Vem aí: Admirável Nino Novo




Por colaboradora Nicole Gomez

O personagem mais querido das crianças dos anos 90 está voltando! Após aparecer na exposição “Rá Tim Bum, o Castelo” em uma ação exclusiva do Memorial da América Latina, o menino de 300 anos que encantou e continua encantando gerações estará em seu próprio espetáculo de teatro, com estreia prevista para outubro.
Foto: Divulgação
A peça, que traz o nome “Admirável Nino Novo” será interpretada pelo próprio Cássio Scapin, que inclusive andou dando algumas pistas do que vem por aí, em suas redes sociais. O local escolhido é o Teatro das Artes, em São Paulo. Nela, o aprendiz de feiticeiro sai de seu clássico castelo e cai na estrada para viver novas aventuras, que serão trazidas ao palco por meio de recursos de projeções e truques de mágica e mostram um Nino que muitos de nós ainda não conhecem, cheio de histórias para contar.
Serviço
Onde: Teatro das Artes – Av. Rebouças, 3970 – 409 – Pinheiros, São Paulo – SP
Quando: 7/10 a 12/11 e reestreia em 13/1/2018 – sábados e domingos, 14h e 17h
Ingressos à venda em breve!

2º Festival Nacional do Bacon acontece nos dias 19 e 20 de agosto com entrada gratuita




Evento tem a companhia do 9º Festival de Cervejas Artesanais

Por Redação

Sucesso absoluto na primeira edição, o Festival do Bacon está de volta!! E ele vem bem acompanhado pelas cervejarias artesanais que já confirmaram presença no evento. Então anote na agenda: dias 19 e 20, das 10h às 21h, no Memorial da América Latina você tem um compromisso gourmet. E pode ir com toda família, pois no local tem área kids; espaço de quick massage; minishopping com produtos diversos; e apresentações musicais de cinco bandas por dia no projeto Talentos do Memorial . Tudo isso com entrada gratuita, ao lado da estação metrô/trem Barra Funda, com pontos de ônibus nos arredores, ciclofaixa (em frente) e bicicletário no portão 9, e diversos estacionamentos. Mas lembre-se: se beber, não dirija.

Foto: Rafael Guirro
Sabia que é possível saborear uma refeição completa – entrada, prato principal, bebida e sobremesa – com bacon? O suculento toucinho é super versátil e aparece como ingrediente de várias receitas, nacionais ou internacionais. E claro que o bacon estará presente de forma artesanal fatiado em pacote de 300g (R$14,00) ou em peça (R$33,00/kg). Confira as delícias que estarão no Festival e monte seu cardápio. Vamos começar pelos petiscos? Que tal frango, lombinho, batata ou bolinho de carne enrolados com bacon? Os pastéis que levam bacon podem ser encontrados nos sabores brasileiro (carne, ovo, queijo, azeitona), por R$10,00; e queijo (R$6,00). Tem até pastel de 30cm de escarola/queijo; brócolis/queijo; e Catupiry por R$10,00. E diversos salgados como coxinha de frango com Catupiry; bolinho de carne; e bolinho de queijo (R$6,00).

Gosta de batatas? Tem fritas com cheddar e bacon; tem a versão com diversos sabores no cone, recheadas, com bacon em cubos . Se preferir tapioca tem de ovo frito e tomate; pernil com cebola; muçarela com milho; frango com Catupiry; e escarola com muçarela – todas com bacon. Caso queira um espetinho, pode saborear de carne e queijo enrolados no bacon (R$7,00). Não dispensa um churro? Ele também comparece com o sabor bacon com Catupiry (R$13,00). Se quiser um delicioso crepe no cone com borda de queijo e bacon com recheios de frango, atum e muçarela, entre outros, é só pedir (R$18,00 a R$23,00).

