento com espetáculos de teatro e projeções gratuitos na Praça da Sombra, onde o Castelo foi construído.

“O público pediu e nós não só prorrogamos a exposição como também preparamos diversas novidades para essa segunda temporada, todas gratuitas e abertas para os visitantes do Memorial. O passeio ficará ainda mais completo e divertido. Esperamos por todos!”, diz o presidente do Memorial, Irineu Ferraz.

Teatro – “Espetáculo Rá-Tim-Bum, o Castelo” entra em cartaz, aos sábados e domingos, a partir de 1º de julho. Em um palco montado na marquise do Pavilhão da Criatividade, ao lado do Castelo, a Companhia dos Reis apresentará esquetes temáticas, que recriarão alguns episódios e contarão histórias sobre os personagens do seriado. O público poderá interagir com o elenco.

Serão 9 apresentações por dia:

10h30 – “Tchau não, até amanhã!” (15 min) 
11h30 – “Quem é quem por aqui?” (15 min)
12h30 – “O dono do Castelo” (15 min)
13h30 – “Qual o seu planeta de origem e Zula, a menina azul” (20 min)
14h30 – “Tchau não, até amanhã!”
15h30 – “O dono do Castelo”
16h30 – “Qual o seu planeta de origem e Zula, a menina azul”
17h30 – “Quem é quem por aqui”
18h30 – “Morgana”

Video Mapping Para encerrar o dia, às 19h30 e às 21h dos sábados e domingos (a partir de 1º de julho), um espetáculo de luz e magia toma conta da fachada do Castelo.

Com aproximadamente 7 minutos e inspirado em shows de luzes apresentados em grandes parques do mundo, o vídeo mapping de Rá-Tim-Bum, o Castelo contará com diversos efeitos especiais e exibirá trechos de alguns episódios do programa.  

O “Espetáculo Rá-Tim-Bum, o Castelo”, que conta com as esquetes teatrais e o vídeo mapping, é um projeto aprovado no Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e conta com os patrocínios da Jundiá Sorvetes, Wickbold e Apsen Farmacêutica.

Foto: Daniela Agostini

Exposição – Rá-Tim-Bum, o Castelo continua recebendo visitas de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Memorial, que fica em frente ao Castelo, e também pelo site www.ratimbumocastelo.com.br. O valor permanece R$ 20,00 (meia-entrada, R$ 10).

Serviço
Rá-Tim-Bum, o Castelo
Data: Até 30 de setembro de 2017
Local: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Visitações: Terça a sexta-feira, das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h
Ingressos: Bilheteria do Memorial ou www.ratimbumocastelo.com.br 
Funcionamento da bilheteria: Terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h
Classificação livre

5º Soy Latino no Memorial da América Latina




Muita música, gastronomia e cultura latino-americana

Por Redação

No dia 17 de junho acontece o 5º Soy Latino na Praça Cívica do Memorial da América Latina. O festival, que vai das 12h às 21h, tem o intuito de apresentar minúcias e costumes da cultura latino-americana com atrações da comunidade latina atuante em São Paulo (Cuba, Peru, Colômbia, Chile, Bolívia, México, Paraguai), além de oferecer pratos representativos à gastronomia do continente. A entrada é gratuita.
            Foto: Daniela Agostini

A programação será intensa, com os tradicionais Mariachis, grupos folclóricos, bandas, DJs, entre outras apresentações tradicionais. Na gastronomia, pratos chilenos, peruanos, bolivianos, argentinos e mexicanos já tem presença confirmada.

O evento é idealizado por Ives Berger, diretor do Portal El Guia Latino e tem parceria com a ONG PAL (Presença de América Latina). É uma co-realização da Fundação Memorial da América Latina, do Governo do Estado de São Paulo e do GRULAC, Grupo de Países da América Latina e Caribe.

Foto: Daniela Agostini
Apresentações

Uma das principais atrações do festival é a banda Timba Havana, composta por músicos cubanos e brasileiros. Interpretando canções autorais, o grupo traz como proposta a Timba, gênero musical cubano que é considerado “a evolução da Salsa” e que vem conquistando o mundo desde a década de 90.

A banda paulistana Quimbará também promete agitar a festa. O repertório contempla tanto cumbias colombianas e salsas porto-riquenhas quanto ritmos mais tradicionais, trazendo um olhar peculiar sobre a música caribenha.

Foto: Daniela Agostini
Além do grupo peruano Qhantati Ururu e da banda caribenha Tríptico, o professor cubano Andres Martinez dará uma aula de dança para fazer o público “bailar mucho” durante a festa.

No intervalo das apresentações, a pluralidade da música latina também recebe destaque na discotecagem dos DJs Gabriela Ubaldo (Macumbia/Brasil), Arturo (Cumbia/Cancun) Bruno Gadelha (Congresso Mundial da Salsa/Brasil) e Montoya (salsa, reggaeton, merengue/Colômbia).

Serviço
5º Soy Latino – Festival Cultural e Gastronômico Latino Americano de SP 
Dia: 17/06/2017 (sábado)
Horário: 12h até  21h.
Local: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda  São Paulo, Praça Cívica 
Entrada Livre