Quem é fã da culinária oriental e de bacon ficará satisfeito no Festival, pois encontrará os dois bem juntinhos. Já a gastronomia alemã traz o chucrute com bacon e os salsichões; kassler (carré suíno defumado e cozido acompanhado de macarrão rústico da Baviera, molho e bacon e joelho de porco defumado e grelhado, acompanhado de um salsichão.

Milkshake com Bacon – Foto: Rafael Guirro
E os hambúrgueres? No Festival a variedade é enorme mas uma coisa é comum a todos: o bacon!!! Tem hambúrguer de 150g a 360g (tradicional, Angus, fraldinha bovina, linguiça); o lanche de pernil com cubos de bacon custa R$20,00 e o Gordelícia, lanche enrolado no bacon, R$30,00. Mas se o seu amor pelo bacon for tão forte que basta ele, você pode ficar com a flower de bacon, que é o bacon enrolado em formato de flor (R$5,00).

Aceita um milk-shake? Com bacon, é claro! Tem de leite em pó, creme de avelã ou ainda de brownie com creme de avelã. E para completar a refeição, o Festival oferece inúmeras sobremesas com bacon.

Foto: Rafael Guirro
E tem melhor companhia para o bacon do que cerveja/chope artesanal? Neste casamento perfeito tem 28 cervejarias confirmadas, com mais de 50 tipos de cerveja, que darão as sugestões das que mais combinam com o seu prato Os chopes custam a partir de R$8,00 em copos descartáveis (300, 400 ou 500ml) para tomar no evento, mas tem também garrafas individuais/kits para levar para casa ou presentear amigos cervejeiros.
O 2o Festival Nacional do Bacon e o 9º Festival de Cervejas Artesanais são realizações da Art Shine Promoções e Eventos com apoio cultural da Fundação Memorial da América Latina, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Serviço
2o Festival Nacional de Bacon  – Entrada gratuita
Data: 19 e 20 de agosto
Horário: das 10h às 21h
Local: Memorial da América Latina – Praça da Sombra
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Estacionamento: Portões 4 e 15 (pago)
Bicicletário: ao lado do portão 9
Link do Evento

Bolivianos celebram Independência no Memorial




Por Redação

A comunidade boliviana que escolheu São Paulo como segunda casa reúne-se neste fim de semana (5 e 6 de agosto) na Praça Cívica da Fundação Memorial da América Latina para celebrar o 192º Aniversário da Independência da Bolívia.

Foto: Divulgação
O evento que tem como tema a “Fé e Cultura” é a mais importante manifestação cívica e multicultural fora da Bolívia. Há 11 anos realizado no Memorial pelos imigrantes latino-americanos mais festivos de São Paulo, a comemoração é organizada pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil (ACFBB). 

A programação está recheada de atrações folclóricas de dança e música ao vivo, com 14 grupos musicais e 7 ritmos folclóricos bolivianos. As opções da rica culinária boliviana serão oferecidas por 13 estandes e barracas com iguarias que vão de R$ 3,00 a R$ 20,00.

A abertura oficial da festa acontecerá após desfile oficial com a participação de entidades representantes da comunidade boliviana em São Paulo. Também haverá cerimônia de oferenda floral às Virgens padroeiras. O ato cívico em homenagem ao aniversário da Bolívia será concluído com a execução dos hinos nacionais e manifestações de autoridades da Bolívia e do Brasil.

Serviço
Fé e Cultura – 192º Aniversário da Independência da Bolívia
Data: 05 e 06 de agosto de 2017 (sábado e domingo)
Horário: A partir das 11h
Local: Fundação Memorial da América Latina – Praça Cívica 
Acesso: Portões 2 e 5
Entrada gratuita

São Paulo recebe o 12ª Festival de Cinema Latino – Americano




Por Redação
Celebrando sua décima segunda edição no período de 26 de julho a 2 de agosto, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo tem como grande homenageado brasileiro o cineasta Beto Brant. Além de seus premiados longas-metragens, como “Os Matadores” (1997) e “O Invasor” (2002) e “Crime Delicado” (2005), o evento promove a pré-estreia mundial de dois novos filmes do realizador: “Zócalo”, que acompanha um evento no famoso centro histórico da Cidade do México, e “Ilú Obá De Min – Homenagem a Elza Soares, a Pérola Negra”.

“Ilú Obá de Min” – Foto: Divulgação
O festival reúne os destaques da produção mais recente feita na América Latina e no Caribe, incluindo vários títulos inéditos no Brasil. No total, são 102 filmes, representando 18 países da região: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Várias pré-estreias brasileiras estão confirmadas na programação. Um dos destaques é o filme de abertura do evento, “Corpo Elétrico”, de Marcelo Caetano, um olhar inventivo sobre jovens trabalhadores da cidade de São Paulo que discute o afeto, a homossexualidade e a situação de imigrantes.  Estão programados outros três títulos nacionais em première mundial: “Apto 420”, de Dellani Lima, “Música Pelos Poros” e “Gilberto Mendes e a Música Nova”, ambos de Marcelo Machado. Estão incluídos ainda o inédito no Brasil “Cubajazz”, de Max Alvim e Mauro di Deus, e os seguintes longas-metragens inéditos em São Paulo: “No Vazio da Noite”, de Cristiano Burlan, “Para Ter Onde Ir”, de Jorane Castro, “Rifle”, de Davi Pretto. Completa a programação brasileira da seção Contemporâneos do festival “Angelus Novus”, de Duo Strangloscope (Rafael Schlichting & Claudia Cardenas). 

“Angelus Novus” – Foto: Divulgação

Entre as atrações internacionais estão os argentinos inéditos no Brasil “O Inverno”, de Emiliano Torres, premiado pelos festivais de San Sebastián, Havana e Biarritz; “Alta Cumbia”, de Cristian Jure, sobre um popular movimento musical jovem; e “Ônix”, premiado no Festival de Chelsea. Do mexicano Amat Escalante (de ”Heli”) o festival exibe seu recente “A Região Selvagem”, vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Veneza. Outro mexicano, este inédito no Brasil, é “Tesouros”, de María Novaro, no qual um grupo de crianças tentam encontrar um tesouro que teria sido escondido pelo pirata Francis Drake. O conhecido ator uruguaio Daniel Hendler (“25 Watts” e “O Abraço Partido”) é diretor do drama político “O Candidato”, que conquistou o prêmio de melhor direção no Festival de Miami. Da Costa Rica vem “O Som das Coisas”, de Ariel Escalante, enquanto que “Os Ninguéns” apresenta um novo nome do cinema colombiano, o diretor Juan Sebastián Mesa. Temáticas jovens estão presentes no boliviano “Viejo Calavera”, de Kiro Russo, eleito melhor filme no Festival de Cartagena, e no peruano “Wik”, de Rodrigo Moreno del Valle. Já no venezuelano “Belén”, de Adriana Vila Guevara, o foco é uma mulher representante da ancestral cultura negra.

Produções chilenas recentes que mereceram elogios no circuito internacional e são assinadas por novos talentos da cinematografia do país estão em destaque no Foco Chile. O programa reúne os longas-metragens “Jesus”, de Fernando Guzzoni, “Más Companhias”, de Claudia Huaiquimilla, “Rei”, de Niles Atallah, e “Vida em Família”, de Cristián Jiménez e Alicia Scherson. São obras finalizadas em 2016 e 2017 que circularam em festivais prestigiosos, como Roterdã, Sundance, Toronto e Guadalajara e todos os filmes têm representantes confirmados em São Paulo. Realizada em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Chile, a programação é resultado das políticas públicas voltadas ao audiovisual do país, que têm levado o cinema chileno às principais vitrines internacionais, onde tem sido elogiado por sua diversidade e seu vigor.

“Apto 420” – Foto: Divulgação
Já em sua 10ª edição, a competição Mostra Escolas de Cinema Ciba-Cilect reúne 46 títulos, representando 22 instituições de oito países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México e Uruguai. Entre os destaques estão os argentinos “Business”, exibido no Festival de Cannes, e “Dear Renzo”, selecionado para os festivais de Locarno, Nova York, Viena, Toulouse, BAFICI e Mar del Plata, entre outros. A seleção traz ainda obras que discutem questões de gênero, como os brasileiros “Diva”, “Entre os Ombros” e “Lugar para Ninguém”, o mexicano “Evaporação” e o argentino “Chike”. Duas produções colombianas ambientam-se em meio aos conflitos armados ocorridos naquele país entre os anos 1980 e início da década de 2000 e suas consequências: “As Acácias” e “Pal’Monte”. O júri de premiação deste ano é formado pela produtora Diana Almeida (do sucesso “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”) e pelos diretores Dellani Lima (de “Apto 420”) e Marcelo Caetano (de “Corpo Elétrico”). 

O DocTV Latinoamérica é o primeiro programa de fomento à produção e teledifusão do documentário latino-americano, numa parceria entre produtores independentes e emissoras públicas de televisão – atualmente são 22 canais que transmitem os documentários produzidos. A quinta edição do projeto, que é exibida no 12º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, tem por eixo temático a felicidade. Estão reunidos 16 títulos, representando Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Novidade desta edição do festival, Latininhos é uma programação especial voltada para o público infantil e para a família acontece no final de semana dos dias 29 e 30 de julho, no Memorial da América Latina. Nos dois dias, no auditório da Biblioteca Latino-Americana são projetados “Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme”, de Cao Hamburger, às 11h00, o mexicano “Cantando de Galo”, de Gabriel Riva-Palacio Alatriste e Rodolfo Riva-Palacio Alatristee, e o documentário “Pitanga”, de Beto Brant e Camila Pitanga. Ao ar livre, às 18h30, também em ambos os dias, é a vez de “Dominguinhos”, de Mariana Aydar, Eduardo Nazarian e Joaquim Castro.

A agenda de Encontros, Debates e Oficina prevê cinco atividades. São duas mesas no espaço PETROBRAS de encontros (Memorial da América Latina): uma em torno do título de abertura do evento, o longa-metragem “Corpo Elétrico” (dia 27/07, às 11h00) e outra sobre o homenageado do festival, Beto Brant (dia 29/07, às 16h00). No Cinesesc, no dia 1º/08, às 19h30. Tem lugar o “Cinema da Vela Espécial – O Jovem no Cinema Latino-Americano Atual”. O encontro “cinema. novos dispositivos. imagens e comportamentos.” reúne o antropólogo Massimo Canevacci, artista multimídia Tadeu Jungle e o curador Marcus Bastos no dia 29/07, às 11h00, também no Cinesesc. Finalmente, o curso “Filmando Corpos Queer: Os Gestos da Direção, os Gatilhos da Criação”, é ministrado nos dias 1º e 2 de agosto, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Pela primeira vez, o festival sedia, em parceria com a empresa Art Shine, a Feira Gastronômica Latino-Americana. Nos dias 29 e 30/07, no Memorial da América Latina, a iniciativa traz comidas típicas de diversos países da região.

Com curadoria e direção assinadas por Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo é uma realização do Memorial da América Latina, da Secretaria de Estado da Cultura, e da Associação do Audiovisual. Uma iniciativa do Ministério da Cultura / Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento conta com patrocínio da Petrobras, Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e Imprensa Oficial, sendo uma correalização do Instituto CPFL, Sesc São Paulo e Spcine.

Mais informações podem ser acessadas no website do festival e na fanpage oficial do evento.

Memorial da América Latina recebe show de Giovanni Matarazzo




Por Redação

A Biblioteca Latino-americana recebe na quinta-feira, dia 20 de julho, mais um show do projeto cultural “Quinta Musical”, com apresentação de Giovanni Matarazzo e convidados, com o espetáculo instrumental ‘Vide Bula’.

Foto: Divulgação
Acompanhado por Davi Matarazzo (baixo e violão), Germano Henning (percussão) e Felipe Fachini (violão), Giovanni apresenta composições executadas ao violão e bandolim, além de outras autorais e também do irmão Davi. Obras do compositor carioca Jacob do Bandolim completam o repertório.
Giovanni já se apresentou no Memorial da América Latina em outras ocasiões. Em 2009, com o Grupo de Choro da ECA-USP e em 2012 apresentando o show “Caipira Urbano”, como componente do Grupo “Ser Tão Trio”.
Quinta Musical
O Memorial da América Latina lançou no mês de maio mais uma programação musical em sua agenda de atividades culturais: o Quinta Musical no Memorial, realização da Fundação em parceria com a Lotus Produções Artísticas.
O projeto conta com uma série de apresentações que beneficia trabalhos autorais e produções ligadas a promoção de repertórios brasileiros e latino-americanos.
Foto: Divulgação
Os shows acontecem uma quinta-feira por mês no auditório da Biblioteca Latino-americana, sempre a partir das 20h. Com capacidade de 150 lugares, os bilhetes são vendidos 2h antes de cada atração, com um preço de R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia-entrada).
Datas de todas as atrações
20 de julho: Giovanni Matarazzo
17 de agosto: Nicolás Salaberry
21 de setembro: Ser tão trio
26 de outubro: Coro de Grilo
23 de novembro: Fábio Miranda
Serviço
Quinta Musical – Giovanni Matarazzo – Show Vide Bula
Data: 20 de julho de 2017 (quinta-feira) Horário: 20h 
Local: Auditório da Biblioteca Latino-americana 
Endereço: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda (próximo ao Terminal Barra Funda) Acesso: Portões 2 e 5
Estacionamento (pago): Portões 4 e 15 Ingressos: R$ 10,00 (meia-entrada, R$ 5,00)
A venda dos bilhetes começa duas horas antes da apresentação na entrada da Biblioteca. Classificação livre

Festa Julina no Memorial da América Latina




Por Redação

A Festa Julina deste ano na Fundação Memorial da América Latina acontece de 13 a 30 de julho e é mais uma atração para famílias e amigos que procuram um ambiente alegre e descontraído para aquecer o inverno.
Foto: Divulgação

O arraial será realizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Art Shine Promoções e Eventos, empresa responsável pelos já tradicionais festivais gastronômicos que o Memorial realiza desde 2015.

O visitante terá no cardápio opções como os deliciosos quitutes da época – pipoca, pamonha, quentão, algodão doce, maça do amor, paçoca e milho verde – e outros itens como, fondues, churros, churrasco e vaca atolada. A diversão estará garantida com as barracas de pescaria e tomba lata.

Foto: Divulgação

A festa gratuita, que acontece na Praça da Sombra, ficará aberta ao público sempre nos mesmos horários de visitação ao Castelo Rá-Tim-Bum – de terça a sexta, das 9h às 21h, e nos finais de semana até as 22h.

Aos sábados e domingos, outras duas atrações também gratuitas incrementam o arraial: os espetáculos de teatro com histórias do Rá-Tim-Bum (das 10h30 às 18h30) e a inédita projeção de cores e luzes na fachada do Castelo (às 19h30 e 21h).

     Foto: Divulgação

Para chegar ao Memorial de carro, a melhor opção de estacionamento é o portão 15, com valor de R$ 25,00 o período. A pé, o metrô (Estação Barra Funda – Linha Vermelha) é o transporte público mais recomendado: o acesso é pelos portões 8, 9 e 12.  

SERVIÇO

Festa Julina no Memorial da América Latina

Data: De 13 a 30 de julho

Quando: Terça a sexta-feira, das 9h às 21h. Fim de semana até 22h

Local: Praça da Sombra – Memorial da América Latina, 664 – Barra Funda

Acesso: Portões 8, 9 e 12/Metrô Barra Funda

Entrada Gratuita

Estacionamentos (pago): Portões 4, 8 e 15 
Classificação livre